Questões de Línguas Outras do ano 2017

Lista completa de Questões de Línguas Outras do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • C. Certo
  • E. Errado

Daniel, que é cego, está sendo alfabetizado e aprendendo o braille. Na aprendizagem inicial dos números, o estudante ainda tem algumas dúvidas. A professora pediu para que Daniel escrevesse em braille o número 5.684, mas ele não acertou. O estudante escreveu da seguinte forma:

Assinale a opção que apresenta a transcrição correspondente à expressão em braille precedente.

  • A. EFHD
  • B. 5FHD
  • C. 5.684.000
  • D. 5 fhd
  • E. 5.60d

A respeito da abordagem de conceitos geométricos em braille, assinale a opção correta.

  • A. No ensino da geometria para alunos cegos, é recomendável utilizar figuras tridimensionais, porque alguns conceitos geométricos, como vetores e segmentos de retas, não são representáveis em braille.
  • B. Para que figuras geométricas sejam representadas em braille, é necessário escrever o nome completo das figuras.
  • C. No ensino de geometria para alunos cegos, deve-se utilizar exclusivamente o Sistema Braille.
  • D. As semirretas e as setas orientadas à direita sobre letras são representadas pelos pontos 25 e 135, respectivamente.
  • E. Na representação em braille de conteúdo de geometria, podem ser usados parênteses auxiliares.

Assinale a opção que apresenta a representação correta, em braille, da expressão matemática

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Acerca da representação dos índices superior e inferior em braille, assinale a opção correta.

  • A. Na representação em braille dos índices superior e inferior, é utilizado um símbolo próprio imediatamente após a letra principal.
  • B. Na representação de potências, o sinal formado pelos pontos 16 deve ser colocado entre espaços.
  • C. Parênteses auxiliares não devem ser usados em índices, para que não sejam confundidos com parênteses convencionais.
  • D. Índice superior, ou expoente, é representado em duas linhas; índice inferior é representado em três linhas.
  • E. É desaconselhável o uso de letras nos índices, para que não sejam confundidas com números.

Considere as seguintes expressões matemáticas de fração e de potência.

Sabendo que os parênteses auxiliares são um recurso próprio do sistema Braille e que são formados pelos pontos 26 abrir e 35 fechar, assinale a opção que apresenta, respectivamente, a transcrição correta das referidas expressões de fração e de potência.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Assinale a opção que indica os pontos em braille que representam, respectivamente, os símbolos numéricos elementares de igual (=), diferente (…), maior que (>) e menor que (<).

  • A. 1245; 45 1245; 135; 246
  • B. 1346; 5 1346; 135; 246
  • C. 2356; 45 2356; 135; 246
  • D. 1346; 45 1346; 12346; 13456
  • E. 1245; 45 1245; 12346; 13456

Se, na transcrição de expressões numéricas, uma linha em braille não for suficiente para a transcrição total da expressão, o procedimento correto é

  • A. utilizar o sinal de translineação de expressão, formado pelos pontos 25 135.
  • B. resumir as expressões numéricas para que caibam na mesma linha.
  • C. concluir a linha com um sinal de operação e repeti-lo na linha seguinte.
  • D. continuar escrevendo as expressões numéricas por quantas linhas forem necessárias, sem regras adicionais.
  • E. virar a folha em posição horizontal (paisagem) e transcrever a expressão até o limite da folha, de modo a impedir a translineação.

De acordo com o Código Matemático Unificado, o uso de espaços nos sinais de operações matemáticas é recomendado quando

  • A. a expressão matemática for demasiado curta.
  • B. houver parênteses na expressão matemática.
  • C. se utilizar o ponto ( ⋅ ) em vez do sinal de multiplicação (×).
  • D. houver mais de um sinal de operação na mesma expressão matemática.
  • E. houver palavra ou palavras na expressão matemática.

A representação de frações matemáticas em braille

  • A. é possível com o uso de três linhas: uma para o numerador, uma para o traço de fração e outra para o denominador.
  • B. é possível, exceto na forma abreviada.
  • C. é feita apenas com o uso de números, já que a inserção de letras poderia prejudicar o entendimento.
  • D. é possível, em uma ou mais linhas.
  • E. não é possível, já que o sistema Braille é uma escrita linear.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...