Questões sobre Braile

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Louis Braille foi o inventor de um processo de leitura e escrita tátil adotado em todo o mundo. Há, contudo, divergências na grafia, em língua portuguesa, da palavra que dá título ao sistema inventado por ele. A respeito disso, a Comissão Brasileira de Braille

  • A. não privilegia uma forma vocabular específica.
  • B. recomenda o emprego da forma Braile, por ser esta a forma aportuguesada, mais apropriada ao vocabulário da língua portuguesa.
  • C. recomenda o emprego da forma Braille, que remete à forma original francesa, internacionalmente utilizada.
  • D. recomenda o emprego da forma Braile, eleita como padrão pelos países cuja língua oficial é a língua portuguesa.
  • E. recomenda a forma Braile, porque na língua portuguesa não existe palavra com duplicação da letra L na mesma sílaba.

Fábio é aluno do sétimo ano do ensino fundamental e deverá fazer um trabalho, em língua portuguesa, a respeito dos idiomas alemão, francês e espanhol. Por ser cego, ele escreverá o trabalho em braille e precisará representar algumas palavras estrangeiras em que se empregam símbolos não existentes em português, como acentos, círculos e sinais de pontuação.

No texto do trabalho em braille em língua portuguesa, Fábio

  • A. deverá empregar símbolos próprios presentes na grafia braille da língua portuguesa em lugar de acentos e sinais inexistentes em português.
  • B. deverá utilizar a grafia braille de cada um dos idiomas em questão, mesmo na escrita de palavras isoladas e pouco frequentes.
  • C. não poderá inserir palavras e expressões de outras línguas.
  • D. poderá escrever corretamente as palavras estrangeiras desde que omita os acentos não existentes em português.
  • E. poderá escrever sem acentos as palavras que forem de origem francesa, uma vez que o sistema Braille foi inventado em francês.

Durante a transcrição de referências bibliográficas em tinta para a escrita braille, o profissional se deparou com a indicação de duas obras seguidas de um mesmo autor. Em vez de repetir o nome do autor duas vezes (uma em cada indicação bibliográfica), seria correto o profissional escrever, ao início da referência à segunda obra,

  • A. reticências seguidas, imediatamente, de ponto final.
  • B. travessão seguido, imediatamente, de ponto final.
  • C. ponto e vírgula seguido, imediatamente, de ponto final.
  • D. hífen seguido, imediatamente, de ponto final.
  • E. dois pontos seguidos, imediatamente, de ponto final.

Daniel, que é cego, está sendo alfabetizado e aprendendo o braille. Na aprendizagem inicial dos números, o estudante ainda tem algumas dúvidas. A professora pediu para que Daniel escrevesse em braille o número 5.684, mas ele não acertou. O estudante escreveu da seguinte forma:

Assinale a opção que apresenta a transcrição correspondente à expressão em braille precedente.

  • A. EFHD
  • B. 5FHD
  • C. 5.684.000
  • D. 5 fhd
  • E. 5.60d

A publicação da grafia Braille para a língua portuguesa pelo Ministério da Educação reafirmou compromisso com a formação intelectual, profissional e cultural do cidadão cego brasileiro, contribuindo para a unificação da grafia Braille nos países de língua portuguesa, conforme recomendação da União Mundial de Cegos (UMC) e UNESCO. Esse documento normativo e de consulta é destinado especialmente a

  • A. professores, transcritores e pedagogos.
  • B. usuários do Sistema Braille e informáticos.
  • C. professores, alunos, transcritores, revisores e usuários do Sistema Braille.
  • D. transcritores, revisores, diretores e agentes escolares.
  • E. professores, alunos e diretores.

A respeito da abordagem de conceitos geométricos em braille, assinale a opção correta.

  • A. No ensino da geometria para alunos cegos, é recomendável utilizar figuras tridimensionais, porque alguns conceitos geométricos, como vetores e segmentos de retas, não são representáveis em braille.
  • B. Para que figuras geométricas sejam representadas em braille, é necessário escrever o nome completo das figuras.
  • C. No ensino de geometria para alunos cegos, deve-se utilizar exclusivamente o Sistema Braille.
  • D. As semirretas e as setas orientadas à direita sobre letras são representadas pelos pontos 25 e 135, respectivamente.
  • E. Na representação em braille de conteúdo de geometria, podem ser usados parênteses auxiliares.

Em assembleia geral ordinária realizada em 28 de agosto de 1995, no Instituto Benjamim Constant, a União Brasileira de Cegos (UBC) homologou a criação da Comissão Brasileira de Braille, entre cujas atribuições se inclui

  • A. estabelecer acordos com universidades federais e nacionais para a unificação do braille.
  • B. participar nas metodologias e estratégias a serem adotadas em cursos de aprendizagem do braille, em caráter de especialização, treinamento e reciclagem de professores.
  • C. avaliar as simbologias braille adotadas no Brasil, com vistas a superar acordos internacionais e criar uma metodologia mais adequada aos brasileiros cegos.
  • D. demandar a avaliação das simbologias braille a professores e alunos que as utilizem.
  • E. conferir às editoras a total responsabilidade pelas publicações de manuais e tabelas em braille.

Assinale a opção que apresenta a representação correta, em braille, da expressão matemática

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

O Sistema Braille foi adotado no Brasil a partir de 1854, com a criação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, no Rio de Janeiro, por ordem de Dom Pedro II. Assinale a opção que apresenta o nome do cego brasileiro responsável pela introdução da leitura e escrita em braille no Brasil.

  • A. Orlando Brito
  • B. Benjamim Constant
  • C. José Alvares de Azevedo
  • D. Aires da Mata Machado
  • E. Padre Chico

Acerca da representação dos índices superior e inferior em braille, assinale a opção correta.

  • A. Na representação em braille dos índices superior e inferior, é utilizado um símbolo próprio imediatamente após a letra principal.
  • B. Na representação de potências, o sinal formado pelos pontos 16 deve ser colocado entre espaços.
  • C. Parênteses auxiliares não devem ser usados em índices, para que não sejam confundidos com parênteses convencionais.
  • D. Índice superior, ou expoente, é representado em duas linhas; índice inferior é representado em três linhas.
  • E. É desaconselhável o uso de letras nos índices, para que não sejam confundidas com números.
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