Questões sobre LIBRAS

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No que se refere à história da educação dos surdos, assinale a opção correta.

  • A. Surdos oralizados sempre tiveram garantido o direito de frequentar classes de ensino regular.
  • B. Ernest Huet, discípulo do abade L’Épée, trouxe para o Brasil o alfabeto manual francês e a língua de sinais francesa.
  • C. O Instituto Nacional de Surdos-Mudos do Brasil foi fundado por Dom Pedro II, no Rio de Janeiro, com o auxílio de Gallaudet, que instituiu a língua americana de sinais como primeira língua dos surdos brasileiros.
  • D. O primeiro instituto nacional de surdos-mudos do Brasil foi fundado na Bahia por Dom Pedro I.
  • E. Desde a Idade Média, o direito à educação é assegurado indistintamente a surdos e a ouvintes.

“O locutor lida com o signo em sua natureza móvel e flexível. Quanto ao interlocutor (“destinatário” ou “receptor”), seu ato de compreensão não se reduz a um ato mecânico de decodificação pelo reconhecimento de uma forma linguística dada: esse é o método utilizado apenas por alguém diante de uma língua estrangeira ou que pouco conhece. Não é reconhecimento, mas a compreensão do signo num contexto particular e preciso que importa ao receptor”. SOUZA, R. M. de. Que palavra que te falta?. São Paulo, 1998. Com base no texto, é correto afirmar-se que

  • A. o sentido construído a partir de um enunciado isola as formas de seu contexto socio-histórico, que é concreto e mutável.
  • B. o aspecto semântico, nas línguas de sinais, é mais dissociável do contexto social do que nas línguas orais, em virtude do caráter icônico presente nas línguas de sinais.
  • C. a interpretação consiste em reconhecer o material linguístico, estabelecendo a relação morfológica e sintática nos enunciados, que, por sua vez, apresenta os conceitos semânticos.
  • D. o sentido produzido por sinalizadores, num contexto comunicativo, não pode ser considerado apenas combinação de unidades linguísticas.
  • E. as expressões manuais na Libras não participam da construção do sentido em um enunciado, em virtude de não corresponderem a um material linguístico.

Um fato marcante na história da educação dos surdos foi o resultado da pesquisa do linguista americano William Stokoe, que concluiu que a língua americana de sinais

  • A. consistia essencialmente em uma mímica.
  • B. carecia de gramática própria.
  • C. era desprovida dos atributos das línguas orais.
  • D. deveria ser substituída pela língua oral.
  • E. constituía uma língua legítima.

“Ordem das palavras é um conceito básico relacionado com a estrutura da frase de uma língua. O fato de que as línguas podem variar suas ordenações de palavras apresenta um papel significante nas análises linguísticas”. QUADROS, R.; KARNOPP, L. Língua de Sinais Brasileira: Estudos Linguísticos. Artmed, 2004. Sobre a sintaxe e a ordem das palavras na Libras, de acordo com Quadros e Karnopp (2004), é considerada a ordem mais básica:

  • A. BICICLETA VENDER ANA.
  • B. BICICLETAtop ANA VENDER.
  • C. VENDER ANA BICICLETA.
  • D. VENDER BICICLETA ANA foco.
  • E. ANA VENDER BICICLETA.

Em 1760, foi criada a primeira escola pública para surdos, o Instituto Nacional de Surdos-Mudos de Paris. Nessa escola, foram formados muitos surdos que se tornaram professores posteriormente. Conforme registros históricos, o responsável pela criação dessa escola foi

  • A. Abade Charles-Michel de L’Épée.
  • B. Laurent Clerc.
  • C. Pedro Ponce de Leon.
  • D. Thomas Hopkins Gallaudet.
  • E. Alexander Graham Bell.

“Scott Lidell (1984) desenvolveu estudos sobre os compostos na ASL. Ele observou que dois sinais formam um sinal composto, quando mudanças predicáveis ocorrem como resultado de aplicação de regras, da mesma forma como acontece com palavras da língua inglesa”. QUADROS, R.; KARNOPP, L. Língua de Sinais Brasileira: Estudos Linguísticos. Artmed, 2004.

Sobre a derivação por composição na Libras, é correto dizer-se que

  • A. na formação de compostos, o significado anterior à formação é mantido.
  • B. na formação dos compostos, somente regras morfológicas se impõem na condição de formação dos sinais.
  • C. na formação de compostos, regras morfológicas, como a regra de contato, a regra de sequência única e a regra de antecipação da mão dominante são aplicadas na formação das novas unidades com significado.
  • D. na formação de compostos, as regras morfológicas podem ser alteradas, mas as fonológicas, não.
  • E. a composição não utiliza a estrutura sintática para fins de criação lexical, somente estrutura morfológica.

A respeito do Congresso Internacional de Surdo-Mudez, ocorrido em Milão, na Itália, em 1880, é correto afirmar que

  • A. os familiares decidiriam qual é a língua mais adequada para a educação de seus filhos.
  • B. os professores surdos participaram ativamente da votação.
  • C. o método oral foi escolhido, por votação, como o mais adequado para a educação dos surdos, e a língua de sinais foi proibida oficialmente.
  • D. foi estabelecido que a língua adotada na educação de surdos seria analisada de acordo com o grau da perda auditiva do estudante.
  • E. Alexandre Graham Bell votou favoravelmente ao uso das línguas de sinais nas escolas para a comunicação com os surdos.

Quanto à flexão gramatical dos verbos na Libras, é correto afirmar-se que

  • A. diferente das línguas orais, os verbos na Libras não apresentam incorporação de afixos.
  • B. na Libras, apenas com o acréscimo de sinais identificados como advérbios, pode se marcar morfossintaticamente a ideia de continuidade de alguns verbos, como FALAR e PASSEAR.
  • C. a flexão verbal na Libras não altera nenhum parâmetro.
  • D. todos os verbos na Libras flexionam-se em pessoa e número.
  • E. a ação durativa marca uma forma de flexão verbal que indica a extensão do tempo incorporado ao verbo na Libras.

De acordo com a legislação pertinente, considera-se pessoa surda

  • A. aquela cuja perda auditiva, unilateral ou lateral, esteja entre 31 dB e 35 dB.
  • B. aquela que, dada a perda auditiva, compreenda e interaja com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da LIBRAS.
  • C. aquela cuja perda auditiva, bilateral e parcial, seja de até 28 dB.
  • D. aquela que apresente perda da audição em ambas as orelhas de 20 dB.
  • E. aquela cuja perda auditiva seja menor ou igual a 30 dB.

Quanto às regras morfológicas construídas no sistema linguístico da Libras, é correto afirmar-se que

  • A. os verbos não apresentam concordância na Libras.
  • B. a pluralidade nos substantivos é obtida pela repetição do sinal, pela anteposição ou posposição dos numerais na Libras ou através de movimentos semicirculares que abrangem os referentes.
  • C. o grau dos adjetivos é obtido, exclusivamente, por meio da repetição do sinal.
  • D. a Libras não apresenta as três pessoas do discurso.
  • E. os verbos na Libras apresentam derivação flexional quanto ao tempo.
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