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A estrutura gramatical da LIBRAS é organizada em parâmetros que estruturam sua formação nos diferentes níveis linguísticos. A respeito dos principais parâmetros da LIBRAS, julgue os itens que se seguem.
Os sinais de laranja, amor e aprender apresentam a mesma configuração de mãos e o mesmo ponto de articulação.
Os parâmetros da LIBRAS incluem
direcionalidade e expressão facial.
Os parâmetros da LIBRAS incluem
configuração de mãos, ponto de articulação, movimento e expressão corporal.
Os parâmetros da LIBRAS incluem
mímicas, gestos e sinais.
Julgue os seguintes itens, a respeito do processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua para surdos.
Os surdos, quando não apresentam deficiência intelectual e(ou) visual associadas à surdez, podem aprender a ler pela rota fonológica, assim como os não surdos.
Julgue os seguintes itens, a respeito do processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua para surdos.
A filosofia bilíngue de educação de surdos orienta que o ensino da língua portuguesa, para surdos, estimule a rota alfabética.
Considerando o texto acima, que, escrito por um estudante surdo, apresenta inadequações estruturais com relação ao padrão da língua portuguesa, semelhantes aos de um estrangeiro que está aprendendo a língua portuguesa, e considerando, ainda, as características peculiares que precisam ser avaliadas pelo professor na avaliação da escrita de um surdo, julgue os itens a seguir.
A escrita do surdo não apresenta boa incorporação das regras ortográficas da língua portuguesa, por ser essa sua segunda língua.
Considerando o texto acima, que, escrito por um estudante surdo, apresenta inadequações estruturais com relação ao padrão da língua portuguesa, semelhantes aos de um estrangeiro que está aprendendo a língua portuguesa, e considerando, ainda, as características peculiares que precisam ser avaliadas pelo professor na avaliação da escrita de um surdo, julgue os itens a seguir.
Diferentemente dos elementos de ligação, como preposições e conjunções, os artigos definidos são estruturas discursivas com bom emprego funcional na escrita do surdo, uma vez que se referem a questões de gênero.
Considerando o texto acima, que, escrito por um estudante surdo, apresenta inadequações estruturais com relação ao padrão da língua portuguesa, semelhantes aos de um estrangeiro que está aprendendo a língua portuguesa, e considerando, ainda, as características peculiares que precisam ser avaliadas pelo professor na avaliação da escrita de um surdo, julgue os itens a seguir.
No texto apresentado, observa-se que a ausência do estímulo auditivo interfere na produção escrita do surdo tanto quanto as pesquisas indicam que há influência de qualquer outra primeira língua sobre as práticas linguístico-discursivas em língua portuguesa.
Os verbos, na LIBRAS, podem ser classificados em dois grupos: com concordância e sem concordância. Com relação à classificação dos verbos quanto à concordância, julgue os seguintes itens.
Os verbos espaciais estão incluídos na categoria dos verbos sem concordância.
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