Questões de Línguas Outras da Instituto Federal do Ceará (IFCE / CEFET CE)

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“Ordem das palavras é um conceito básico relacionado com a estrutura da frase de uma língua. O fato de que as línguas podem variar suas ordenações de palavras apresenta um papel significante nas análises linguísticas”. QUADROS, R.; KARNOPP, L. Língua de Sinais Brasileira: Estudos Linguísticos. Artmed, 2004. Sobre a sintaxe e a ordem das palavras na Libras, de acordo com Quadros e Karnopp (2004), é considerada a ordem mais básica:

  • A. BICICLETA VENDER ANA.
  • B. BICICLETAtop ANA VENDER.
  • C. VENDER ANA BICICLETA.
  • D. VENDER BICICLETA ANA foco.
  • E. ANA VENDER BICICLETA.

“Scott Lidell (1984) desenvolveu estudos sobre os compostos na ASL. Ele observou que dois sinais formam um sinal composto, quando mudanças predicáveis ocorrem como resultado de aplicação de regras, da mesma forma como acontece com palavras da língua inglesa”. QUADROS, R.; KARNOPP, L. Língua de Sinais Brasileira: Estudos Linguísticos. Artmed, 2004.

Sobre a derivação por composição na Libras, é correto dizer-se que

  • A. na formação de compostos, o significado anterior à formação é mantido.
  • B. na formação dos compostos, somente regras morfológicas se impõem na condição de formação dos sinais.
  • C. na formação de compostos, regras morfológicas, como a regra de contato, a regra de sequência única e a regra de antecipação da mão dominante são aplicadas na formação das novas unidades com significado.
  • D. na formação de compostos, as regras morfológicas podem ser alteradas, mas as fonológicas, não.
  • E. a composição não utiliza a estrutura sintática para fins de criação lexical, somente estrutura morfológica.

Quanto à flexão gramatical dos verbos na Libras, é correto afirmar-se que

  • A. diferente das línguas orais, os verbos na Libras não apresentam incorporação de afixos.
  • B. na Libras, apenas com o acréscimo de sinais identificados como advérbios, pode se marcar morfossintaticamente a ideia de continuidade de alguns verbos, como FALAR e PASSEAR.
  • C. a flexão verbal na Libras não altera nenhum parâmetro.
  • D. todos os verbos na Libras flexionam-se em pessoa e número.
  • E. a ação durativa marca uma forma de flexão verbal que indica a extensão do tempo incorporado ao verbo na Libras.

Quanto às regras morfológicas construídas no sistema linguístico da Libras, é correto afirmar-se que

  • A. os verbos não apresentam concordância na Libras.
  • B. a pluralidade nos substantivos é obtida pela repetição do sinal, pela anteposição ou posposição dos numerais na Libras ou através de movimentos semicirculares que abrangem os referentes.
  • C. o grau dos adjetivos é obtido, exclusivamente, por meio da repetição do sinal.
  • D. a Libras não apresenta as três pessoas do discurso.
  • E. os verbos na Libras apresentam derivação flexional quanto ao tempo.

Stokoe (1960) compreendeu que a estrutura fonológica dos sinais, nas línguas de sinais, divide-se em aspectos ou parâmetros. A divisão fonológica, observada por Stokoe, é

  • A. configuração de mãos, orientação da palma da mão e locação.
  • B. direção dos olhos, movimentos e direção da mão.
  • C. locação, movimentos e locação.
  • D. movimento do corpo, expressões faciais e locação.
  • E. orientação das mãos, expressões faciais e expressão corporal.

Sobre a fonologia das línguas de sinais, é correto afirmar-se que

  • A. é escopo dos estudos fonológicos das línguas de sinais delimitar quais unidades mínimas formam os sinais, estabelecer padrões possíveis de combinação entre elas e identificar as variações possíveis no ambiente fonológico.
  • B. é escopo dos estudos fonológicos das línguas de sinais delimitar quais unidades mínimas formam os sinais, estabelecer padrões possíveis de combinação entre elas e identificar as variações possíveis no ambiente fonológico.
  • C. em seus estudos, William Stokoe afirmou que os sinais deveriam ser decompostos em cinco parâmetros: configuração de mão, movimentos da mão, localização da mão, orientação da mão e as expressões faciais e corporais.
  • D. de acordo com os estudos fonológicos das línguas de sinais, quando se fala em condição de dominância, significa dizer que as duas mãos se movem juntas na produção de um sinal, em movimentos que podem ser simultâneos ou alternados.
  • E. os estudos da fonologia das línguas de sinais apontam que a mudança na sinalização, da mão direita para a mão esquerda, causa mudança de significado, portanto é distintiva.

É correto, sobre verbos na língua brasileira de sinais, dizer-se que

  • A. dentre os verbos sem concordância, há um grupo que se flexiona em pessoa e número, além de incorporar afixos locativos. Exemplos: ENVIAR, CHEGAR e EMPRESTAR.
  • B. os verbos espaciais são aqueles que não têm afixos locativos, como CONHECER, COMPRAR e IR.
  • C. os verbos direcionais são aqueles que não se flexionam. São exemplos desses verbos: AMAR, APRENDER e FICAR.
  • D. os verbos com concordância ou verbos direcionais se flexionam em pessoa, número e aspecto. Exemplos: TELEFONAR, AJUDAR e PERGUNTAR.
  • E. os verbos manuais são aqueles que se utilizam de uma configuração de mão, para representar um objeto com as mãos. Exemplos: CORTAR, VARRER e CHAMAR.

São exemplos de sinais icônicos na Libras:

  • A. TRABALHAR e CASA.
  • B. TELEFONAR e ÁRVORE.
  • C. BRINCAR e ROUBAR.
  • D. PASSEAR e VARRER.
  • E. ÁRVORE e N-U-N-C-A.

Sobre a história da educação dos surdos no Brasil e no mundo, é correto afirmar-se que

  • A. na Antiguidade, os surdos eram considerados incapazes pela sociedade, mas a igreja católica acreditava que, mesmo com a perda auditiva, surdos tinham almas imortais e poderiam participar dos sacramentos, assim como as pessoas que escutavam.
  • B. o INES foi a primeira escola para surdos criada no Brasil e, durante muito tempo, formou alunos provenientes de diferentes estados, sendo, portanto, uma instituição que recebia muita demanda. Consta que, nos primeiros anos, aproximadamente 150 alunos estudavam lá.
  • C. quando o Instituto Nacional de Educação de Surdos foi criado no Rio de Janeiro, em 1857, a orientação predominante não era oralista, portanto não havia, no currículo, nenhuma disciplina voltada para o aprendizado da fala.
  • D. tal qual ocorreu na França, os Estados Unidos experimentam um período fértil, com criação de escolas e com o aumento da educação e da alfabetização de surdos. O número de professores surdos também cresce e chega, em 1869, a representar 41% do total de professores de surdos.
  • E. de acordo com a Declaração de Salamanca (1994), a importância da língua de sinais, como meio de comunicação entre os surdos, deveria ser reconhecida e provisão deveria ser feita, para garantir que todas as pessoas surdas tivessem acesso à educação em sua língua nacional de sinais, porém sempre em salas de escolas comuns/regulares.

Sobre os modelos clínico-terapêuticos e socioantropológicos apresentados por Skliar (1997), é correto afirmar-se que

  • A. o modelo clínico-terapêutico compreende as dificuldades acadêmicas apresentadas pelos surdos como decorrentes da prática pedagógica.
  • B. o termo “surdez” refere-se sempre a uma definição clínico-terapêutica, enquanto o termo “surdo” incorpora uma definição sócio antropológica.
  • C. o modelo clínico terapêutico pode ser também denominado de oralismo.
  • D. a teoria sociointeracionista de Vygotsky fundamenta o modelo socioantropológico e afirma que a compensação do déficit deve orientar as práticas pedagógicas.
  • E. o modelo socioantropológico surge na década de 1990, a partir da constatação de que os filhos surdos de pais surdos apresentam melhores resultados acadêmicos.
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