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A LIBRAS, por sua modalidade visuogestual, sugere à maioria das pessoas não surdas que todos os sinais são o desenho no ar do seu referente. Entretanto, a grande maioria dos sinais da LIBRAS não mantém nenhuma relação de semelhança com seu referente. Nesse sentido, considerando a iconicidade e a arbitrariedade dos sinais, julgue os próximos itens.
Na LIBRAS, os sinais utilizados para expressar felicidade, ônibus e passear são arbitrários.
A LIBRAS, por sua modalidade visuogestual, sugere à maioria das pessoas não surdas que todos os sinais são o desenho no ar do seu referente. Entretanto, a grande maioria dos sinais da LIBRAS não mantém nenhuma relação de semelhança com seu referente. Nesse sentido, considerando a iconicidade e a arbitrariedade dos sinais, julgue os próximos itens.
Os sinais icônicos são iguais em todas as línguas, bem como o são as palavras cognatas nas línguas orais.
O tradutor e intérprete da LIBRAS, no exercício de suas funções,
deve promover a comunicação dos surdos e surdocegos entre si e com os ouvintes, por meio da tradução da língua oral para LIBRAS e da interpretação da LIBRAS para a língua oral.
O tradutor e intérprete da LIBRAS, no exercício de suas funções,
pode, e mesmo deve, emitir opiniões particulares sobre o assunto que está sendo traduzido e interpretado por ele.
O tradutor e intérprete da LIBRAS, no exercício de suas funções,
deve estabelecer o entendimento entre a língua-fonte e a língua-alvo.
Com relação às determinações do Decreto n.º 5.626/2005, que regulamenta a Lei n.º 10.436/2002, julgue os itens subsequentes.
O professor da educação básica que é aprovado em exame de proficiência em tradução e interpretação da LIBRAS língua portuguesa pode exercer a função de tradutor e intérprete em sala de aula, desempenhando função diferente da de docente.
Com relação às determinações do Decreto n.º 5.626/2005, que regulamenta a Lei n.º 10.436/2002, julgue os itens subsequentes.
Os alunos surdos ou com deficiência auditiva têm direito à escolarização em turno diferente daquele do atendimento educacional especializado, para a complementação curricular, com utilização de equipamentos e tecnologias de informação, devendo esse atendimento ser estendido aos estudantes não usuários da LIBRAS.Os alunos surdos ou com deficiência auditiva têm direito à escolarização em turno diferente daquele do atendimento educacional especializado, para a complementação curricular, com utilização de equipamentos e tecnologias de informação, devendo esse atendimento ser estendido aos estudantes não usuários da LIBRAS.
Com relação às determinações do Decreto n.º 5.626/2005, que regulamenta a Lei n.º 10.436/2002, julgue os itens subsequentes.
As instituições federais de ensino devem, obrigatoriamente, garantir professor especializado para o ensino de língua portuguesa como segunda língua para os estudantes surdos, e professor especializado para o ensino de LIBRAS como segunda língua para os estudantes ouvintes.
O Decreto n.º 5.626/2005 prevê, em seu art. 22, que as instituições federais de ensino voltadas à educação básica devem garantir a inclusão de alunos surdos ou com deficiência auditiva em escolas e classes de educação bilíngue. Nesse artigo, as escolas e as classes bilíngues são definidas como instituições em que
a LIBRAS e a língua portuguesa na modalidade escrita são línguas de instrução, utilizadas ao longo do processo educativo.
O Decreto n.º 5.626/2005 prevê, em seu art. 22, que as instituições federais de ensino voltadas à educação básica devem garantir a inclusão de alunos surdos ou com deficiência auditiva em escolas e classes de educação bilíngue. Nesse artigo, as escolas e as classes bilíngues são definidas como instituições em que
todas as formas de comunicação são aceitas e os surdos precisam adaptar-se a elas.
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