Questões de Línguas Outras da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

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O instrutor surdo é o profissional que tem a língua de sinais como língua materna e, portanto, domina esta forma de comunicação. Observe as gravuras e marque a alternativa correta para os sinais de:

  • A.

    elefante, amarelo, grupo.

  • B.

    elefante, você, círculo.

  • C.

    boi, azul, pizza.

  • D.

    rinoceronte, azul, família.

  • E.

    rinoceronte, você, família.

O profissional que garante a acessibilidade comunicativa para os alunos surdos, usuários de língua de sinais, que estão inseridos no ensino regular, é o:

  • A.

    fonoaudiólogo.

  • B.

    professor surdo.

  • C.

    professor regente.

  • D.

    professor ouvinte.

  • E.

    tradutor/ intérprete de língua de sinais.

A figura do instrutor pressupõe a situação de surdez, o domínio da língua de sinais, dos parâmetros que estruturam linguisticamente a Libras. Marque abaixo os três parâmetros básicos para a formação de um sinal:

  • A.

    alfabeto manual, movimento e ponto de articulação.

  • B.

    arbitrariedade, alfabeto manual e ponto de vista.

  • C.

    configuração de mão, ponto de articulação e movimento.

  • D.

    oralidade, configuração de mão e movimento.

  • E.

    expressão facial, alfabeto manual e configuração de mãos.

Skliar, em seu livro “A Surdez: um olhar sobre as diferenças”, identifica categorias de identidades surdas com facetas diferentes que podem ser facilmente classificadasemidentidade:

  • A.

    surda, híbrida, transição, incompleta, flutuante.

  • B.

    surdo-mudo, híbrida, flutuante, incompleta, sinalizadora.

  • C.

    bilíngue, transição, flutuante, híbrida, surda.

  • D.

    completa, estável, oralizada, surda, bilíngue.

  • E.

    surdo-mudo, sinalizadora, transição, flutuante, híbrida.

Oliver Sacks em seu livro “Vendo Vozes” assevera: “... as verdadeiras línguas de sinais são, de fato, completas em si mesmas: sua sintaxe, gramática e semântica são completas, possuindo, porém, um caráter diferente do que qualquer língua falada ou escrita”. Sendo assim, pode-se afirmar que:

  • A.

    é possível transliterar uma língua falada para a língua de sinais, palavra por palavra, frase por frase.

  • B. por possuí rem estruturas linguísticas essencialmente diferentes, é impossível a tradução de uma língua falada para a língua de sinais, palavra por palavra, frase por frase.
  • C.

    o instrutor terá habilidades linguísticas para transliterar uma língua falada para a língua de sinais, palavra por palavra, frase por frase.

  • D.

    independente da sintaxe, da gramática e semântica, as línguas oficiais oferecem caminhos de tradução literal.

  • E.

    a verdadeira língua de sinais é universal, portanto, possível de transliteração.

Segundo Perlin (apud Karin Strobel), “... As identidades surdas são construídas dentro das representações possíveis da cultura surda, elas moldam-se de acordo com a maior ou menor receptividade cultural assumida pelo sujeito”. Marque a alternativa correta sobre o que se entende por cultura surda:

  • A.

    um conjunto de padrões, normas, valores da comunidade surda.

  • B.

    as vivências adquiridas na comunidade surda.

  • C.

    a aprendizagem da língua de sinais, sua língua materna.

  • D.

    os conteúdos escolares voltados a atender às necessidades educacionais especiais dos indivíduos surdos.

  • E.

    abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo.

A configuração das mãos são as formas em que as mãos são colocadas para a execução do sinal. Pode ser representado por uma letra do alfabeto, números ou outras formas de colocar a mão no momento inicial do sinal. A configuração das mãos, dependendo da localidade em que for realizada, e do contexto pode atender a diferentes representações. Marque a alternativa em que a mesma configuração de mãos é utilizada para diferentes representações:

  • A.

    aprender, adorar, árvore.

  • B.

    ouvir, aprender, maçã.

  • C.

    aprender, laranja, desodorante.

  • D.

    esquecer, lembrar, adorar.

  • E.

    lembrar, esquecer, aprender.

Existem quatro tipos de frases que se produzem em Língua Brasileira de Sinais. Dessa forma, é preciso atentar-se às expressões faciais e corporais, pois são estas demonstrações que determinarão o tipo de frase que está sendo feita. São elas:

  • A.

    afirmativa, interrogativa, exclamativa, negativa.

  • B.

    negativa, verbos, artigos, interrogativa.

  • C.

    exclamativa , afirmativa , preposição , concordância.

  • D.

    preposição, artigos, concordância, verbos.

  • E.

    negativa, exclamativa, interrogativa, verbos.

A modalidade gestual-visual-espacial pela qual a Libras é produzida e percebida pelos surdos leva, muitas vezes, as pessoas a pensar que todos os sinais são o “desenho” no ar do referente que representam. É claro que, por decorrência de sua natureza linguística, a realização de um sinal pode ser motivada pelas características do dado da realidade a que se refere, não sendo, no entanto, uma regra. Marque a alternativa correta relativa aos sinais denominados arbitrários:

  • A.

    são aqueles iguaisemtodas as línguas.

  • B.

    aqueles que não mantêm nenhuma semelhança com o dado da realidade que representam.

  • C.

    os que, durante a realização do sinal, deslocam as mão no espaço.

  • D.

    os que durante a realização de um determinado sinal, os movimentos das mãos se projetam em uma direção ao espaço.

  • E.

    utilizam a expressão facial e corporal para negar, afirmar, duvidar, questionar.

Segundo Lucinda Ferreira Brito, em seu trabalho, A Gramática de Libras , “o sinal é formado a partir da combinação do movimento das mãos com um determinado formato em um determinado lugar, podendo esse lugar ser uma parte do corpo ou um espaço em frente do corpo”. Estas articulações das mãos são chamadas de parâmetros. Dos parâmetros existentes, um deles diz respeito à orientação. Assinale a resposta correspondente a esse parâmetro.

  • A.

    o lugar onde incide a mão predominante configurada, podendo ela tocar alguma parte do corpo ou estaremumespaço neutro vertical.

  • B.

    podem ter um movimento ou não.

  • C.

    a forma que a mão assume durante a realização deumsinal.

  • D.

    os sinais podem ter uma direção e a inversão desta pode significar ideia de oposição, contrário ou concordância número-pessoal.

  • E.

    tem como traço diferenciador também a importância para o entendimento real do sinal.

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