Questões de Língua Portuguesa da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa em que a pontuação foi empregada corretamente, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

  • A. Eu também já fui brasileiro, já fui moreno, já ponteei viola, e já aprendi que o nacionalismo, é uma virtude.
  • B. Eu também já fui brasileiro, moreno como vocês, e ponteei viola.
  • C. Eu aprendi, na mesa dos bares que o nacionalismo é uma virtude.
  • D. Eu vi que os brasileiros, são morenos como vocês.
  • E. Eu também já fui brasileiro, moreno e, tocador.

Assinale a alternativa que preenche as lacunas do texto a seguir, observando o emprego do sinal de crase e a conjugação verbal, segundo a norma-padrão.

  • A. aqueles ... a ... dispormos ... aderem ... as
  • B. àqueles ... a ... dispusermos ... adiram ... às
  • C. àqueles ... à ... dispusermos ... aderem ... às
  • D. aqueles ... à ... dispormos ... adiram ... as
  • E. aqueles ... a ... dispormos ... adiram ... as

O contexto em que, segundo a norma-padrão, o pronome “se” pode ser colocado antes ou depois do verbo, é:

  • A. ... como todas as repúblicas que se prezam...
  • B. Chamava-se o deputado Felixhimino ben Karpatoso.
  • C. ... de cinquenta em cinquenta anos descobria-se nele um produto...
  • D. ... não se sabia bem...
  • E. ... embora nada se conhecesse dele.

A substituição do trecho destacado por aquele colocado entre parênteses está de acordo com a norma-padrão de regência verbal em:

  • A. … e fazer o uso que quiser das informações que conseguir. (a que achar conveniente)
  • B. … superexposição [...] ao julgamento da comunidade de que escolhemos participar. (com a qual escolhemos conviver)
  • C. … terá a chance de meter o bedelho onde bem quiser… (intrometer-se aonde desejar)
  • D. McLuhan já alertava que a aldeia global… (prenunciava de que)
  • E. O fluxo de informação que percorre as artérias das redes sociais… (ao qual atravessa)

Assinale a alternativa em que o acento indicativo de crase foi empregado corretamente.

  • A. As aranhas são capazes de percorrer às paredes.
  • B. A professora sentiu-se envergonhada diante às alunas.
  • C. As paredes são resistentes às chuvas.
  • D. As férias escolares começam à partir de julho.
  • E. As tempestades são reações à danos causados pelo homem.

A dúvida do aluno – Quem a chuva forte derrubou? – é causada porque

  • A. as palavras "aranha" e "parede" nomeiam, respectivamente, o animal e o objeto.
  • B. o "a", em " a derrubou ", pode retomar tanto "aranha" quanto "parede".
  • C. a expressão "Dona aranha" é usada em situações formais.
  • D. a parede foi mencionada no primeiro quadrinho.
  • E. "forte" refere-se à "chuva".

Assinale a alternativa em que os sinais de pontuação estão empregados segundo os mesmos princípios da norma- -padrão adotados na passagem – com certa diferença na duração do mandato: o dos senadores, mais longo; o dos deputados, mais curto.

  • A. A separação os fez perder muita coisa: ele, a guarda dos filhos; ela, a casa em que morava com as crianças.
  • B. Há algo importante a explicar: a perda de clientes, muitos deles inadimplentes; entretanto, ninguém fala nada.
  • C. Os meios de divulgação são os seguintes: internet, mensagem de celular e jornais; com eles, atingiremos o público.
  • D. Foi o que disse o funcionário: o carregamento não chegou, ainda; e os pedidos estão se acumulando, mais e mais.
  • E. Fui reticente, mas agora me explico: meu dinheiro acabou, nada me resta; e meu pai não pode me ajudar, coitado.

Assinale a alternativa em que os verbos destacados, flexionados em conformidade com a norma-padrão, mantêm a mesma relação de tempo e modo que os destacados em: E eu nem sei onde fica o mar Cáspio, embora também não saiba onde fica o Brasil.

  • A. E eu nem me ative à localização do mar Cáspio, embora também não me atenho à localização do Brasil.
  • B. E eu nem guardei a localização do mar Cáspio, embora também não guarde a localização do Brasil.
  • C. E eu nem conheço a localização do mar Cáspio, embora também não conheço a localização do Brasil.
  • D. E eu nem vi a localização do mar Cáspio, embora também não vejo a localização do Brasil.
  • E. E eu nem disponho da localização do mar Cáspio, embora também não disponha da localização do Brasil.

Os advérbios “bem” (1º quadrinho) e “Talvez” (2º quadrinho) expressam, respectivamente, circunstância de

  • A. modo e dúvida.
  • B. dúvida e afirmação.
  • C. afirmação e intensidade.
  • D. afirmação e modo.
  • E. modo e tempo.

Assinale a alternativa que reescreve passagem do texto respeitando a norma-padrão de concordância verbal e nominal.

  • A. Bastava cinquenta anos para que fosse descoberto no país produtos novos, que acabava sendo a riqueza do país.
  • B. Os mandatos de senador e deputado durava tempo diferente, sendo mais longos o dos primeiros.
  • C. Na Bruzundanga haviam Senado e Câmara de Deputados, que o povo, em massa, apoiavam confiantes.
  • D. Naquele ano, isto já faziam dez anos, surgiu um deputado muito bem falante em assuntos financeiros.
  • E. Todas as repúblicas que se prezam possuem Senado e Câmara escolhidos pelos cidadãos, o mais possível confiantes em seus representantes.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...