Questões de Línguas Outras da METTA C&C

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Em LIBRAS - os verbos que possuem concordância de gênero são chamados de verbo classificador porque concorda com o sujeito ou objeto da frase. A configuração de mão é uma marca de concordância de gênero: PESSOA, ANIMAL, COISA, VEÍCULO. Com relação os processos de formação de sinais na LIBRAS:

I. Cair.

II. Tesoura.

III. Mover.

IV. Andar.

V. Barco.

 Assinale a alternativa que contempla itens CORRETOS:

  • A.

    I, II, III, IV;

  • B.

    I, II, III, V;

  • C.

    I, II, IV, V;

  • D.

    I, III, IV, V;

  • E.

    I, III, IV.

Na frase, “quantos filhos você quer ter”? a transcrição da mesma em LIBRAS ocorre em:

A cultura surda é muito recente no Brasil, tem pouco mais de cento e vinte anos. Pode-se perceber uma identidade sendo ou seja, características surda, como:

I. A maioria das pessoas surdas prefere um relacionamento mais intimo com outra pessoa surda;

II. Suas piadas envolvem a problemática da incompreensão da surdez pelo ouvinte que geralmente é o português que não percebe bem, ou quer dar uma de esperto e se dá mal.

III. O surdo tem um modo próprio de olhar o mundo onde as pessoas são expressões faciais e corporais. Como falar com as mãos possui uma agilidade que podem se transformar em poesia.

IV. A cultura surda não é sinônimo de identidade surda.

V. Os surdos não têm cultura própria.

Assinale a alternativa que contemplam todos e somente itens INCORRETOS:

  • A.

    I, II e III;

  • B.

    II, III e IV;

  • C.

    II e III;

  • D.

    III e IV;

  • E.

    IV e V.

A FENEIS foi fundada em 1987, quando os surdos resolveram assumir a liderança da Federação Nacional de Educação da Deficiência auditiva (FENEIDA) sua sede é no Rio de janeiro, mas já possui dez regiões:

I. Belo Horizonte, Teófilo o Toni, Brasília.

II. Paraíba, Ceará, Espírito Santo.

III. Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis.

IV. São Paulo, Recife, Fortaleza, Manaus.

V. Belém, Rio Grande do Norte, Bahia.

Assinale a alternativa que contemplam somente itens CORRETOS:

  • A.

    I, II, III, IV;

  • B.

    I, II, III, V;

  • C.

    I, III, IV, V;

  • D.

    I, II, IV, V;

  • E.

    I, III, IV.

É no inicio do século XVI que surgem relatos de diversos pedagogos que se dispuseram a trabalhar com surdos, dentre eles trabalhava um importante pedagogo alemão, professor de surdos, seu método de educar era conhecido apenas pelo seu filho. Essa filosofia educacional oralista remete os métodos de:

  • A.

    Heinicke;

  • B.

    Pedro Ponce de Leon;

  • C.

    O abade Charles M. De L’Epée;

  • D.

    Willian Stokoe;

  • E.

    Juan Pablo Bonet.

A Educação de surdos é um assunto inquietante pelas dificuldades que impõe e por suas limitações. As propostas educacionais direcionadas para o sujeito surdo têm como objetivo:

I. Proporcionar o desenvolvimento pleno de suas capacidades, contudo não é isso que se observa na pratica.

II. É no inicio do século XX que se começa a admitir que os surdos possam aprender através de procedimentos pedagogicos sem que haja interferências sobrenaturais.

III. Cada pedagogo trabalhava autonomamente e não era comum a troca de experiência.

IV. Durante a antiguidade e por quase toda a idade média pensava-se que os surdos fossem educáveis.

V. O propósito da educação dos surdos, então, era que estes pudessem desenvolver seu pensamento, adquirir conhecimento e se comunicar com o mundo ouvinte.

Assinale a alternativa que contemplam todos e somente itens CORRETOS:

  • A.

    I e II;

  • B.

    I, II e III;

  • C.

    I, III e IV;

  • D.

    II, III e IV;

  • E.

    I, III, IV e V.

O Artigo 2º da lei nº 10.436/02 afirma que:

  • A.

    As instituições públicas e empresas concessionárias concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, de acordo com as normas legais em vigor;

  • B.

    É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a língua Brasileira de sinais (Libras) e outros recursos de expressão a ela associados;

  • C.

    Deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formais institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da língua Brasileira de sinais (Libras) como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil;

  • D.

    O sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de sinais ( Libras), como parte integrante dos parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, conforme legislação vigente;

  • E.

    Nenhuma das alternativas acima.

Os sinais de LIBRAS são formados por vários parâmetros, dentre os citados abaixo o único que NÃO se encontra dentro desses parâmetros se encontra na alternativa:

  • A.

    Configuração das mãos;

  • B.

    Oralização temporal;

  • C.

    Ponto de articulação;

  • D.

    Movimento;

  • E.

    Expressão facial e/ou corporal.

Utilizam-se como empréstimos linguísticos para expressar nomes e palavras sem sinal:

  • A.

    Datilografia;

  • B.

    Cartografia;

  • C.

    Datilologia.;

  • D.

    Papiloscopia;

  • E.

    Gestos.

O que diferencia as línguas de sinais das demais línguas:

  • A.

    Sua importância para a cultura surda;

  • B.

    Sua modalidade visual-espacial;

  • C.

    Sua modalidade oral-espacial;

  • D.

    Sua importância para o meio social do aluno surdo;

  • E.

    Sua estrutura.

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