Questões sobre LIBRAS

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“Espaço em que se quer indicar entidades ou coisas representadas sob a forma de um ponto fixo no espaço físico, são entidades “invisíveis”. Esse espaço se limita à representação da terceira pessoa”. Este conceito se refere ao espaço:

  • A. Token.
  • B. Sub-rogado.
  • C. Real.
  • D. Conceito que pode se aplicar ao espaço Token e ao Real.
  • E. Conceito que pode se aplicar ao espaço Subrogado e ao Real.

Observe a figura.

Podemos afirmar que nas línguas de sinais:

  • A. Um sinalizante distribui os pontos aleatoriamente no espaço, pois existem restrições na seleção do local. Comumente os pontos são estabelecidos de forma arbitrária.
  • B. Os pontos serão arbitrários com referentes abstratos e não abstratos.
  • C. Um sinalizante não distribui os pontos aleatoriamente no espaço, pois existem restrições na seleção do local. Raramente os pontos são estabelecidos de forma arbitrária, pois o sinalizante sempre procurará associar o local real do referente ao local no espaço. Os pontos serão arbitrários com referentes abstratos vivos, porém com referentes abstratos não vivos, não temos estudos que comprovem nada.
  • D. Um sinalizante não distribui os pontos aleatoriamente no espaço, pois existem restrições na seleção do local. Raramente os pontos são estabelecidos de forma arbitrária, pois o sinalizante sempre procurará associar o local real do referente ao local no espaço. Os pontos serão arbitrários com referentes abstratos.
  • E. Nenhuma das anteriores.

Stokoe (1960) propôs um esquema linguístico estrutural para analisar a formação dos sinais em ASL. Ele propôs a decomposição do sinal em quantos aspectos? Quais são esses aspectos?

  • A. 5 – Configuração de Mão, Orientação, Locação, Movimento e Aspectos não-manuais.
  • B. 4– Configuração de Mão, Locação, Movimento e Aspectos não-manuais.
  • C. 4– Configuração de Mão, Orientação, Locação e Movimento.
  • D. 3 – Configuração de mão, Locação e Movimento.
  • E. 3 – Configuração de mão, Movimento e Aspectos não-manuais.

Quais são as duas tarefas da fonologia para as línguas de sinais?

  • A. Determinar quais são as unidades mínimas que formam os sinais e estabelecer quais são os padrões possíveis de combinação entre essas unidades, bem como as possíveis variações no ambiente fonológico.
  • B. Determinar quais são as línguas de sinais existentes no mundo e determinar quais são as unidades mínimas que formam os sinais nessas diferentes línguas.
  • C. Determinar a quantidade de configurações de mão e estabelecer quais são os padrões possíveis de combinação entre essas unidades, bem como as possíveis variações no ambiente fonológico.
  • D. Determinar quais são as línguas de sinais existentes no mundo e a quantidade de configurações de mão nessas línguas.
  • E. Determinar quais são as línguas de sinais existentes no mundo e estabelecer quais são os padrões possíveis de combinação entre essas unidades, bem como as possíveis variações no ambiente fonológico.

Dadas as afirmativas quanto aos Classificadores na Libras,

I. O classificador especificador envolve uma ação que determina o objeto em relação ao outro objeto, seja animado ou inanimado. São usados com uma ou duas configurações de mãos.

II. O classificador descritivo pode ser visual ou locativo, e envolve uma ação ou posição de várias partes do corpo humano, objetos animados e inanimados.

III. Classificadores especificadores têm a função de descrever visualmente a forma, o tamanho, a textura, o paladar, o cheiro, os sentimentos, o “olhar”, os “sons” do material, do corpo da pessoa e dos animais.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Dadas as afirmativas quanto ao ensino de Libras como L1,

I. A Pedagogia da diferença propõe uma ressignificação da surdez como marca cultural e não como doença.

II. A Pedagogia da diferença cobra uma performance emancipatória e transformadora, quando sugere olhar o surdo como pessoa completa.

III. A Pedagogia da diferença procura ver a diferença cultural e a diferença linguística sem que haja uma relação de dominação de um grupo sobre o outro.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. II, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Sinais icônicos são aqueles que trazem na sua composição a ideia ou a imagem do objeto em questão, assemelhando-se ao real. Qual das alternativas representa o sinal icônico?

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

As articulações das mãos que podem ser comparadas aos fonemas e, às vezes, aos morfemas, são chamadas de parâmetros. Qual o par mínimo que tipifica distinção da configuração de mão?

  • A. MEU – SEU
  • B. SENTIR – BAHIA
  • C. AMIGO – CORAÇÃO
  • D. DESCULPA – BRINCAR
  • E. LARANJA – APRENDER

Segundo o Minidicionário online SAT, as imagens fazem parte do Léxico da Libras e sinalizam, nessa ordem,

  • A.

    atletismo, atrás, agora

    barato, bola, barraca

  • B.

    atletismo, atrás, agora

    barato, barco, barraca

  • C.

    atletismo, atrás, atrasar

    barato, barco, barraca

  • D.

    atletismo, atrás, atrasar

    bactéria, barco, barraca

  • E.

    atletismo, atrás, agora

    barato, bola, borracha

Marta é professora de Libras para alunos surdos e alunos ouvintes do oitavo e do nono ano. Com a intenção de um ensino produtivo, Marta resolveu fazer um projeto e o intitulou “Por uma comunicação em Libras”. O projeto consistiu de três momentos: o primeiro momento foi destinado à realização de uma pesquisa junto aos pais e à comunidade, na intenção de levantar informações sobre como era, antes, a cidade onde moram; o segundo momento envolveu uma apresentação em sala das informações levantadas; e o terceiro momento foi destinado ao registro em tópicos das informações (que podia ser em Língua Portuguesa ou em Libras), com posterior roda de conversa sobre o tema, envolvendo as duas turmas, mediada pelo professor. O terceiro momento do projeto realizado pela professora Marta se caracteriza, predominantemente, por qual abordagem de aquisição da linguagem?

  • A. Gerativista com reforço e condicionamento.
  • B. Gerativista com resposta operante.
  • C. Interacionista.
  • D. Behaviorista.
  • E. Oralista.
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