Questões de Línguas Outras do ano 2014

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Na trajetória das pessoas com deficiência no Brasil, que eram “ignoradas” ou “caminhavam em silêncio”, o ano de 1981 foi um marco histórico e decisivo, pois foi declarado pela ONU como

  • A. Ano Importante da Pessoa com Deficiência;
  • B. Ano Importante para Pessoa Deficiente;
  • C. Ano Internacional das Pessoas com Deficiência;
  • D. Ano Incluindo a Pessoa com Deficiência;
  • E. Ano Internacional da Pessoa Deficiente.

Em uma partitura braille pode-se incluir símbolos para se juntarem a uma parte de um acorde, como uma pausa ou um sustenido. Esses símbolos devem ser precedidos por um ponto para indicar que não aparecem no original. Marque a alternativa em que aparece o sinal braille que representa esse ponto.

  • A. (2);
  • B. (3);
  • C. (4);
  • D. (5);
  • E. (6).

Os usuários do Sistema Braille podem representar através da Grafia Química Braille para Uso no Brasil

  • A. equações fracionárias e exponenciais;
  • B. expressões numéricas e algébricas;
  • C. estruturas moleculares e substâncias;
  • D. estruturas moleculares e equações logarítmicas;
  • E. coeficientes e variáveis.

A Grafia Química Braille para Uso no Brasil adota o símbolo braille delimitador entre dois símbolos braille sempre que a representação desses dois símbolos assumir significado diferente do convencionado. Assinale a alternativa que indica os pontos do símbolo braille delimitador.

  • A. (234);
  • B. (125);
  • C. (245);
  • D. (156);
  • E. (146).

Uma empresa de produção braille transcreveu e comercializou uma obra atualizada sobre o Meio Ambiente, sem autorização prévia do autor. Considerando-se a legislação vigente, pode-se dizer que

  • A. essa obra deve ser de grande alcance social e científico para as pessoas cegas;
  • B. os textos devem ter sido formatados, segundo as especificidades da leitura tátil;
  • C. a empresa de produção braille está sujeita às penas da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998;
  • D. a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que "altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências" oferece respaldo legal à atividade empreendida pela empresa de produção braille;
  • E. a empresa de produção braille deverá comercializar a obra, de acordo com a realidade socioeconômica das pessoas cegas.

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: O Sistema Braille, utilizando ___ pontos em relevo, dispostos em ___ colunas, possibilita a formação de ____ símbolos diferentes que são empregados em textos literários nos diversos idiomas, nas simbologias matemática e científica, na música e na informática.

  • A. 6 – 3 – 65;
  • B. 12 – 6 – 62;
  • C. 12 – 2 – 66;
  • D. 6 – 2 – 63;
  • E. 6 – 3 - 68.

As atualizações na codificação braille verificadas recentemente no Brasil, a edição de documentos como o Código Matemático Unificado (CMU), a Grafia Braille para a Língua Portuguesa e outros, tiveram essencialmente o objetivo de

  • A. facilitar o estudo através do Sistema Braille em todos os níveis de ensino;
  • B. unificar a codificação braille nos países de línguas portuguesa e espanhola e modernizar os recursos de representação braille, face às modernas tecnologias de edição e produção;
  • C. atender a exigências de caráter legal e pedagógico;
  • D. assemelhar o braille à escrita comum e facilitar sua aprendizagem;
  • E. possibilitar o aumento de volume da produção de textos em braille.

Leia atentamente a definição abaixo e assinale a alternativa que complete corretamente a afirmativa:

Os __________ são sinais que, substituindo o nome que as precedem, podem vir junto com o verbo para classificar o sujeito ou o objeto que está ligado à ação do verbo. Funcionam como partes dos verbos de movimento, localização, ou para descrever tamanhos e formas de objetos.

  • A. classificados.
  • B. compostos.
  • C. classificadores.
  • D. abstratos.
  • E. gestos.

Os verbos na LIBRAS estão divididos nas seguintes classes:

  • A. Verbos simples; Verbos com concordância (direcionais); Verbos espaciais e Verbos manuais (classificadores).
  • B. Verbos simples; Verbos Compostos; Verbos efusivos e Verbos abstratos.
  • C. Verbos complicados; Verbos difíceis; Verbos manuais (classificadores) e Verbos sinalizados.
  • D. Verbos simples; Verbos desconcordados; Verbos manuais (classificadores) e Verbos tonais.
  • E. Verbos de primeiro grupo; Verbos de segundo grupo; Verbos transitórios e Verbos transitivos.

Leia atentamente esta afirmativa: “O fato é que não existe uma identidade exclusiva e única, como a identidade surda. Ela é construída por papéis sociais diferentes (pode-se ser surdo, rico, heterossexual, branco, professor, pai, etc.). Elas são determinadas pelas práticas sociais, impregnadas por relações simbólicas de poder.” Mesmo não havendo uma identidade única da pessoa surda, um elemento significativo na produção das subjetividades é

  • A. a língua de sinais.
  • B. o uso de aparelho ortoclínico.
  • C. a semelhança entre nomes e apelidos.
  • D. a inexistência de algo em comum na formação das subjetividades.
  • E. o grau de parentesco e usuários da LIBRAS na família.
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