Questões de Matemática

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Procurando minimizar os riscos de investimento, Luiz distribuiu seu capital em duas aplicações distintas. Aplicou R$ 30.000,00 em um investimento com rendimento de 3% ao mês, a juros simples. Outros R$ 70.000,00, aplicou em um fundo de investimento que rende 2% ao mês, a juros compostos.

Após um ano, a taxa efetiva de rendimento anual obtida no investimento dos R$ 100.000,00 foi de

Dados: 1,0212 ≈ 1,27

  • A. 29,7%.
  • B. 32,5%.
  • C. 15,7%.
  • D. 36,3%.
  • E. 27,2%.

Um serviço de entregas através de drones possui dois pacotes disponíveis a seus clientes: SmartExpress (SE) e LongWay (LW). No pacote LW, paga‐se uma tarifa fixa de R$ 12,25 acrescida de R$ 0,45 por quilômetro percorrido pelo drone. No pacote SE, por sua vez, não há tarifa fixa, mas paga‐se R$ 0,80 por cada quilômetro percorrido. Dessa forma, o pacote SE permanecerá mais vantajoso para o cliente enquanto a distância percorrida for, em Km, inferior a:

  • A. 28.
  • B. 29.
  • C. 33.
  • D. 35.

Ao se multiplicar o número 1580 por 1,037 obtém-se um produto que é

  • A. 63% menor que 1580.
  • B. 37% maior que 1580.
  • C. 0,63% menor que 1580.
  • D. 103,7% maior que 1580.
  • E. 3,7% maior que 1580.

Dada a função, então g(f(-1)) é:

  • A. -1
  • B. 0
  • C. 1
  • D. 5

Em uma aula sobre proporcionalidade o professor de matemática trabalhou com um mapa cuja escala era de 1 : 1000000. Como o mapa era dos EUA, ele optou em trabalhar com o sistema inglês de medidas informando aos alunos que 1 milha corresponde a aproximadamente 1,6 quilômetros, e pediu que eles usassem as informações para responder a seguinte pergunta:

“Uma distância de 10 cm nesse mapa corresponde, aproximadamente, a quantas milhas na realidade?”

Os alunos que acertaram a questão deram como resposta

  • A. 16 milhas.
  • B. 160 milhas.
  • C. 625 milhas.
  • D. 62,5 milhas.
  • E. 1600 milhas.

Na soma 1 + 2 + 3 podemos trocar um sinal de “adição” por um sinal de “igual” de forma que apareça uma igualdade verdadeira; veja: 1 + 2 = 3. Investigando esse curioso fato, um estudante se perguntou se o mesmo fato curioso ocorreria com a soma 1 + 2 + 3 + 4 +... +78 + 79 + 80. O professor sugeriu que o estudante tentasse encontrar a resposta por conta própria usando a “fórmula da soma dos termos de uma progressão aritmética” e, em seguida, a “fórmula de resolução de equação do 2º grau”. Se o estudante percorreu corretamente o encaminhamento sugerido pelo professor, ele concluiu que o curioso fato não ocorre na nova sequência investigada porque

  • A. 80 não é um quadrado perfeito.
  • B. 80 não é um número primo.
  • C.
  • D.
  • E.

Lucas e Marcelo trabalham no mesmo escritório e ganham R$ 4500,00 e R$ 3600,00, respectivamente. Lucas foi promovido e ganhou aumento de 20% no seu salário. Dias depois, Marcelo foi também promovido, passou a desempenhar trabalho equivalente ao de Lucas e também passou a receber um salário igual ao dele.

A porcentagem de aumento do salário de Marcelo foi de:

  • A. 40%;
  • B. 50%;
  • C. 60%;
  • D. 64%;
  • E. 72%.

Uma escola possui 250 estudantes homens, 270 estudantes mulheres, 8 professores homens e 12 professoras mulheres. Sorteando-se ao acaso 5% do total das pessoas citadas, é correto afirmar que o grupo de pessoas sorteadas contará com

  • A. no mínimo 24 mulheres.
  • B. no mínimo 12 homens.
  • C. no mínimo 10 estudantes.
  • D. pelo menos 7 estudantes.
  • E. pelo menos 2 professores.

Com relação ao conjunto de oito elementos { 6, 3, 4, 3, 1, x, 7, 5 }, x é um número inteiro positivo tal que esse conjunto seja bimodal (tenha duas modas distintas), e tenha mediana igual a 7/2 . De acordo com os dados, é correto afirmar que x é igual a

  • A. 1.
  • B. 5.
  • C. 4.
  • D. 3.
  • E. 2.

Na figura abaixo, duas circunferências de centro em A possuem raios medindo 5√2 e 3√2, respectivamente. O quadrado maior está inscrito na circunferência de raio 5√2 e o quadrado menor na circunferência de raio 3√2.

A área da região hachurada é igual a

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
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