Questões de Línguas Outras da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Julgue os seguintes itens, a respeito do processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua para surdos.

A filosofia bilíngue de educação de surdos orienta que o ensino da língua portuguesa, para surdos, estimule a rota alfabética.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto acima, que, escrito por um estudante surdo, apresenta inadequações estruturais com relação ao padrão da língua portuguesa, semelhantes aos de um estrangeiro que está aprendendo a língua portuguesa, e considerando, ainda, as características peculiares que precisam ser avaliadas pelo professor na avaliação da escrita de um surdo, julgue os itens a seguir.

A escrita do surdo não apresenta boa incorporação das regras ortográficas da língua portuguesa, por ser essa sua segunda língua.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto acima, que, escrito por um estudante surdo, apresenta inadequações estruturais com relação ao padrão da língua portuguesa, semelhantes aos de um estrangeiro que está aprendendo a língua portuguesa, e considerando, ainda, as características peculiares que precisam ser avaliadas pelo professor na avaliação da escrita de um surdo, julgue os itens a seguir.

Diferentemente dos elementos de ligação, como preposições e conjunções, os artigos definidos são estruturas discursivas com bom emprego funcional na escrita do surdo, uma vez que se referem a questões de gênero.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto acima, que, escrito por um estudante surdo, apresenta inadequações estruturais com relação ao padrão da língua portuguesa, semelhantes aos de um estrangeiro que está aprendendo a língua portuguesa, e considerando, ainda, as características peculiares que precisam ser avaliadas pelo professor na avaliação da escrita de um surdo, julgue os itens a seguir.

No texto apresentado, observa-se que a ausência do estímulo auditivo interfere na produção escrita do surdo tanto quanto as pesquisas indicam que há influência de qualquer outra primeira língua sobre as práticas linguístico-discursivas em língua portuguesa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os verbos, na LIBRAS, podem ser classificados em dois grupos: com concordância e sem concordância. Com relação à classificação dos verbos quanto à concordância, julgue os seguintes itens.

Os verbos espaciais estão incluídos na categoria dos verbos sem concordância.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os verbos, na LIBRAS, podem ser classificados em dois grupos: com concordância e sem concordância. Com relação à classificação dos verbos quanto à concordância, julgue os seguintes itens.

Na LIBRAS, há verbos específicos para expressar tempo e modo, favorecendo a escrita em segunda língua.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os verbos, na LIBRAS, podem ser classificados em dois grupos: com concordância e sem concordância. Com relação à classificação dos verbos quanto à concordância, julgue os seguintes itens.

Os verbos ir, viajar e avisar são verbos com concordância.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que, assim como as línguas orais, as línguas de sinais não são universais, julgue os itens subsequentes.

A LIBRAS possui variações linguísticas, como sotaque, itens lexicais e gírias próprios de cada região, tal como na língua portuguesa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que, assim como as línguas orais, as línguas de sinais não são universais, julgue os itens subsequentes.

O gestuno é um sistema de comunicação internacional, criado na década de 50 do século XX, pela Federação Mundial de Surdos, com o propósito de facilitar a comunicação entre surdos de línguas de sinais diferentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que, assim como as línguas orais, as línguas de sinais não são universais, julgue os itens subsequentes.

Assim como as palavras usadas nas línguas orais, os sinais, na LIBRAS, podem sofrer alterações decorrentes das necessidades comunicativas da geração que os utiliza.

  • C. Certo
  • E. Errado
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