Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia o texto acima e analise o uso relação à crase. Assinale a alternativa correta.
Na expressão "saio às ruas", o acento grave ocorre para marcar a presença de um a preposição e um as artigo.
Não se admite a expressão "saio às ruas", pois quem sai, "sai para algum lugar".
Na expressão "Fico a pensar", o "a" não é uma preposição, por isso não há crase.
Na expressão "saio às ruas", o acento grave ocorre para marcar a presença de um a preposição e um as artigo; o mesmo não acontece com a expressão "à sombra."
Na expressão "Fico a pensar", o "a" deveria receber o acento grave, marcando a crase uma vez que se trata de uma preposição.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
TEXTO 01 para as questões de 01 a 10.
Ao se utilizar dos termos sublinhados nos períodos abaixo:
" ... quebraram-se padrões..."
" ...estamos mergulhados no olho do furacão..."
"Talvez tenhamos esquecido no baú do tempo..."
a autora faz uso de
uma figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra com sentido que não lhe é comum, denominada metáfora.
um recurso que expressa uma idéia contrária
uma figura de linguagem que denota o exagero na mensagem fornecida
palavras utilizadas, para amenizar a mensagem e não chocar o receptor
termos que denotam uma relação de interpendência entre si.
Nas alternativas abaixo, os termos sublinhados dos fragmentos são acentuados por serem oxítonos terminados em vogal, exceto um. Assinale-o.
'...que completará 100 anos no dia nove de fevereiro de 2007...'
'Dentre elas, está a solicitação feita pelas prefeituras de Olinda e Recife...'
'Inúmeras iniciativas têm procurado entendê-lo...'
'Até nos nomes os clubes faziam alusão...'
'Vassourinhas, Pás, Espanadores, Abanadores...'
Texto
Em qual das orações o emprego da(s) vírgula(s) se justifica por separar orações ?
"Se situações assim fazem parte da sua vida, você é exceção."
"...pesquisa da consultoria QuotaMais, especialista em assessorar mudança de cultura."
"E, em geral, a opinião que os funcionários têm deles sustenta o perfil."
"Chefes ausentes, mandões e paizões, antes comuns, estão fora de moda."
"...os chefes se atribuem características de bons guias, democráticos..."
TEXTO 01 para as questões de 01 a 10.
Na estrofe II, todas as vírgulas, excetuando-se a última, foram utilizadas para
isolar orações introduzidas por conectivos.
orações coordenadas.
isolar os termos explicativos.
separar a oração principal das subordinadas.
separar elementos de mesma função sintática.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Questões de 01 a 10.
Sobre CONCORDÂNCIA NOMINAL e VERBAL, analise os itens abaixo.
Assinalar a alternativa que contém o(s) item(ns) correto (s).
Apenas I.
Apenas I e III.
Apenas II, III e IV.
Apenas III e IV
Apenas I, III e IV.
Na narrativa, ao longo da questão, encontram-se adjetivos destacados. Assinale a alternativa que indica a flexão correta de gênero desse adjetivo.
"Era uma tarde de setembro, em Recife. A Boa Vista repleta de gente. Turistas de vários países circulando. Uma sandéia olhava o Capibaribe, despreocupada. Crianças abandonadas seguiam, de longe, o grupo de visitantes."
"E foram se chegando, lentamente, sem serem vistas. No meio delas, havia uma valentoa a quem se dobravam as outras crianças. Os turistas demonstravam possuir muito dinheiro."
"Enfim, aconteceu o confronto entre menores abandonados e turistas. De início, pergunta vai, resposta vem, uma belgaasiática notou o interesse das crianças pelas bolsas. Era tarde. A investida começou violenta."
" Chamem a polícia! Gritava uma loira luso-espanhola toda descontrolada ao ver as crianças correndo pelo cais da Aurora com as bolsas."
"Uma tabaréia, que passava por perto, ficou assustada. Nunca tinha visto algo semelhante em plena luz do dia. Benzeu-se. E foi embora."
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2004
Sobre concordância nominal, assinale a alternativa em que as palavras destacadas não concordam com o nome a que se referem, por serem palavras invariáveis.
Menos pessoas do que se esperava estiveram no evento. Eles estavam meio estressados.
Ela era uma pseuda-guitarrista. As mulheres monstras invadiram a cidade.
Júlio está quites com o serviço militar. Bastante crianças vieram ao circo.
A inteligência é necessário. Meio-dia e meio chegaremos.
Na peça, a atriz falou muito rápida. A menina falou muito obrigado.
Leia o fragmento do texto para as questões de 01 a 07.
De acordo com o texto, assinale a alternativa correta em cada questão. Lembre-se de que os termos destacados devem ser analisados, baseando-se unicamente no texto acima.
Assinale a alternativa que apresenta a justificativa correta sobre a acentuação das palavras herói, consciência, país e pé, respectivamente.
Ditongo aberto, proparoxítona, monossílabo tônico, paroxítona terminada em ditongo crescente.
Proparoxítona, paroxítona terminada em ditongo crescente, ditongo aberto, oxítona terminada em E.
Ditongo aberto, paroxítona terminada em ditongo crescente, proparoxítona, monossílabo tônico.
Ditongo aberto, paroxítona terminada em ditongo crescente, hiato, monossílabo tônico.
Monossílabo tônico, paroxítona terminada em ditongo crescente, ditongo aberto, hiato.
Assinale a alternativa em que o acento diferencial está sendo usado corretamente nos pares de frases.
Quê pancadaria é esta? – Que susto você me pregou!
Péla alma de meus avós! – Pela honra do contrato.
Esfôrço, gente! – O esforço é a alavanca do progresso.
Para, menina, para! – Pára uma menina, com amor...
Pode mandar a tropa, coronel. – Você pôde enviar a encomenda em tempo oportuno?
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