Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quando o Professor de matemática elabora suas aulas voltadas para as soluções de problemas NÃO está correto:
Usar estratégias para soluções de problemas.
Utilizar problemas com aplicações na vida diária.
Usar palavras chaves para determinar as operações a utilizar.
Apresentação verbal de problemas com variedades de estruturas e de formas de solução.
Problemas abertos e projetos de solução ampliados.
O resultado de 5 + 30 ÷ 5 3 é:
4;
8;
12;
17;
20.
Os conteúdos da Matemática vinculam-se diretamente ao cotidiano dos alunos. Esta ligação entre o saber matemático pode ser feita pelos Temas Transversais estabelecidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's). NÃO é um tema transversal:
Orientação Vocacional.
Ética.
Orientação sexual.
Pluralidade Cultural.
Saúde.
Foram entrevistados 2,3 mil agricultores beneficiários do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) na safra 2004/2005, em um universo de 420 mil produtores familiares paranaenses. A pesquisa focou três grupos de crédito dentro do Pronaf: C, D e E e ouviu também 500 gestores locais (prefeituras, sindicatos, entre outros) de três regiões do Estado: o Vale do Ribeira, Oeste e Sudoeste. Sobre a agricultura familiar no Estado do Paraná, podemos afirmar:
I. Dos produtores que obtiveram crédito apenas uma vez na safra 2004/2005, 53% foram mulheres.
II. 99% dos beneficiários utilizam os créditos de custeio para a aquisição de insumos agrícolas. Mais de 90% usam insumos modernos: agrotóxicos, adubos químicos e sementes selecionadas.
III. 64% dos agricultores consideraram "a garantia da compra pela produção" como a mais importante política pública oferecida.
IV. No Grupo C, o número de agricultores que possui trator é próximo a 0 (zero) e apenas 2% possuem colhedeiras; no grupo D 36% possuem trator e no grupo E 58% têm trator.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
I e II.
I e III.
II e III.
I, II e III.
II, III e IV.
Delia Lerner de Zunino, em seu livro Matemática na escola: aqui e agora, constata que muitas crianças de 5ª série não conseguem formular situações-problema. Ela atribui essa deficiência ao fato de
o professor não desenvolver um ensino e aprendizagem baseados na memorização de regras e procedimentos.
o professor não propiciar aos alunos condições para que se convertam em produtores de situações-problema.
o professor nunca colocar os alunos no papel de consumidores de problemas enunciados pelo professor ou pelo livrodidático.
a vida cotidiana não apresentar situações para as quais necessitamos formular claramente os problemas nelas envolvidos, para poder resolvê-los.
a história da produção do conhecimento matemático não ser caracterizada pela criação humana de situações-problema.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática para os terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, o Meio Ambiente se constitui como um dos temas transversais que pode e deve ser tratado integra-damente com a construção de conceitos e idéias mate-máticas. Uma das justificativas para tal recomendação se baseia no fato de que a aprendizagem da Matemática propicia
a construção de uma linguagem essencialmente escrita − a linguagem matemática − favorecendo a compreensão da língua materna.
necessariamente o manuseio de modelos geométricos, favorecendo a compreensão dos limites do uso dos recursos naturais.
um trabalho significativo com as propriedades das operações com números reais, favorecendo o estudo detalhado da questão da sustentabilidade.
o estudo da Teoria dos Números, favorecendo a tomada de decisões no que se refere aos problemas da reciclagem.
a quantificação de aspectos envolvidos em problemas ambientais, favorecendo uma visão mais clara deles.
Uma gráfica recebeu uma encomenda para a impressão de certa quantidade de folhetos, com prazo de entrega de 30 dias. Considerando que fossem utilizadas três máquinas idênticas, operando cada uma 5 horas por dia, que essas máquinas funcionassem perfeitamente e que a quantidade de folhetos impressos fosse a mesma para cada dia, o proprietário da gráfica calculou que esse serviço seria realizado em, exatamente, 30 dias. Para antecipar a entrega da encomenda, o proprietário da gráfica colocou em operação, a partir do 21º dia, mais duas máquinas idênticas às que já vinham operando, todas funcionando 5 horas por dia. Sabendo-se que todas as máquinas funcionaram perfeitamente durante todo o trabalho de impressão, os folhetos encomendados foram impressos em:
Os moradores de uma alameda (vila de casas), com o objetivo de amenizar o calor, resolveram plantar árvores em toda extensão da rua, dos dois lados. Sabe-se que a rua tem 112 metros de extensão e que os moradores dispõem de 16 mudas de árvores para serem plantadas nos dois lados da alameda, uma bem no início e outra bem no fim da alameda, em igual distância. Desta forma, a distância entre uma árvore e outra deverá ser de:
14 m
15 m
16 m
18 m
Vinte gotas de solução fisiológica a 0,9% correspondem, em volume, a
Texto para as questões de 43 a 48
A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana, HIV-1, provocou consideráveis modificações na sociedade e na prática médica e laboratorial a partir da década de 80 do século XX. O risco de transmissão pelo contato de sangue contaminado com lesões na pele tornou rotineiros alguns procedimentos de segurança antes pouco utilizados, uma vez que a taxa de infecção em profissionais da saúde é de 3 para 1.000. Em algumas regiões, a incidência dessa infecção em mulheres chega a 24% por ano, e 5% dos usuários de drogas injetáveis são portadores do vírus HIV-1. Infecções oportunistas, como a pneumonia por Pneumocystis carinii, passaram a apresentar maior incidência, fazendo-se necessário o uso de diversos recursos laboratoriais não somente para o diagnóstico e o acompanhamento da infecção por HIV como também para o acompanhamento das próprias infecções oportunistas.
Com relação aos dados estatísticos apresentados no texto, assinale a opção correta.
A partir da informação de que a taxa de transmissão é de 3 profissionais em 1.000, é correto concluir que a chance de um profissional de saúde ser contaminado por agulha caso se acidente é de 1/333.
De acordo com o texto, a taxa de incidência em homens nãousuários de drogas é de 71%.
Considerando as informações apresentadas, em uma população com 3.000 indivíduos usuários de drogas injetáveis, com as características descritas no texto, espera-se encontrar 150 indivíduos infectados pelo vírus HIV.
De acordo com o texto, indivíduos que já atuavam na prática laboratorial antes dos anos 80 do século XX apresentam, hoje, menor risco de contaminação por HIV.
O texto afirma que há regiões em que 24% das pessoas já infectadas por HIV-1 são mulheres.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...