Questões de Língua Portuguesa da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

 

No final do TEXTO I, a expressão "nada do que humano é alheio" apresenta o mesmo sentido da seguinte construção:

  • A. O que diz respeito ao homem não deixa de interessar.
  • B. Como sou humano, não me alheio a nada
  • C. Para ser humano, mantenho interesse por tudo.
  • D. A nada me sinto alheio que não seja humano.
  • E. Tudo que se refere ao homem diz respeito a mim.

Sobre a concordância verbal, analise o que aparece depois de cada contexto, e, em seguida, assinale a alternativa correta.

  • A.

    "Conspirou-se contra as forças do regime." A concordância é feita com a indeterminação da pessoa que age, estando ela ausente no contexto da ação.

  • B.

    "Antigamente havia saraus nos salões elegantes do Recife." A concordância é feita com a impessoalidade da ação, o que exige a 3ª pessoa do singular, pois ninguém age no contexto da frase.

  • C.

    "Choveram canivetes, quando da passagem de Amílcar dos Passos." A concordância é feita, observando-se o fenômeno da natureza presente no contexto, em sentido lógico, exigindo uma pessoa para realizar a ação.

  • D.

    "Soavam três horas no relógio da matriz, quando ela chegou." Soar no sentido de bater concorda com o número de elementos formadores do contexto.

  • E.

    "Considerando o teor da solução, 8% de resultados positivos significam um avanço razoável." A concordância é feita com o que foi considerado, pois não tem relevância o percentual para o contexto.

Uma das dificuldades da língua escrita formal é operar a concordância em certos contextos. Assinale a alternativa que contém a ÚNICA construção cuja concordância está de acordo com a norma culta do idioma.

  • A. Não cabia mais na estante nenhuma das gramáticas que havia comparado.
  • B.

    Sempre lhe tinha causado interesse indagações acerca de construções da linguagem coloquial.

  • C.

    Ficou comprovado, mediante realização de pesquisa, todas as dificuldades dos jovens em relação à língua culta formal.

  • D.

    É da leitura que depende nossos resultados em termos de desempenho na língua escrita.

  • E.

    Vai faltar muitos alunos nas próximas aulas de gramática.

O verbo haver apresenta vários significados. Assinale a alternativa em que ele é impessoal e, portanto, não deveria se flexionar no plural.

  • A.

    Os infratores se haverão com a justiça.

  • B.

    Os candidatos não se houveram bem no debate da TV.

  • C.

    No último final de semana, houveram muitos assassinatos na periferia de São Paulo.

  • D.

    Alguns políticos haviam muitas propriedades devido à corrupção.

  • E.

    Os traficantes haviam ordenado o fechamento do comércio local, como represália à morte de um deles.

TEXTOS II e III para as questões de 14 a 17.

Leia os textos a seguir produzidos por alunos do Ensino Médio (Textos transcritos tal qual os alunos produziram) e analise o que se propõe:

Em relação à conjunção "entretanto", utilizada no início do último parágrafo do TEXTO III, é incorreto afirmar que

  • A.

    o autor a introduz no último parágrafo para mostrar oposição entre idéias.

  • B.

    a conjunção "entretanto" está empregada de forma inadequada, pois o valor semântico da conjunção é explicitar idéias contrárias.

  • C.

    no texto, o valor semântico da conjunção 'entretanto" é de conclusão, estabelecendo a conexão adequada à finalização do texto

  • D.

    não caberia o uso dessa conjunção para finalizar a dissertação e, sim, uma conjunção conclusiva.

  • E.

    uma conjunção conclusiva não substitui satisfatoriamente a adversativa contida no texto.

Texto para as questões de 01 a 10.

Em "A tecnologia permite ao atleta usufruir o melhor do seu talento, da sua habilidade técnica e da sua capacidade física", a vírgula

  • A.

    isola termos que se referem a algo anteriormente declarado, denominado aposto.

  • B.

    separa orações que não possuem conectivos.

  • C.

    isola termos intercalados.

  • D. separa elementos de mesma função sintática.
  • E.

    isola termos que evidenciam o interlocutor, ou seja, o vocativo.

TEXTO 02 para as questões de 11 a 20.

No segundo parágrafo do Texto 02, existe um conectivo que encerra uma idéia de concessão. Assinale a alternativa em cuja oração ele se encontra inserido.

  • A.

    "...como o de telefonista..."

  • B.

    "...nas indústrias que se automatizaram..."

  • C.

    "...como os de atendentes dos "call centers"..."

  • D.

    "Embora pareça, a tecnologia é a única razão..."

  • E.

    "O que temos observado..."

Texto 02 para as questões de 06 a 15.

No trecho "...uma grandiosa infra-estrutura tecnológica dará um show à parte no campeonato.", o "a" recebe o acento indicador de crase, por se tratar de uma locução adverbial formada de substantivo feminino. Em que alternativa abaixo existe o fenômeno da crase pelo mesmo motivo acima?

  • A.

    "Do campo à TV."

  • B.

    "Um sensor acoplado à chuteira transmite para o relógio..."

  • C.

    "...os amigos que não tiveram o privilégio de ir à Copa..."

  • D.

    "...terá à disposição uma super-estrutura..."

  • E.

    "...e informar à central de atendimento."

Questões de 01 a 10.

Em qual das alternativas, o emprego da vírgula se justifica por separar termos deslocados?

  • A.

    "... de fontes de energias renováveis, como o diesel."

  • B.

    "Com o início da operação da plataforma P-50, a Petrobras fez do Brasil..."

  • C.

    "É a Petrobras se preocupando, cada vez mais..."

  • D.

    "... porque garante a estabilidade na produção de energia, atraindo mais investimentos."

  • E.

    "... para continuar investindo em tecnologia, capacitação técnica..."

Somente em uma alternativa as palavras sublinhadas não expressam a mesma idéia. Assinale-a.

  • A.

    Tem o carinho/afeto da recordação.

  • B.

    ...às classes trabalhadoras urbanas/rurais e inclui...

  • C.

    A intenção/propósito era mostrar um carnaval...

  • D.

    Até nos nomes, os clubes faziam alusão/referência à classe trabalhadora...'

  • E.

    ...e o ritmo frenético/delirante do frevo...

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...