Questões de Línguas Outras da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

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Em 15 de agosto de 2005, foi criado pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad, o primeiro curso de graduação para surdos e ouvintes no Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. Esse curso oferece graduação de:

  • A.

    pedagogia surda.

  • B.

    letras em libras

  • C.

    informática.

  • D.

    bilíngue de pedagogia.

  • E.

    anos iniciais.

No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do Império com a criação de duas instituições: o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, atual Instituto Benjamin Constant – IBC -, e o Instituto dos Surdos-Mudos, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES – , ambos no Rio de Janeiro. Segundo o Ministro de Educação, Fernando Haddad, os alunos com deficiência visual e auditiva devem estar, preferencialmente, matriculados em escola:

  • A.

    regular, com classe especial.

  • B.

    especial,em classe comum.

  • C.

    regular, com sala de recurso.

  • D.

    bilíngue para surdos.

  • E.

    regular,emclasse comum.

O professor francês surdo Ernest Huet fundou o Instituto dos Surdos-Mudos, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos, no Rio de Janeiro. Este Instituto iniciou seus trabalhos em:

  • A.

    1957.

  • B.

    1954.

  • C.

    1857.

  • D.

    1858.

  • E.

    1973.

No ano de 1880, foi realizado um Congresso Internacional de Professores de Surdos em Milão, Itália, visando a refletir sobre a importância e a eficiência dos três métodos rivais, utilizados para a educação de surdos, na época. São eles:

  • A.

    língua de sinais, oralismo e mista (língua de sinais e a oral).

  • B.

    oralismo, comunicação total e bilinguismo.

  • C.

    bilinguismo, oralismo e língua de sinais

  • D.

    língua portuguesa, língua de sinais e língua oral.

  • E.

    mista (língua de sinais e a oral), língua portuguesa e comunicação total.

Esta filosofia se preocupa com a aprendizagem da língua oral pela criança surda, mas estabelece que os aspectos cognitivos, emocionais e sociais não devem ser deixados de lado em prol do aprendizado exclusivo da língua oral, razão por que essa filosofia defende a utilização de outros recursos, entre os quais, os espaços visuais como facilitadores da comunicação. Essa filosofia defende o(a):

  • A.

    língua de sinais.

  • B.

    comunicação total.

  • C.

    bilinguismo.

  • D.

    bimodalismo.

  • E.

    oralismo.

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