Questões de Línguas Outras da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)

Lista completa de Questões de Línguas Outras da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

São pessoas que têm identidade surda plena, geralmente são filhos de pais surdos, têm consciência surda, são mais politizados, têm consciência da diferença, e têm a língua de sinais como língua materna. Usam recursos e comunicações visuais. Chamamos de:

  • A. Identidade surda volátil.
  • B. Identidade surda híbrida.
  • C. Identidade surda plena.
  • D. Identidade surda.

Denomina-se Surdez a diminuição da capacidade de percepção normal dos sons, sendo considerado surdo o indivíduo cuja audição não é funcional na vida comum. Muitas pessoas desenvolvem problemas auditivos ao longo de sua vida, por causa de acidentes ou doenças. Consideramos surdez profunda indivíduos com perda auditiva:

  • A. Entre 25 db e 40 db.
  • B. Entre 41 db e 55 db.
  • C. Entre 71 db e 90 db.
  • D. Acima de 91db.

Em todos os locais que possibilitam acesso, circulação e utilização por pessoas portadoras de deficiência auditiva, e em todos os serviços que forem postos à sua disposição ou que possibilitem o seu uso, é obrigatória a colocação, de forma visível do

  • A. Símbolo Nacional de Surdez.
  • B. Símbolo Internacional de Surdez.
  • C. Placa Localizada de Surdez.
  • D. Placa Nacional Indicativa de Surdos.

Os sistemas de ensino devem, a partir de 2006, organizar classes ou escolas bilíngues, abertas a:

  • A. Surdos e ouvintes.
  • B. Surdos mudos.
  • C. Específica para surdos.
  • D. Surdos e cegos.

A comunicação é fator indispensável para o desenvolvimento do ser humano. É através da linguagem que o pensamento se organiza, se estrutura e a expressão humana acontece. Usar a língua de sinais é:

  • A. Falar com a boca e ouvir com os olhos.
  • B. Falar com as mãos e ouvir com olhos.
  • C. Falar com as mãos e ouvir com as orelhas.
  • D. Falar com as mãos e ouvir com os ouvidos.

O bilinguismo tem como proposta facilitar o ensino no espaço escolar através de duas línguas. Neste caso chamamos a língua de sinais e a língua portuguesa de:

  • A. Primeira língua (L1) e língua B (LB).
  • B. Primeira língua (L1) e segunda língua (L2).
  • C. Língua mãe (LM) e segunda língua (SL).
  • D. Língua A (LA) e língua B (LB).

Sabemos que a língua de sinais não tem característica universal. Os sinais se formam por combinações de movimentos e formas. A Língua Brasileira de Sinais, tem influência e foi desenvolvida da língua:

  • A. Francesa.
  • B. Inglesa.
  • C. Italiana.
  • D. Argentina.

Trata-se da língua vista ou ouvida pelo intérprete, para a partir dela fazer a interpretação e tradução. Chamamos esta de língua:

  • A. Primeira.
  • B. Fonte.
  • C. Mãe.
  • D. Primária.
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