Lista completa de Questões sobre LIBRAS para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando que a dactilologia é muito utilizada por surdos e ouvintes com propósitos diversos, todos comunicativos, julgue os itens que se seguem.
O alfabeto manual não é componente da língua de sinais, sendo apenas a representação das letras dos alfabetos das línguas orais.
A sala de recursos multifuncional é um serviço de apoio educacional especializado que, de acordo com o Ministério da Educação, visa garantir a inclusão, disponibilizando meios que proporcionem a independência para a realização das tarefas e a autonomia. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
A sala de recursos deve funcionar em centros de ensino especial, a que apenas pessoas com surdez ou surdocegueira tenham acesso, de modo a se otimizar o atendimento a elas.A sala de recursos multifuncional é um serviço de apoio educacional especializado que, de acordo com o Ministério da Educação, visa garantir a inclusão, disponibilizando meios que proporcionem a independência para a realização das tarefas e a autonomia. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
As salas de recursos multifuncionais adequadas ao atendimento de surdos e surdocegos devem ser dotadas de tecnologias assistivas e recursos pedagógicos, tais como computadores, software educativos, software de voz, recursos visuais diversos e profissionais bilíngues.
A sala de recursos multifuncional é um serviço de apoio educacional especializado que, de acordo com o Ministério da Educação, visa garantir a inclusão, disponibilizando meios que proporcionem a independência para a realização das tarefas e a autonomia. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
Em sala de recursos, os profissionais envolvidos no atendimento a surdos e surdocegos são oftalmologistas, fonoaudiólogos, odontólogos e enfermeiros, além de professores de LIBRAS.
Sabendo que a surdocegueira é deficiência caracterizada pela perda visual e auditiva concomitante, em diferentes graus, julgue os itens seguintes.
As formas de comunicação alternativa para surdocegos incluem o braile, o Tadoma e a LIBRAS tátil.
Sabendo que a surdocegueira é deficiência caracterizada pela perda visual e auditiva concomitante, em diferentes graus, julgue os itens seguintes.
Diferentemente das crianças que apresentam apenas a perda auditiva ou apenas a perda visual, as crianças que já nasceram surdocegas totais não têm qualquer possibilidade de escolarização, visto que é impossível comunicar-se com elas.
Sabendo que a surdocegueira é deficiência caracterizada pela perda visual e auditiva concomitante, em diferentes graus, julgue os itens seguintes.
A surdocegueira é a ocorrência, em momentos diferentes da vida do indivíduo, da perda visual e auditiva, e ocorre, por exemplo, quando um surdo sofre um acidente e perde a visão, tornando-se um surdocego.
Sabendo que a surdocegueira é deficiência caracterizada pela perda visual e auditiva concomitante, em diferentes graus, julgue os itens seguintes.
Quanto à etiologia, a surdocegueira pode ter causas pré-natais, como a toxoplasmose, causas perinatais, como medicação ototóxica, ou causas pós-natais, como a meningite.
Considerando que as expressões identidade e cultura surda têm-se legitimado, principalmente, pela defesa da língua de sinais como primeira língua do surdo, julgue os itens subsecutivos.
Em relação à identidade surda, é possível afirmar que houve mudança no estatuto da surdez, que não mais é vista como patologia, mas como fenômeno social, ou seja, como diferença.
Considerando que as expressões identidade e cultura surda têm-se legitimado, principalmente, pela defesa da língua de sinais como primeira língua do surdo, julgue os itens subsecutivos.
O conceito de cultura surda é bastante polêmico, visto que, ainda que reivindicada pelos surdos, não se distingue das demais culturas, já que o surdo convive na mesma sociedade que os ouvintes, não estando em comunidades isoladas, como os indígenas, por exemplo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...