Questões sobre Geral

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Quando o Professor de matemática elabora suas aulas voltadas para as soluções de problemas NÃO está correto:

  • A.

    Usar estratégias para soluções de problemas.

  • B.

    Utilizar problemas com aplicações na vida diária.

  • C.

    Usar palavras chaves para determinar as operações a utilizar.

  • D.

    Apresentação verbal de problemas com variedades de estruturas e de formas de solução.

  • E.

    Problemas abertos e projetos de solução ampliados.

O resultado de 5 + 30 ÷ 5 – 3 é:

  • A.

    4;

  • B.

    8;

  • C.

    12;

  • D.

    17;

  • E.

    20.

Os conteúdos da Matemática vinculam-se diretamente ao cotidiano dos alunos. Esta ligação entre o saber matemático pode ser feita pelos Temas Transversais estabelecidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's). NÃO é um tema transversal:

  • A.

    Orientação Vocacional.

  • B.

    Ética.

  • C.

    Orientação sexual.

  • D.

    Pluralidade Cultural.

  • E.

    Saúde.

Foram entrevistados 2,3 mil agricultores beneficiários do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) na safra 2004/2005, em um universo de 420 mil produtores familiares paranaenses. A pesquisa focou três grupos de crédito dentro do Pronaf: C, D e E e ouviu também 500 gestores locais (prefeituras, sindicatos, entre outros) de três regiões do Estado: o Vale do Ribeira, Oeste e Sudoeste. Sobre a agricultura familiar no Estado do Paraná, podemos afirmar:

I. Dos produtores que obtiveram crédito apenas uma vez na safra 2004/2005, 53% foram mulheres.

II. 99% dos beneficiários utilizam os créditos de custeio para a aquisição de insumos agrícolas. Mais de 90% usam insumos modernos: agrotóxicos, adubos químicos e sementes selecionadas.

III. 64% dos agricultores consideraram "a garantia da compra pela produção" como a mais importante política pública oferecida.

IV. No Grupo C, o número de agricultores que possui trator é próximo a 0 (zero) e apenas 2% possuem colhedeiras; no grupo D 36% possuem trator e no grupo E 58% têm trator.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    II, III e IV.

Delia Lerner de Zunino, em seu livro Matemática na escola: aqui e agora, constata que muitas crianças de 5ª série não conseguem formular situações-problema. Ela atribui essa deficiência ao fato de

  • A.

    o professor não desenvolver um ensino e aprendizagem baseados na memorização de regras e procedimentos.

  • B.

    o professor não propiciar aos alunos condições para que se convertam em produtores de situações-problema.

  • C.

    o professor nunca colocar os alunos no papel de consumidores de problemas enunciados pelo professor ou pelo livrodidático.

  • D.

    a vida cotidiana não apresentar situações para as quais necessitamos formular claramente os problemas nelas envolvidos, para poder resolvê-los.

  • E.

    a história da produção do conhecimento matemático não ser caracterizada pela criação humana de situações-problema.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática para os terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, o Meio Ambiente se constitui como um dos temas transversais que pode e deve ser tratado integra-damente com a construção de conceitos e idéias mate-máticas. Uma das justificativas para tal recomendação se baseia no fato de que a aprendizagem da Matemática propicia

  • A.

    a construção de uma linguagem essencialmente escrita − a linguagem matemática − favorecendo a compreensão da língua materna.

  • B.

    necessariamente o manuseio de modelos geométricos, favorecendo a compreensão dos limites do uso dos recursos naturais.

  • C.

    um trabalho significativo com as propriedades das operações com números reais, favorecendo o estudo detalhado da questão da sustentabilidade.

  • D.

    o estudo da Teoria dos Números, favorecendo a tomada de decisões no que se refere aos problemas da reciclagem.

  • E.

    a quantificação de aspectos envolvidos em problemas ambientais, favorecendo uma visão mais clara deles.

Uma gráfica recebeu uma encomenda para a impressão de certa quantidade de folhetos, com prazo de entrega de 30 dias. Considerando que fossem utilizadas três máquinas idênticas, operando cada uma 5 horas por dia, que essas máquinas funcionassem perfeitamente e que a quantidade de folhetos impressos fosse a mesma para cada dia, o proprietário da gráfica calculou que esse serviço seria realizado em, exatamente, 30 dias. Para antecipar a entrega da encomenda, o proprietário da gráfica colocou em operação, a partir do 21º dia, mais duas máquinas idênticas às que já vinham operando, todas funcionando 5 horas por dia. Sabendo-se que todas as máquinas funcionaram perfeitamente durante todo o trabalho de impressão, os folhetos encomendados foram impressos em:

  • A. 24 dias
  • B. 25 dias
  • C. 26 dias
  • D. 27 dias
  • E. 28 dias

Os moradores de uma alameda (vila de casas), com o objetivo de amenizar o calor, resolveram plantar árvores em toda extensão da rua, dos dois lados. Sabe-se que a rua tem 112 metros de extensão e que os moradores dispõem de 16 mudas de árvores para serem plantadas nos dois lados da alameda, uma bem no início e outra bem no fim da alameda, em igual distância. Desta forma, a distância entre uma árvore e outra deverá ser de:

  • A.

    14 m

  • B.

    15 m

  • C.

    16 m

  • D.

    18 m

Vinte gotas de solução fisiológica a 0,9% correspondem, em volume, a

  • A. 1 mililitro ou 1 centímetro cúbico.
  • B. 100 mililitros ou 100 centímetros cúbicos.
  • C. 10 mililitros ou 10 centímetros cúbicos.
  • D. 1 mililitro ou 10 centímetros cúbicos.
  • E. 10 mililitros ou 1 centímetro cúbico.

Texto para as questões de 43 a 48

 

A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana, HIV-1, provocou consideráveis modificações na sociedade e na prática médica e laboratorial a partir da década de 80 do século XX. O risco de transmissão pelo contato de sangue contaminado com lesões na pele tornou rotineiros alguns procedimentos de segurança antes pouco utilizados, uma vez que a taxa de infecção em profissionais da saúde é de 3 para 1.000. Em algumas regiões, a incidência dessa infecção em mulheres chega a 24% por ano, e 5% dos usuários de drogas injetáveis são portadores do vírus HIV-1. Infecções oportunistas, como a pneumonia por Pneumocystis carinii, passaram a apresentar maior incidência, fazendo-se necessário o uso de diversos recursos laboratoriais não somente para o diagnóstico e o acompanhamento da infecção por HIV como também para o acompanhamento das próprias infecções oportunistas.

Com relação aos dados estatísticos apresentados no texto, assinale a opção correta.

  • A.

    A partir da informação de que a taxa de transmissão é de 3 profissionais em 1.000, é correto concluir que a chance de um profissional de saúde ser contaminado por agulha caso se acidente é de 1/333.

  • B.

    De acordo com o texto, a taxa de incidência em homens nãousuários de drogas é de 71%.

  • C.

    Considerando as informações apresentadas, em uma população com 3.000 indivíduos usuários de drogas injetáveis, com as características descritas no texto, espera-se encontrar 150 indivíduos infectados pelo vírus HIV.

  • D.

    De acordo com o texto, indivíduos que já atuavam na prática laboratorial antes dos anos 80 do século XX apresentam, hoje, menor risco de contaminação por HIV.

  • E.

    O texto afirma que há regiões em que 24% das pessoas já infectadas por HIV-1 são mulheres.

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