Questões de Línguas Outras da Instituto Quadrix

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Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subsecutivos acerca do AEE para alunos com surdez.

O planejamento do AEE em Libras é uma atribuição do professor especializado nesse atendimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da filosofia bilíngue da educação de surdos e da prática pedagógica do professor, julgue os itens seguintes. A língua de sinais deverá ser ensinada após a aquisição do português escrito pelo aluno surdo, em processo análogo ao da alfabetização da criança ouvinte.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da filosofia bilíngue da educação de surdos e da prática pedagógica do professor, julgue os itens seguintes. Para que o processo de ensino-aprendizagem do estudante surdo transcorra de forma efetiva e eficiente, o professor deverá ser, preferencialmente, usuário nativo da Libras ou bilíngue.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da filosofia bilíngue da educação de surdos e da prática pedagógica do professor, julgue os itens seguintes. Na perspectiva do indivíduo surdo, a língua de sinais é sua primeira língua (L1).

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a legislação específica que regulamenta a oferta da educação de surdos e o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Brasil, julgue os itens subsequentes. De acordo com a legislação vigente, o ensino da Libras deverá ser ministrado em nível superior e, prioritariamente, para a comunidade surda.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a legislação específica que regulamenta a oferta da educação de surdos e o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Brasil, julgue os itens subsequentes. Os projetos que propõem o ensino da Libras encontram-se em fase de análise nas instâncias legislativas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No Brasil, o conjunto de dispositivos legais que dispõe sobre a educação especial e inclusiva passou a contar, em 2015, com a Lei Brasileira de Inclusão, Lei n.º 13.146/2015, cujo teor abrange inovações no campo educacional. No que se refere a esse documento legal, julgue os itens que se seguem. A educação inclusiva de surdos não está explicitada na lei pelo fato de não se enquadrar como deficiência física ou limitação na mobilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

No Brasil, o conjunto de dispositivos legais que dispõe sobre a educação especial e inclusiva passou a contar, em 2015, com a Lei Brasileira de Inclusão, Lei n.º 13.146/2015, cujo teor abrange inovações no campo educacional. No que se refere a esse documento legal, julgue os itens que se seguem. Em relação à educação especial, estados, DF e municípios poderão regulamentar sua própria forma de oferta acerca da inclusão ou da integração.

  • C. Certo
  • E. Errado

No Brasil, a partir dos anos 1950 e por um longo período, o princípio da normalização orientou o atendimento educacional ofertado aos estudantes com deficiência, entre eles os surdos. A respeito desse princípio, julgue os itens a seguir. A deficiência é analisada sob o enfoque socioantropológico e considerada como uma característica da diversidade social e humana.

  • C. Certo
  • E. Errado

No Brasil, a partir dos anos 1950 e por um longo período, o princípio da normalização orientou o atendimento educacional ofertado aos estudantes com deficiência, entre eles os surdos. A respeito desse princípio, julgue os itens a seguir. A observância desse princípio implica a criação, para as pessoas com deficiência, de condições de vida análogas às das pessoas normais de uma sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado
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