Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
TEXTO 02 para as questões de 11 a 20.
Assinale a alternativa cujo termo entre parênteses é sinônimo do termo sublinhado.
"...e tendem a migrar para o setor informal..." (substituir)
"São essas as mais ameaçadas." (valorizadas)
"...o processo de extinção de funções tem sido muito mais drástico." (eufórico)
"...ou na capacitação para novos negócios, voltada a quem deixou de ocupar funções obsoletas." (arcaicas)
"Só reinventando uma nova sociedade." (dizimando)
Partindo-se do princípio de que CRASE é o fenômeno resultante da fusão da preposição "a" e do artigo "a", assinale a alternativa cujo termo sublinhado se classifica apenas como artigo, daí justificar a inexistência desse fenômeno.
"Todos os estudos feitos nos anos 1990 (...) continuam a mostrar..."
"...e aprender a não se julgarem tão severamente."
"...enquanto que 70 a 80 por cento das mulheres afirmam..."
"A exemplo de seu ancestral, ele quer ficar sentado em uma pedra..."
"...afirmam que a família é prioridade absoluta."
Leia os fragmentos abaixo e responda.
"Ainda que mereças, eu te amo".
'Ainda que mal lhe pergunte, você me ama"
Em relação ao valor semântico da expressão ainda que, é incorreto afirmar que
no primeiro enunciado, a expressão ainda que é uma típica conjunção concessiva, apesar de indicar algo contrário
no segundo enunciado, a expressão ainda que mal expressa uma conotação de polidez, pois constitui uma maneira educada de introduzir uma pergunta talvez inconveniente ou fora de hora.
a expressão ainda que é conjunção subordinada adverbial.
no segundo enunciado, a expressão ainda que expressa uma conotação de polidez, introduzindo uma pergunta inconveniente.
no primeiro enunciado, a expressão ainda que não é uma conjunção concessiva, apesar de indicar algo contrário.
Nos fragmentos abaixo, os elementos coesivos sublinhados expressam idéias diversas. Assinale a alternativa em que um deles expressa uma relação de finalidade.
'Mas é pouco provável que a saudade...'
'...para que o frevo seja reconhecido como patrimônio cultural brasileiro.'
'Quando os Pedestres invadem as ruas,...'
'...porque refletia as mudanças da realidade social...'
'segundo a documentação apresentada pela Prefeitura do Recife...'
Leia o enunciado abaixo e responda.
Em uma reunião de professores, o coordenador afirma: "- Neste bimestre, se todos concordarem, adotaremos algumas medidas pedagógicas. Os alunos que têm dificuldade em leitura e compreensão de textos terão aulas-extras aos sábados."
(Texto produzido em encontro com professores)
Analisando-se o período "Os alunos que têm dificuldade em leitura e compreensão de textos terão aulas-extras aos sábados" em relação ao valor semântico da oração subordinada, é incorreto afirmar que
a intenção do coordenador é informar que somente receberá aulas-extras uma parte dos alunos, isto é, somente aqueles que têm dificuldade em leitura e compreensão.
o período é composto por subordinação, e a oração classifica-se como adjetiva explicativa.
a intenção do coordenador é mostrar que todos os alunos têm dificuldade em leitura e compreensão de textos, pois a oração é subordinada adjetiva explicativa.
a intenção do coordenador é informar que somente receberá aulas-extras uma parte dos alunos, isto é, somente aqueles que têm dificuldade de leitura e compreensão, pois a oração não é adjetiva.
o período não é composto por subordinação, e a oração é intercalada.
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
No tocante à REGÊNCIA VERBAL, analise as sentenças abaixo.
I. "...centenas de milhares de anos de vivência (...) deram aos homens e mulheres de hoje uma estrutura cerebral..." - o verbo sublinhado exige dois complementos.
II. "...a auto-estima depende sobretudo da qualidade de seus relacionamentos." - o verbo deste período exige, apenas, um complemento que vem regido de preposição.
III. "Ela quer atenção e carinho." - neste contexto o verbo existente exige um complemento regido de preposição.
IV. "Entender essa diferença é se livrar da pressão ..." - o verbo sublinhado não pede complemento.
Estão corretas
I e III apenas.
I e III apenas.
I e II apenas.
II, III e IV apenas
I, III e IV apenas.
Analisando o emprego das palavras "relação, pobres, discriminação, contradição e traduzir", em relação ao valor semântico, assinale a alternativa que preserva o sentido com que foi empregada no texto.
Na mais sumária relação das virtudes humanas, não deixará de constar a sinceridade.
Sobretudo os pobres, sentem o peso do que seja banimento ou discriminação
É por vezes difícil a discriminação entre tolerância e menosprezo.
Enfrentar a contradição é sempre um grande passo para o nosso crescimento.
Se traduzir é difícil, mais difícil é o diálogo entre pessoas que se mascaram na mesma língua.
Questões de 01 a 10.
Ao declarar no início do texto, "Este ano vai entrar para a história", o autor faz referência ao
ano passado como momentos de grandes registros e lembranças.
ano letivo que rege o calendário escolar da rede oficial de ensino.
ano que está sendo vivenciado e que marcará os anais da história brasileira.
período que compreende o surgimento da Petrobras
ano em que a Petrobras deverá recuar diante dos múltiplos desafios.
Analisando o enunciado "Se o tal livro for fraquinho, o desprezar pode significar um precipitado mas decisivo adeus à literatura; se for estimulante, outros virão sem o peso da obrigação", pode-se afirmar que a expressão "se for estimulante" em relação ao seu valor semântico mantém o mesmo sentido de
desde que seja estimulante
Texto VII para as questões 21 e 22.
Leia o Texto VII e analise o enunciado abaixo.
"Um astrônomo gostava de fazer passeios noturnos para olhar as estrelas." (...)
De acordo com o texto, pode-se concluir que, neste fragmento, se destaca um período composto formado de
uma oração subordinada substantiva objetiva indireta.
duas orações, uma principal e uma subordinada adjetiva.
duas orações, uma principal e uma subordinada adverbial final.
uma oração subordinada adverbial final reduzida de infinito.
uma oração absoluta.
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