Questões de Língua Portuguesa da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)

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Leia o texto acima e analise o uso relação à crase. Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Na expressão "saio às ruas", o acento grave ocorre para marcar a presença de um a preposição e um as artigo.

  • B.

    Não se admite a expressão "saio às ruas", pois quem sai, "sai para algum lugar".

  • C.

    Na expressão "Fico a pensar", o "a" não é uma preposição, por isso não há crase.

  • D.

    Na expressão "saio às ruas", o acento grave ocorre para marcar a presença de um a preposição e um as artigo; o mesmo não acontece com a expressão "à sombra."

  • E.

    Na expressão "Fico a pensar", o "a" deveria receber o acento grave, marcando a crase uma vez que se trata de uma preposição.

TEXTO 01 para as questões de 01 a 10.

Ao se utilizar dos termos sublinhados nos períodos abaixo:

" ... quebraram-se padrões..."

" ...estamos mergulhados no olho do furacão..."

"Talvez tenhamos esquecido no baú do tempo..."

a autora faz uso de

  • A.

    uma figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra com sentido que não lhe é comum, denominada metáfora.

  • B.

    um recurso que expressa uma idéia contrária

  • C.

    uma figura de linguagem que denota o exagero na mensagem fornecida

  • D.

    palavras utilizadas, para amenizar a mensagem e não chocar o receptor

  • E.

    termos que denotam uma relação de interpendência entre si.

Nas alternativas abaixo, os termos sublinhados dos fragmentos são acentuados por serem oxítonos terminados em vogal, exceto um. Assinale-o.

  • A.

    '...que completará 100 anos no dia nove de fevereiro de 2007...'

  • B.

    'Dentre elas, está a solicitação feita pelas prefeituras de Olinda e Recife...'

  • C.

    'Inúmeras iniciativas têm procurado entendê-lo...'

  • D.

    'Até nos nomes os clubes faziam alusão...'

  • E.

    'Vassourinhas, Pás, Espanadores, Abanadores...'

Texto

Em qual das orações o emprego da(s) vírgula(s) se justifica por separar orações ?

  • A.

    "Se situações assim fazem parte da sua vida, você é exceção."

  • B.

    "...pesquisa da consultoria QuotaMais, especialista em assessorar mudança de cultura."

  • C.

    "E, em geral, a opinião que os funcionários têm deles sustenta o perfil."

  • D.

    "Chefes ausentes, mandões e paizões, antes comuns, estão fora de moda."

  • E.

    "...os chefes se atribuem características de bons guias, democráticos..."

TEXTO 01 para as questões de 01 a 10.

Na estrofe II, todas as vírgulas, excetuando-se a última, foram utilizadas para

  • A.

    isolar orações introduzidas por conectivos.

  • B.

    orações coordenadas.

  • C.

    isolar os termos explicativos.

  • D.

    separar a oração principal das subordinadas.

  • E.

    separar elementos de mesma função sintática.

Questões de 01 a 10.

Sobre CONCORDÂNCIA NOMINAL e VERBAL, analise os itens abaixo.

Assinalar a alternativa que contém o(s) item(ns) correto (s).

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas I e III.

  • C.

    Apenas II, III e IV.

  • D.

    Apenas III e IV

  • E.

    Apenas I, III e IV.

Na narrativa, ao longo da questão, encontram-se adjetivos destacados. Assinale a alternativa que indica a flexão correta de gênero desse adjetivo.

  • A.

    "Era uma tarde de setembro, em Recife. A Boa Vista repleta de gente. Turistas de vários países circulando. Uma sandéia olhava o Capibaribe, despreocupada. Crianças abandonadas seguiam, de longe, o grupo de visitantes."

  • B.

    "E foram se chegando, lentamente, sem serem vistas. No meio delas, havia uma valentoa a quem se dobravam as outras crianças. Os turistas demonstravam possuir muito dinheiro."

  • C.

    "Enfim, aconteceu o confronto entre menores abandonados e turistas. De início, pergunta vai, resposta vem, uma belgaasiática notou o interesse das crianças pelas bolsas. Era tarde. A investida começou violenta."

  • D.

    " Chamem a polícia! Gritava uma loira luso-espanhola toda descontrolada ao ver as crianças correndo pelo cais da Aurora com as bolsas."

  • E.

    "Uma tabaréia, que passava por perto, ficou assustada. Nunca tinha visto algo semelhante em plena luz do dia. Benzeu-se. E foi embora."

Sobre concordância nominal, assinale a alternativa em que as palavras destacadas não concordam com o nome a que se referem, por serem palavras invariáveis.

  • A.

    Menos pessoas do que se esperava estiveram no evento. Eles estavam meio estressados.

  • B.

    Ela era uma pseuda-guitarrista. As mulheres monstras invadiram a cidade.

  • C.

    Júlio está quites com o serviço militar. Bastante crianças vieram ao circo.

  • D.

    A inteligência é necessário. Meio-dia e meio chegaremos.

  • E.

    Na peça, a atriz falou muito rápida. A menina falou muito obrigado.

Leia o fragmento do texto para as questões de 01 a 07.

De acordo com o texto, assinale a alternativa correta em cada questão. Lembre-se de que os termos destacados devem ser analisados, baseando-se unicamente no texto acima.

Assinale a alternativa que apresenta a justificativa correta sobre a acentuação das palavras herói, consciência, país e pé, respectivamente.

  • A.

    Ditongo aberto, proparoxítona, monossílabo tônico, paroxítona terminada em ditongo crescente.

  • B.

    Proparoxítona, paroxítona terminada em ditongo crescente, ditongo aberto, oxítona terminada em E.

  • C.

    Ditongo aberto, paroxítona terminada em ditongo crescente, proparoxítona, monossílabo tônico.

  • D.

    Ditongo aberto, paroxítona terminada em ditongo crescente, hiato, monossílabo tônico.

  • E.

    Monossílabo tônico, paroxítona terminada em ditongo crescente, ditongo aberto, hiato.

Assinale a alternativa em que o acento diferencial está sendo usado corretamente nos pares de frases.

  • A.

    Quê pancadaria é esta? – Que susto você me pregou!

  • B.

    Péla alma de meus avós! – Pela honra do contrato.

  • C.

    Esfôrço, gente! – O esforço é a alavanca do progresso.

  • D.

    Para, menina, para! – Pára uma menina, com amor...

  • E.

    Pode mandar a tropa, coronel. – Você pôde enviar a encomenda em tempo oportuno?

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