Questões sobre Aritmética e Algebra

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O que comumente se vê nas escolas é o ensino das operações matemáticas baseado na 14 PROFESSOR III - MATEMÁTICA comunicação de um procedimento de _____________ associado posteriormente a um pequeno universo de problemas que, supõe-se, “os alunos darão conta” do conceito. Porém, isolados do seu contexto, os algaritmos se convertem em respostas adquiridas para perguntas futuras a respeito das quais não se sabe muito.

(DÉLIA,L e SADOVSKY, P - O Sistema de numeração: Um problema didático, In Didática da matemática: Reflexões psicopedagógicas, Artmed, Porto Alegre, págs 73-155, com adaptações)

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima.

  • A.

    divisão;

  • B.

    soma;

  • C.

    cálculo;

  • D.

    memorização;

  • E.

    N.d.a.

Uma corrida de táxi tem a bandeirada de R$ 5,00 e o custo por km de R$ 1,60. Qual a expressão que representa a função da situação de uma corrida de táxi? (Iezzi,Gelson – Matemática vol. único,Atual Editora, 4ª. Ed ,2ª. reimpressão, São Paulo, pág. 38 c/ adaptações)

  • A.

    C (x) = 1,60x + 5,00;

  • B.

    C (x) = 6,60x;

  • C.

    C (x) = 1,60 + 5,00x;

  • D.

    C (x) = 1,60x +5,00x;

  • E.

    N.d.a.

Sabe-se que, no instante em que a água de um poço ocupava 2/5 de sua capacidade, alguns operários foram designados para a operação de retirada da água de seu interior e, que, para tal, usaram apenas recipientes com capacidade igual a 7/4 de litro. Se o poço tinha capacidade para C litros d'água e 41 930 < C < 42 000, o número mínimo de vezes que esses recipientes foram usados até que o poço ficasse completamente vazio é igual a

  • A.

    8 750.

  • B.

    8 995.

  • C.

    9 180.

  • D.

    9 375.

  • E.

    9 590.

Qual o conjunto solução para a inequação 4( x + 1) – 5 ≤ 2 ( x + 3)? (Iezzi,Gelson – Matemática vol. único,Atual Editora, 4ª. Ed ,2ª. reimpressão, São Paulo,pág. 45 ex. 9)

  • A.

    S = { x ∈ R / x ≤ 3/2 }

  • B.

    S = { x ∈ R / x < 3/2 }

  • C.

    S = { x ∈ R / x ≤ 2/7 }

  • D.

    S = { x ∈ R / x ≤ 7/2 }

  • E.

    N.d.a.

Suponha que, na fabricação de n unidades de certo produto, são previstos, em reais, um custo C(n) = 3n + 20 e um lucro L(n) = 8n – 30. Para que o lucro supere 250% do custo, o número mínimo de unidades desse produto que devem ser vendidas é igual a

  • A.

    11.

  • B.

    50.

  • C.

    143.

  • D.

    161.

  • E.

    175.

  • A. A = {1, 2, 3, 4}
  • B. B = {1, 3, 6, 7}
  • C. C = {4, 5, 6, 8}
  • D. A B tem exatamente dois elementos
  • E. B  C

Qual a fração geratriz da dizima 3,2757575....? (Iezzi,Gelson – Matemática vol. único, Atual Editora, 4ª. Ed ,2ª. reimpressão, São Paulo,pág. 12)

  • A.

    3243/330;

  • B.

    1081/990;

  • C.

    3243/3275;

  • D.

    1081/330;

  • E.

    N.d.a.

Chama-se fração decimal toda fração da forma  , em que . Com base nessa definição, se , é correto concluir que:

  • A.

    x < 100 e n > 5

  • B.

    50 < x < 80 e n < 5

  • C.

    x + n = 100

  • D.

    x é ímpar e n é par

  • E.

    x e n são ímpares

Numa classe de 42 alunos há 18 rapazes e 24 moças, é correto afirmar: (Iezzi, Gelson – Matemática vol. único,Atual Editora, 4ª. Ed , 2ª. reimpressão, São Paulo, 2007, pág. 151)

  • A.

    A razão entre rapazes e moças é 3/4;

  • B.

    A razão entre moças e rapazes é 3/4;

  • C.

    A razão entre rapazes e moças é 4/3;

  • D.

    A razão entre rapazes e moças é 18/42;

  • E.

    N.d.a.

A forma quadrática pode ser negativa.

  • C. Certo
  • E. Errado
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