Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O trecho não fosse que ambicionam influir na formulação das políticas públicas (linha 33) poderia ser substituído no texto, sem prejuízo gramatical ou de sentido, por:
Nesse processo, depara-se com armadilhas. Caso se tenha ganhado um aumento no emprego no dia anterior, o mundo parecerá belo e justo; caso se esteja com dor de dente, parecerá feio e perverso (linhas 4 e 5).
Nesse trecho, o autor optou pela linguagem impessoal. Outras formas seriam também adequadas ao contexto, observando-se que a escolha do sujeito da primeira oração condiciona um conjunto de ajustes nas subsequentes, tanto nas formas pronominais quanto na concordância verbal. Assinale a alternativa que apresenta ajustes INCORRETOS.
Sobre as orações estarão criando uma geração de jovens assassinos e estupradores e haverá degola em praça pública é correto afirmar:
1. A oração Estarão criando uma geração de jovens assassinos e estupradores tem sujeito indeterminado.
2. Jovens assassinos e estupradores é o sujeito da oração estarão criando uma geração de jovens assassinos e estupradores.
3. O termo em praça pública é o adjunto adverbial de lugar da sentença Haverá degola em praça pública.
4. Haverá degola em praça pública é uma oração sem sujeito.
Assinale a alternativa correta.
Ao longo do texto, observa-se uma alternância entre formas (pronomes ou verbos) de primeira pessoa do singular, de primeira pessoa do plural e de terceira pessoa. Considere as seguintes afirmações sobre esse uso:
1. A primeira pessoa do plural é predominante e revela que o autor inclui a si próprio e aos leitores na maior parte de suas afirmações.
2. Em três parágrafos do texto, o autor faz afirmações específicas sobre si mesmo, o que é marcado por formas de primeira pessoa do singular.
3. A primeira pessoa do plural no texto abarca, além do autor e do leitor, uma infinidade de outras pessoas que compartilham as mesmas experiências sobre as quais Gleiser escreve.
4. O uso constante de formas na terceira pessoa do singular marca o distanciamento e objetividade com que o autor aborda o tema.
Assinale a alternativa correta.
Embora embaladas com números e linguagem científica, tais conclusões apenas repisariam o pedestre conceito de que dinheiro não traz felicidade, não fosse que ambicionam influir na formulação das políticas públicas (linhas 32-33). Considere verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas sobre o uso da forma verbal assinalada:
( ) O verbo está conjugado em uma forma do subjuntivo.
( ) O verbo está conjugado em uma forma do futuro.
( ) A forma verbal poderia ser substituída por fossem repisar.
( ) A forma verbal imprime à oração um estatuto de hipótese.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Sobre as relações sintáticas da palavra que, no texto, considere as seguintes afirmativas:
1. Na linha 2, a palavra que introduz um complemento do verbo estimar, ligado a ele por preposição.
2. Na linha 7, a palavra que é um pronome relativo, cujo antecedente é a expressão pobre e largada.
3. Na linha 10, a palavra que introduz uma relação de consequência entre a sentença que ela inicia e a anterior.
4. Na linha 13, a palavra que é um pronome relativo, cujo antecedente é o termo cidade.
Assinale a alternativa correta.
Considere as seguintes afirmativas sobre expressões empregadas no texto.
1. A expressão dor de cotovelo empregada no título não é característica da linguagem predominantemente científica utilizada no corpo do texto.
2. A palavra remédio no título do texto é ambígua, tanto pode significar solução como medicamento, e ambas as leituras mantêm o efeito de coerência entre o título e o corpo do texto.
3. As aspas em preventivo, no último parágrafo, assinalam que essa não é a palavra adequada para expressar o sentido pretendido pelo autor.
4. A expressão francesa et voilà (eis aí ou aí está) no terceiro parágrafo, produz um efeito de ironia no relato feito pelo autor.
Assinale a alternativa correta.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2014
Considere o trecho Um dos livros analisados, de autoria do ex-presidente de Harvard Derek Bok (The Politics of Happiness: What Government Can Learn from the New Research on Well-Being), constata que nos últimos 35 anos o PIB per capita dos americanos aumentou de 17 000 dólares para 27 000.... Assinale a alternativa na qual a reformulação desse trecho está adequadamente pontuada e mantém as mesmas relações de sentido do original.
Preencha com a ou à as lacunas nas frases abaixo:
1. Toledo critica ___ expectativa que as mães têm de que seus filhos sejam felizes.
2. Toledo questiona ___ expectativa que as mães têm de que seus filhos sejam felizes.
3. Toledo faz objeção ___ expectativa que as mães têm de que seus filhos sejam felizes.
4. Toledo reporta-se ___ expectativa que as mães têm de que seus filhos sejam felizes.
5. Toledo mostra-se preocupado com ___ expectativa que as mães têm de que seus filhos sejam felizes.
Deve ser usado o sinal de crase nas frases:
Considere as seguintes afirmativas a propósito das relações sujeito/predicado no segundo parágrafo do texto.
1. É irrelevante (linha 10) tem como sujeito que entrem na faculdade, que ganhem muito ou pouco dinheiro, que sejam bem-sucedidos na profissão (linhas 10-11).
2. É esperar... (linha 11) tem como sujeito elíptico felicidade (linha 11).
3. O sujeito elíptico de não for suficiente (linha 12) corresponde a que consiga cumprir todos os desejos e ambições (linhas 12).
4. O sujeito elíptico de for pouco (linha 13) corresponde a que o filho sinta prazer nas pequenas coisas da vida (linha 12).
Assinale a alternativa correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...