Questões de Línguas Outras da COPEVE/ UFAL

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Dadas as afirmativas quanto à sintaxe da Libras,

I. a sintaxe da Libras corresponde à disposição dos sinais na frase e das frases no discurso, excluindo as múltiplas combinações possíveis para transmitir um significado.

II. a sintaxe da Libras considera o uso de expressões faciais e estrutura das frases para efetivar a ação comunicativa.

III. o processo de topicalização faz parte da sintaxe da Libras e ocorre pela organização de sinais em um enunciado que não segue a ordem presente na língua portuguesa (sujeito, verbo, objeto – SVO).

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Com base na representação dos itens lexicais apresentados na figura, é correto afirmar:

  • A. os sinais são iguais e detêm o mesmo significado.
  • B. os sinais são iguais nas diferentes línguas de sinais.
  • C. os sinais são formados por unidades fonológicas iguais.
  • D. os sinais são formados a partir de unidades mínimas iguais.
  • E. compreende um par mínimo em que as configurações de mãos distinguem seus significados.

No contexto da Escrita de Sinais como L2, a datilologia funciona como uma “escrita no ar” no lugar do português escrito no papel, embora a função de soletrar no repertório linguístico do usuário da Libras seja, por exemplo, usada para nomes próprios ou palavras que não têm sinal (GESSER, 2010, p.75). Nesse processo de soletração/datilologia, usa-se um alfabeto

  • A. facial.
  • B. escrito.
  • C. sonoro.
  • D. manual.
  • E. corporal.

A história dos surdos, contada pelos não surdos, foi construída da seguinte maneira: primeiramente os surdos foram “descobertos” pelos ouvintes, depois eles foram isolados da sociedade para serem “educados” e conseguirem ser como os ouvintes; quando não mais se pôde isolá-los, porque eles começaram a formar grupos que se fortaleciam, tentou-se dispersá-los, para que não criassem guetos (SÁ, 2004). Dadas as afirmativas em relação à história da educação dos surdos,

I. Na antiguidade, os surdos eram isolados da sociedade sob o argumento de que o pensamento dependia da linguagem e que esta não se desenvolvia sem a fala.

II. Na década de 90 (século XX), o linguista americano William Stokoe apresentou a língua de sinais como uma língua, ainda, ilegítima e sem estrutura própria.

III. O século XX e início do século XXI apresentaram avanços quanto à valorização da língua de sinais e a possibilidade de construção da identidade surda, decorrente do respeito às diferenças.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Considerando esse sistema para a produção de texto em Libras, qual a escrita para “surdo”, “não” e “você”, respectivamente?

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Dadas as afirmativas quanto aos Classificadores na Libras,

I. O classificador especificador envolve uma ação que determina o objeto em relação ao outro objeto, seja animado ou inanimado. São usados com uma ou duas configurações de mãos.

II. O classificador descritivo pode ser visual ou locativo, e envolve uma ação ou posição de várias partes do corpo humano, objetos animados e inanimados.

III. Classificadores especificadores têm a função de descrever visualmente a forma, o tamanho, a textura, o paladar, o cheiro, os sentimentos, o “olhar”, os “sons” do material, do corpo da pessoa e dos animais.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Dadas as afirmativas quanto ao ensino de Libras como L1,

I. A Pedagogia da diferença propõe uma ressignificação da surdez como marca cultural e não como doença.

II. A Pedagogia da diferença cobra uma performance emancipatória e transformadora, quando sugere olhar o surdo como pessoa completa.

III. A Pedagogia da diferença procura ver a diferença cultural e a diferença linguística sem que haja uma relação de dominação de um grupo sobre o outro.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. II, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Sinais icônicos são aqueles que trazem na sua composição a ideia ou a imagem do objeto em questão, assemelhando-se ao real. Qual das alternativas representa o sinal icônico?

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

As articulações das mãos que podem ser comparadas aos fonemas e, às vezes, aos morfemas, são chamadas de parâmetros. Qual o par mínimo que tipifica distinção da configuração de mão?

  • A. MEU – SEU
  • B. SENTIR – BAHIA
  • C. AMIGO – CORAÇÃO
  • D. DESCULPA – BRINCAR
  • E. LARANJA – APRENDER

Segundo o Minidicionário online SAT, as imagens fazem parte do Léxico da Libras e sinalizam, nessa ordem,

  • A.

    atletismo, atrás, agora

    barato, bola, barraca

  • B.

    atletismo, atrás, agora

    barato, barco, barraca

  • C.

    atletismo, atrás, atrasar

    barato, barco, barraca

  • D.

    atletismo, atrás, atrasar

    bactéria, barco, barraca

  • E.

    atletismo, atrás, agora

    barato, bola, borracha

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