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O que comumente se vê nas escolas é o ensino das operações matemáticas baseado na 14 PROFESSOR III - MATEMÁTICA comunicação de um procedimento de _____________ associado posteriormente a um pequeno universo de problemas que, supõe-se, os alunos darão conta do conceito. Porém, isolados do seu contexto, os algaritmos se convertem em respostas adquiridas para perguntas futuras a respeito das quais não se sabe muito.
(DÉLIA,L e SADOVSKY, P - O Sistema de numeração: Um problema didático, In Didática da matemática: Reflexões psicopedagógicas, Artmed, Porto Alegre, págs 73-155, com adaptações)
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima.
divisão;
soma;
cálculo;
memorização;
N.d.a.
Uma corrida de táxi tem a bandeirada de R$ 5,00 e o custo por km de R$ 1,60. Qual a expressão que representa a função da situação de uma corrida de táxi? (Iezzi,Gelson Matemática vol. único,Atual Editora, 4ª. Ed ,2ª. reimpressão, São Paulo, pág. 38 c/ adaptações)
C (x) = 1,60x + 5,00;
C (x) = 6,60x;
C (x) = 1,60 + 5,00x;
C (x) = 1,60x +5,00x;
N.d.a.
Sabe-se que, no instante em que a água de um poço ocupava 2/5 de sua capacidade, alguns operários foram designados para a operação de retirada da água de seu interior e, que, para tal, usaram apenas recipientes com capacidade igual a 7/4 de litro. Se o poço tinha capacidade para C litros d'água e 41 930 < C < 42 000, o número mínimo de vezes que esses recipientes foram usados até que o poço ficasse completamente vazio é igual a
8 750.
8 995.
9 180.
9 375.
9 590.
Qual o conjunto solução para a inequação 4( x + 1) 5 ≤ 2 ( x + 3)? (Iezzi,Gelson Matemática vol. único,Atual Editora, 4ª. Ed ,2ª. reimpressão, São Paulo,pág. 45 ex. 9)
S = { x ∈ R / x ≤ 3/2 }
S = { x ∈ R / x < 3/2 }
S = { x ∈ R / x ≤ 2/7 }
S = { x ∈ R / x ≤ 7/2 }
N.d.a.
Suponha que, na fabricação de n unidades de certo produto, são previstos, em reais, um custo C(n) = 3n + 20 e um lucro L(n) = 8n – 30. Para que o lucro supere 250% do custo, o número mínimo de unidades desse produto que devem ser vendidas é igual a
11.
50.
143.
161.
175.
Qual a fração geratriz da dizima 3,2757575....? (Iezzi,Gelson Matemática vol. único, Atual Editora, 4ª. Ed ,2ª. reimpressão, São Paulo,pág. 12)
3243/330;
1081/990;
3243/3275;
1081/330;
N.d.a.
Chama-se fração decimal toda fração da forma , em que . Com base nessa definição, se , é correto concluir que:
x < 100 e n > 5
50 < x < 80 e n < 5
x + n = 100
x é ímpar e n é par
x e n são ímpares
Numa classe de 42 alunos há 18 rapazes e 24 moças, é correto afirmar: (Iezzi, Gelson Matemática vol. único,Atual Editora, 4ª. Ed , 2ª. reimpressão, São Paulo, 2007, pág. 151)
A razão entre rapazes e moças é 3/4;
A razão entre moças e rapazes é 3/4;
A razão entre rapazes e moças é 4/3;
A razão entre rapazes e moças é 18/42;
N.d.a.
A forma quadrática pode ser negativa.
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