Questões de Línguas Outras da Instituto O Barriga Verde (IOBV)

Lista completa de Questões de Línguas Outras da Instituto O Barriga Verde (IOBV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A abordagem bilíngue na escolarização de pessoas com surdez deve levar em consideração uma atividade pedagógica envolvendo linguagens e vivencias no atendimento educacional especial que para instigar um aluno surdo à leitura pode proporcionar:

  • A. Escrita de diferentes gêneros textuais.
  • B. Leitura, oralidade e compreensão de trava-língua.
  • C. Do texto ao desenho - do desenho ao texto.
  • D. Interpretação/compreensão por meio do desenho.

Em relação ao acesso, permanência e sucesso na escola, quando a escola procura encaminhar para outros estabelecimentos de ensino aqueles que não consegue atender, tal fato sinaliza qualidade na educação. O que pode ser corretamente associado ao seguinte indicador?

  • A. Atenção às necessidades educativas da comunidade.
  • B. Número total de falta dos alunos.
  • C. Abandono e evasão.
  • D. Atenção aos alunos com alguma defasagem de aprendizagem.

Acerca da educação especial é inadequado afirmar que:

  • A. A educação especial é um nível de ensino que perpassa todas as modalidades e etapas do ensino formal.
  • B. A educação especial pode ser entendida como processo interdisciplinar que visa à prevenção, o ensino e a reabilitação da pessoa com deficiência, condutas típicas e altas habilidades.
  • C. A educação especial deve objetivar a inclusão da pessoa com deficiência mediante a utilização de recursos pedagógicos e tecnológicos específicos.
  • D. A educação especial enquanto modalidade educacional, é organizada para apoiar, complementar e suplementar a aprendizagem dos estudantes.

Um tradutor e intérprete que apresenta referências importantes e relevantes sobre um texto (o contexto histórico, o enredo, os personagens, a localização geográfica, a biografia do auto, etc) em língua de sinais ao aluno surdo:

  • A. Promove espírito de comodismo ao aluno surdo.
  • B. Promove adaptações curriculares e acesso ao currículo como um todo ao aluno surdo.
  • C. Amplia o raciocínio lógico matemático do aluno surdo.
  • D. Consolida a consciência fonológica da conceitualização da escrita alfabética e expande conhecimentos ortográficos.

Observe a imagem abaixo:

No contexto da Língua Brasileira De Sinais (LIBRAS), a imagem acima comunica:

  • A. Sala de professores.
  • B. Banheiro feminino.
  • C. Cadeira.
  • D. Piscina.

Dentre as alternativas abaixo, constitui uma ação adequada que promove o acesso educacional ao processo de aprendizagem do aluno surdo na sala de aula:

  • A. O Tradutor e intérprete de Libras deve ler o que está escrito na lousa ao aluno.
  • B. Usar presilhas para fixar o papel na carteira, suporte para lápis (favorecendo a preensão).
  • C. Usar de estímulos sonoros e visuais quando das comunicações entre professor e aluno.
  • D. Posicionar o aluno na sala de aula de forma que possa ver os movimentos do rosto do professor e dos colegas.

Leia e analise as proposições abaixo:

Considerando as proposições acima, é correto afirmar que:

  • A. Apenas a proposição I é verdadeira.
  • B. Apenas a proposição I é verdadeira.
  • C. Apenas a proposição II é verdadeira.
  • D. As proposições I e II são verdadeiras.

Observe a imagem abaixo:

Considerando Língua Brasileira De Sinais (LIBRAS), a imagem acima comunica a palavra:

  • A. Cesto de lixo ou lixeira.
  • B. Fonte.
  • C. Pessoa tagarela, falante.
  • D. Sorvete.

No processo de alfabetização com letramento de um aluno surdo é importante propor atividades de escrita contextualizada, ou seja, aprender a escrever com sentido e não apenas desenhar palavras. De tal forma:

  • A. Essa modalidade educacional ampliará a leitura visual de imagens por parte do aluno surdo.
  • B. Essa estratégia desenvolverá o léxico de um aluno surdo.
  • C. Essa medida didática possibilitará ao aluno surdo identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
  • D. Essa medida didática possibilitará ao aluno surdo a descrição do ciclo vital dos seres vivos.

Observe a imagem abaixo:

Considerando Língua Brasileira De Sinais (LIBRAS), a imagem acima comunica a palavra:

  • A. Obrigado!
  • B. Satisfeito.
  • C. Porta.
  • D. Oração.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...