Questões de Língua Portuguesa da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

TEXTO I para as questões de 11 a 14.

O texto de Adélia Maria Prado apresenta algumas dificuldades em relação à compreensão, mas isso não significa que não existam questões complexas a serem exploradas. Portanto, pode-se dizer que o texto adota

  • A.

    uma linguagem extremamente culta.

  • B.

    um tom coloquial, por ocupar-se de detalhes banais ou corriqueiros.

  • C.

    uma linguagem objetiva e precisa.

  • D.

    um relato pessoal de uma empregada e sua vizinha.

  • E.

    um exagero de efeitos poéticos, sem metáforas.

Partindo do princípio de que a coerência é a articulação de idéias que conferem sentido ao texto, leia os fragmentos abaixo.

É correto afirmar que

  • A.

    o fragmento I não é incoerente, pois as palavras, as frases e as orações conferem sentido.

  • B.

    o fragmento II é coeso e coerente, apresentando textualidade.

  • C.

    o fragmento I não chega a constituir um texto, já que não possui textualidade. O texto não é coe-rente.

  • D.

    ambos são coerentes e coesivos.

  • E.

    apenas o fragmento I apresenta-se coerente e coesivo.

Na narrativa a seguir, observe os termos destacados e depois assinale a alternativa correta em relação à sua flexão de número.

  • A.

    "Parte do destacamento foi designada, de última hora, para fazer a segurança de algumas manifestação-relâmpagos na cidade."

  • B.

    "Antes de iniciar uma das manifestações, mulheres vestindo blusas vinho se concentraram diante do palanque. E começaram a protestar. Mostravam uma faixa onde se lia: 'Fora! As medidas sócio-econômico-culturais do administrador Ataliba'."

  • C.

    "E gritavam. As pessoas se aglomeravam em torno delas. A desordem tomou conta da praça. Soldados, vestindo fardas verde-abacates, começaram a agir."

  • D.

    "No meio da confusão, estavam alguns surdos-mudo que procuravam entender o que estava acontecendo. Eles acenavam bandeirolas azuis-piscina."

  • E.

    "Para completar o quadro, as mulheres distribuíram fitas amarelas-ouro onde se podiam ver pequenas charges sobre o administrador."

TEXTO II para a questão 16.

Como vimos, o texto de Mário Quintana tematiza a vida, fazendo reflexões sobre seu significado. O autor não usa uma linguagem comum, que tenha, apenas, a finalidade de informar. Por isso, podemos afirmar que a linguagem é

  • A.

    figurada e afetiva.

  • B.

    denotativa.

  • C.

    conotativa, embora altamente objetiva.

  • D.

    ambígua.

  • E.

    coloquial.

TEXTO III para as questões 17 e 18.

Lendo os dois primeiros versos do texto, percebe-se que o texto se relaciona a outro texto, uma famosa cantiga de rodas. Por este motivo, é correto afirmar que está presente no texto o princípio da

  • A.

    Informatividade.

  • B.

    Intertextualidade.

  • C.

    Ambigüidade.

  • D.

    Funcionalidade.

  • E.

    Coesão.

Sobre crase, analise os itens abaixo.

Estão corretos os itens

  • A.

    somente I e III.

  • B.

    somente I, II e III.

  • C.

    somente III e IV.

  • D.

    somente I e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...