Questões de Língua Portuguesa da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas das frases devem ser preenchidas, respectivamente, com:

  • A. que ... à ... a
  • B. de que ... a ... à
  • C. que ... a ... à
  • D. que ... à ... à
  • E. de que ... à ... a

Assinale a alternativa em que a preposição em destaque está corretamente empregada, de acordo com a norma- -padrão e os sentidos do texto.

  • A. O futebol também pode ser prejudicado contra a televisão.
  • B. O futebol também pode ser prejudicado da televisão.
  • C. O futebol também pode ser prejudicado à televisão.
  • D. O futebol também pode ser prejudicado sob a televisão.
  • E. O futebol também pode ser prejudicado pela televisão.

Leia a tira.

Assinale a alternativa em que a frase preenche corretamente o balão da fala da personagem no primeiro quadrinho, em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa.

  • A. Irmão Hagar deponha sua espada e pega esta pena.
  • B. Irmão Hagar deponha sua espada e pegue aquela pena.
  • C. Irmão Hagar, deponha sua espada e pegue essa pena.
  • D. Irmão Hagar deponha sua espada e pega essa pena.
  • E. Irmão Hagar, deponha sua espada e pegue esta pena.

Imagino que jogar controles remotos no lixo fira gravemente alguma regra ecológica, mas a visão daqueles defuntos eletrônicos me trouxe um sentimento de urgência: eram eles ou eu.

O termo mas, em destaque, tem valor

  • A. conclusivo, equivalendo a portanto.
  • B. alternativo, equivalendo a ora.
  • C. explicativo, equivalendo a porque.
  • D. aditivo, equivalendo a também.
  • E. adversativo, equivalendo a porém.

Na frase do primeiro parágrafo – Alunos com dificuldades nos colégios da região enxergam ali a possibilidade de um recomeço. –, o verbo enxergar tem o mesmo sentido e emprego que o destacado em:

  • A. Aquele rapaz a incomodou durante a festa; ele não se enxergava mesmo.
  • B. Enxergava a imagem do amado ao longe, e isso a deixou radiante.
  • C. Era tanta neblina na estrada que ele não podia enxergar nada direito.
  • D. Ao sair na janela, o homem enxergou a multidão aglomerada na praça.
  • E.

     O jovem enxergou naquele empreendimento a possibilidade de crescer.

Na fala da personagem, as aspas utilizadas indicam

  • A. fala de outrem.
  • B. sentido figurado.
  • C. discurso indireto.
  • D. coloquialismo.
  • E. imprecisão de sentido.

Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal.

  • A. No Cieja Campo Limpo, não existe advertências aos estudantes nem se dedicam períodos à recuperação.
  • B. No Cieja Campo Limpo, não há advertências aos estudantes nem se faz períodos de recuperação.
  • C. No Cieja Campo Limpo, não se faz advertências aos estudantes nem se dedica períodos à recuperação.
  • D. No Cieja Campo Limpo, não se fazem advertências aos estudantes nem existem períodos de recuperação.
  • E. No Cieja Campo Limpo, não se fazem advertências aos estudantes nem existe períodos de recuperação.

Assinale a alternativa em que a reescrita do trecho está em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa e com os sentidos do texto.

  • A. Elas coletam uma grande quantidade de informações sobre os usuários, armazenam, integram e utilizam essas informações... (primeiro parágrafo) = Elas coletam uma grande quantidade de informações relativas à seus usuários, armazenam, integram e utilizam-as...
  • B. E mesmo os maiores críticos da vigilância da NSA não parecem estar pedindo o fim do Google e do Facebook. (primeiro parágrafo) = E os mesmos maiores críticos da vigilância da NSA não parecem estar pedindo o fim do Google e do Facebook.
  • C. ... em 2015 enfrentaremos a propagação inexorável da vigilância em massa invasiva e a transferência de poder... (segundo parágrafo) = ... em 2015 a propagação inexorável da vigilância em massa invasiva e a transferência de poder, será enfrentada por nós...
  • D. Mas reconhecê-los – e percebê-los como o campo de luta – é o primeiro passo para se posicionar... (segundo parágrafo) = Portanto reconhecê-los – ou perceber eles como o campo de luta – é o primeiro passo para se posicionar...
  • E. A humanidade agora não pode mais rejeitar a internet, mas também não pode se render a ela. (terceiro parágrafo) = A humanidade agora não pode mais se render à internet nem pode rejeitá-la.

Leia as passagens do texto:

... e é por isso que eles foram abordados para fazer parte do PRISM... (primeiro parágrafo)

Seu modelo de negócio é a destruição industrial da privacidade. (primeiro parágrafo)

Ao contrário, temos que lutar por ela. (terceiro parágrafo)

Os pronomes em destaque referem-se, respectivamente, aos termos:

  • A. os usuários / o Google e o Facebook / a humanidade.
  • B. o Google e o Facebook / o complexo de vigilância comercial / a internet.
  • C. os anunciantes e outros mais / as agências de inteligência / a internet.
  • D. o comportamento individual e o de grupo / a NSA / a civilização.
  • E. os parceiros naturais da NSA / o programa de vigilância secreta / a privacidade.

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas na fala da personagem são preenchidas, respectivamente, com:

  • A. querem ... mostre-lhes
  • B. quer ... mostre-os
  • C. querem ... os mostrem
  • D. quer ... mostre a eles
  • E. querem ... lhes mostre
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...