Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Colocação Pronominal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Texto para responder às questões de números 01 a 07.
Assinale a alternativa correta, no que se refere ao uso da colocação pronominal.
Os gerentes não preocupam-se com o uso exacerbado do gerundismo.
Se sabe que há várias comunidades do Orkut contra o uso do gerundismo.
Em se tratando de gerundismo, deve-se evitar o seu uso.
Quando ensina-se o uso da língua, o gerundismo deve fazer parte do conteúdo.
Ninguém lembrou-se de explicar acerca do uso do gerundismo.
Língua Portuguesa - Pronome - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 20.
Para responder às questões de números 10 e 11, considere o trecho.
Para que a comparação não pareça injusta, podem ser usados exemplos como a Cidade do México, cuja infra-estrutura de metrô tem idade similar à paulistana e já possui 170 quilômetros;
Assinale a alternativa em que o pronome que deve ser substituído por cuja, como na frase: cuja infra-estrutura tem idade similar à paulistanaNem mencionamos Madrid, que nos últimos dez anos dobrou o número de linhas.
Há também Moscou, que construiu estações com cenários de filmes.
A cidade de São Paulo, que a malha ferroviária é inexpressiva, terá de mudar seu Plano Diretor.
As cidades que quiserem se modernizar terão de rever sua malha ferroviária.
A cidade de São Paulo, que está alcançando a marca de 10 milhões de metros quadrados de escritórios, não tem garagens subterrâneas.
Língua Portuguesa - Pronome - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Analise as afirmações.
I. As palavras mecânico e alguém são acentuadas graficamente pela mesma razão.
II. Na frase – a casa que eu admiro tem telhado vermelho – a palavra que é um pronome que substitui a palavra casa.
III. As palavras destacadas nas expressões – situação emocional e convivência harmônica – apresentam a mesma forma no masculino.
Está correto o contido apenas em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Nas questões de números 05 a 07, assinale a alternativa que completa os quadrinhos corretamente.
esse era brincalhões
esses foi brincalhão
esses eram brincalhões
esse são brincalhão
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 16.
– ... se a queixa é indevida, o apelante é punido, o que inibe a choradeira inútil.Os sinônimos de queixa e de apelante são, respectivamente:
dúvida e reprimido.
argumentação e prejudicado.
divergência e anunciante.
reclamação e recorrente.
mágoa e reprimido.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 16.
– ... se a queixa é indevida, o apelante é punido, o que inibe a choradeira inútil.Os antônimos de punido e inibe são, respectivamente:
injustiçado e dificulta.
castigado e proíbe.
beneficiado e libera.
penalizado e impede.
condenado e impossibilita.
Língua Portuguesa - Emprego do SE - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 16.
Na frase - "Se o jogo ficar científico, perderá a emoção." - a palavra se é uma conjunção condicional. O mesmo ocorre em:
... oito pessoas sentam-se em torno de uma mesa para discutir...
Especulou-se que o teste só ocorreu porque a bola proposta...
... em Lucerna, na Suíça, discutiu-se uma mudança revolucionária...
... ganharia emoção se o juiz consultasse a repetição e anulasse o gol...
Trata-se do Internacional Board, comitê formado por quatro representantes...
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 18.
Segundo o autor, quem escreve deve perseguir um texto sem erros de grafia e outros senões gramaticais. Nas questões de números 10 e 11, assinale a alternativa em que esse princípio é seguido.Na sessão em que foram comunicadas as mudanças administrativas, houve desavenssas entre o prefeito e os vereadores.
Na seção em que foram comunicadas as mudanças administrativas, ouve desavensas entre o prefeito e os vereadores.
Na sessão em que foram comunicadas as mudanças administrativas, houve desavenças entre o prefeito e os vereadores.
Na cessão em que foram comunicadas as mudanças administrativas, houve desavenças entre o prefeito e os vereadores.
Na sessão em que foram comunicadas as mudanças administrativas, ouve desavensas entre o prefeito e os vereadores.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Para responder às questões de números 24 a 39, leia o texto.
Para responder às questões de números 29 e 30, considere a frase
Para cada Suzane na cadeia, há milhares de Valérios. É correto afirmar que, na frase, a linguagem empregada é
figurada, para amenizar a idéia do desequilíbrio social.
objetiva, para desmistificar o tabu de que há diferenças entre ricos e pobres.
figurada, para enfatizar, pelo exagero, as diferenças entre ricos e pobres.
objetiva, para mostrar, de forma precisa, as desigualdades sociais.
figurada, para ironizar a retração dos índices de desigualdade social.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 11.
A tecnologia pode ajudar...
Uma vez por ano, oito pessoas sentam-se em torno de uma mesa para discutir se é preciso fazer alterações nas regras do futebol. Trata-se do International Board, comitê formado por quatro representantes da Fifa (a federação internacional) e quatro das federações inglesa, escocesa, galesa e irlandesa, uma deferência à origem britânica do esporte. Na pauta do encontro deste ano, realizada em um paraíso, Lucerna, na Suíça, discutiu-se uma mudança revolucionária: o uso da eletrônica para decidir lances duvidosos. As propostas eram três: implantar um chip na bola para determinar se ela entrou ou não no gol; usar câmeras, em vez de um chip, para esse mesmo fim; e permitir que o juiz consulte um vídeo em lances polêmicos. O fato de que esta Copa não contará com nenhum desses recursos mostra quanto os dirigentes do futebol estão distantes de outros esportes. Havia a esperança de que neste mundial alguma tecnologia fosse usada pela primeira vez nos lances duvidosos. O primeiro teste da bola chipada ocorreu no campeonato mundial para menores de 17 anos, no fim do ano passado, no Peru. Não agradou. Especulou-se que o teste só ocorreu porque a bola proposta foi feita por uma tradicional patrocinadora da Fifa. "Consideramos que a nova tecnologia não está pronta", limitou-se a explicar o secretário-geral da Fifa. Por isso, nos casos de lances duvidosos na Alemanha, que fatalmente ocorrerão, será preciso continuar confiando nos olhos dos juízes. Vários precedentes, mesmo em Copas do Mundo, mostram que nem sempre eles acertam. Os argumentos contra o uso da tecnologia não resistem ao bom senso. O mais famoso deles é feito pelo presidente da Fifa em pessoa, Sepp Blatter. "Se o jogo ficar científico, perderá a emoção", ele costuma dizer. É o caso de
Leia as afirmações:
I. Os argumentos contra o uso da tecnologia não resistem ao bom senso.
II. "Outro argumento inconsistente é o de que as partidas acabariam sempre em confusão..."
III. ... em 1986, em que o astro Diego Maradona marcou seu famoso gol com a "mão de Deus"...
IV. Na pauta do encontro deste ano, realizada em um paraíso, Lucerna, na Suíça, discutiu-se ...
Pode-se afirmar que há ocorrência de linguagem figurada apenas em
I.
II
III.
I e IV.
III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...