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Considere que, durante uma certa epidemia, cada indivíduo, começando no dia seguinte ao que foi infectado pelo vírus transmissor da doença e durante 10 dias consecutivos, contamine diariamente um outro indivíduo. Assim, se um indivíduo é infectado no dia 0, no dia 1, ele continuará infectado e contaminará mais um indivíduo; no dia 2, serão 4 indivíduos infectados, e assim por diante. No dia 11, o ciclo de vida do vírus completa-se para o primeiro indivíduo infectado, que, então, livra-se da doença, o mesmo se repetindo para os demais indivíduos, quando se completam 11 dias após eles serem infectados. Com base nessa situação hipotética, representando por an o número de indivíduos infectados n dias após a ocorrência da primeira infecção por esse vírus e supondo a0 = 1, julgue os itens a seguir.
Considere que, durante uma certa epidemia, cada indivíduo, começando no dia seguinte ao que foi infectado pelo vírus transmissor da doença e durante 10 dias consecutivos, contamine diariamente um outro indivíduo. Assim, se um indivíduo é infectado no dia 0, no dia 1, ele continuará infectado e contaminará mais um indivíduo; no dia 2, serão 4 indivíduos infectados, e assim por diante. No dia 11, o ciclo de vida do vírus completa-se para o primeiro indivíduo infectado, que, então, livra-se da doença, o mesmo se repetindo para os demais indivíduos, quando se completam 11 dias após eles serem infectados. Com base nessa situação hipotética, representando por an o número de indivíduos infectados n dias após a ocorrência da primeira infecção por esse vírus e supondo a0 = 1, julgue os itens a seguir.
Acerca de aspectos estruturais e das idéias do texto acima, julgue os seguintes itens.
Se o percentual de crescimento do número de correntistas pessoa física do BB, verificado em 2001, se mantiver para 2002 e 2003, então, ao final de 2003, o BB terá mais de 16 milhões de correntistas.
Matemática - Progressões/Sequências - Fundação de Apoio ao Esino, Pesquisa, e Desenvolvimento da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (FAEPOL) - 2002
Observe a seqüência de números a seguir:
2,5 6,5 14,5 30,5 ...
O segundo número (6,5) foi obtido aplicando uma equação de 1o grau ao primeiro (2,5), ou seja, se x1 e x2 representam, respectivamente, os dois primeiro números,
x2 = ax1 + b
do mesmo modo, o terceiro número x3 foi obtido aplicando a mesma equação ao segundo, ou seja,
x3 = ax2 + b
e assim sucessivamente. O quinto número desta seqüência será então igual a:
46,5;
52,5;
56,5;
62,5;
66,5.
Matemática - Progressões/Sequências - Fundação de Apoio ao Esino, Pesquisa, e Desenvolvimento da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (FAEPOL) - 2002
55 - Dois amigos decidiram só trocar correspondências na internet por intermédio de códigos. Eles combinaram, a partir de um determinado dia, usar as 26 letras
ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
do seguinte modo: no primeiro dia, cada letra vira a seguinte neste alfabeto, ou seja, A vira B, B vira C e assim por diante, até Z, que vira A.
Por exemplo, a palavra HOJE seria escrita como IPKF. No segundo dia, pula mais uma letra, ou seja, A vira C, B vira D e assim por diante. Note que, neste segundo dia, Y vira A e Z vira B. No terceiro dia pula mais uma letra, ou seja, A vira D, B vira E etc. e assim sucessivamente ao longo dos dias. É claro que no vigésimo-sexto dia A viraria A, o código seria desfeito e a mensagem poderia ser lida por quem não conhece o código. Para evitar isto, no vigésimo-sexto dia os amigos voltam a usar o código do primeiro dia e assim por diante.
Neste caso, se um amigo, no 569o dia, quiser dizer AMIGO deverá escrever:
ZLHFN;
DPLJR;
EQMKS;
FRNLT;
YKGEM.
Matemática - Progressões/Sequências - Fundação de Apoio ao Esino, Pesquisa, e Desenvolvimento da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (FAEPOL) - 2002
Um cartaz digital de propaganda apresenta a logomarca do anunciante, que tem forma circular, da seguinte maneira: num determinado momento, a marca está na posição 1; passado 1min a marca aparece na posição 2, no minuto seguinte ela vai para a posição 3, no minuto seguinte para a posição 4, um minuto depois para a posição 5 e, no 5o minuto, volta para a posição 1, reiniciando o ciclo como mostra a figura:
Uma pessoa começa a observar o cartaz num instante em que a marca está na posição 1. Passadas 2h1min, a marca estará na seguinte posição:
1;
2;
3:
4;
5.
Uma pessoa recebe R$ 1,00 na segunda-feira, R$ 2,00 na terça-feira, R$ 4,00 na quarta-feira, R$ 8,00 na quinta-feira, e assim sucessivamente, durante duas semanas. A quantia total recebida por essa pessoa nesses 14 dias corresponde a:
Num programa de condicionamento físico, uma pessoa caminha 1 km no primeiro dia, 2 km no segundo dia, 3 km no terceiro dia , e assim sucessivamente, durante 10 dias. Ao final desse 10 dias, o número total de quilômetros percorridos será:
Dois carregadores levam caixas de um depósito para um caminhão. O primeiro leva 4 caixas por vez e demora 3 minutos para ir e voltar. O segundo leva 6 caixas por vez e demora 5 minutos para ir e voltar. Mantendo o mesmo ritmo, enquanto o primeiro leva 240 caixas, quantas caixas leva o segundo?
215 caixas
216 caixas.
217 caixas.
218 caixas.
Um ciclista percorre 15 km nos primeiros 20 minutos e a cada 5 minutos seguintes ele percorre 1 km a menos que no período anterior. Quantos quilômetros o ciclista percorrerá depois de andar 1 hora?
99 km
98 km
97 km
96 km
95 km
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