Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2004
TEXTO I para as questões de 11 a 14.
O texto de Adélia Maria Prado apresenta algumas dificuldades em relação à compreensão, mas isso não significa que não existam questões complexas a serem exploradas. Portanto, pode-se dizer que o texto adota
uma linguagem extremamente culta.
um tom coloquial, por ocupar-se de detalhes banais ou corriqueiros.
uma linguagem objetiva e precisa.
um relato pessoal de uma empregada e sua vizinha.
um exagero de efeitos poéticos, sem metáforas.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2004
Partindo do princípio de que a coerência é a articulação de idéias que conferem sentido ao texto, leia os fragmentos abaixo.
É correto afirmar que
o fragmento I não é incoerente, pois as palavras, as frases e as orações conferem sentido.
o fragmento II é coeso e coerente, apresentando textualidade.
o fragmento I não chega a constituir um texto, já que não possui textualidade. O texto não é coe-rente.
ambos são coerentes e coesivos.
apenas o fragmento I apresenta-se coerente e coesivo.
Na narrativa a seguir, observe os termos destacados e depois assinale a alternativa correta em relação à sua flexão de número.
"Parte do destacamento foi designada, de última hora, para fazer a segurança de algumas manifestação-relâmpagos na cidade."
"Antes de iniciar uma das manifestações, mulheres vestindo blusas vinho se concentraram diante do palanque. E começaram a protestar. Mostravam uma faixa onde se lia: 'Fora! As medidas sócio-econômico-culturais do administrador Ataliba'."
"E gritavam. As pessoas se aglomeravam em torno delas. A desordem tomou conta da praça. Soldados, vestindo fardas verde-abacates, começaram a agir."
"No meio da confusão, estavam alguns surdos-mudo que procuravam entender o que estava acontecendo. Eles acenavam bandeirolas azuis-piscina."
"Para completar o quadro, as mulheres distribuíram fitas amarelas-ouro onde se podiam ver pequenas charges sobre o administrador."
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2004
TEXTO II para a questão 16.
Como vimos, o texto de Mário Quintana tematiza a vida, fazendo reflexões sobre seu significado. O autor não usa uma linguagem comum, que tenha, apenas, a finalidade de informar. Por isso, podemos afirmar que a linguagem é
figurada e afetiva.
denotativa.
conotativa, embora altamente objetiva.
ambígua.
coloquial.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2004
TEXTO III para as questões 17 e 18.
Lendo os dois primeiros versos do texto, percebe-se que o texto se relaciona a outro texto, uma famosa cantiga de rodas. Por este motivo, é correto afirmar que está presente no texto o princípio da
Informatividade.
Intertextualidade.
Ambigüidade.
Funcionalidade.
Coesão.
Sobre crase, analise os itens abaixo.
Estão corretos os itens
somente I e III.
somente I, II e III.
somente III e IV.
somente I e IV.
I, II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...