Lista completa de Questões de Matemática da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Matemática - Cálculo Aritmético - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2011
Uma prefeitura precisava alugar condução para levar e trazer diariamente 117 estudantes que frequentavam uma universidade situada em uma cidade próxima. O aluguel mensal de um ônibus era $20.000, de um micro-ônibus era $14.000,00 e de uma van era $7.000. Um ônibus tinha 50 lugares, um micro-ônibus tinha 30 e uma van tinha 12. Sabendo-se que, depois atender a todos os estudantes, a 1ª prioridade era o menor custo total, e a 2ª era a maior quantidade de veículos, pode-se concluir que foram alugados:
2 ônibus e 2 vans;
3 ônibus;
2 ônibus e 1 micro-ônibus;
2 ônibus, 1 micro-ônibus e 1 van;
2 ônibus e 1 van.
Matemática - Cálculo Aritmético - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2011
Ao contratar um carpinteiro para revestir uma parede com um tablado de tábuas verticais, o dono da casa pediu que os filetes (pedaços de tábuas que são cortados de modo a reduzir a largura, com o objetivo de completar um tablado) fossem colocados com larguras iguais, nas extremidades à direita e à esquerda de quem viesse a olhar o tablado de frente. Como a largura da parede era 305 cm e a de cada tábua era 15 cm, o carpinteiro disse que não podia satisfazer o pedido, pois seriam colocadas 20 tábuas inteiras e sobravam 5 cm para filetes. Assim, se eles fossem colocados com larguras iguais nos dois lados, ficariam com 2,5 cm de largura. Desta maneira, disse o carpinteiro, os filetes ficariam muito estreitos e não dariam bom acabamento. O melhor seria colocar só um filete com 5 cm, de um dos lados do tablado. Neste caso pode-se concluir que:
a proposta do carpinteiro é a única opção possível;
é possível usar filetes de 10 cm de cada lado e 19 tábuas inteiras;
é possível usar filetes de 7,5 cm de cada lado e 19 tábuas inteiras;
é possível usar filetes de 8 cm de cada lado e 19 tábuas inteiras;
é possível usar filetes de 9 cm de cada lado e 19 tábuas inteiras.
Matemática - Aritmética e Algebra - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2010
O produto do MDC pelo MMC de dois múltiplos sucessivos de 7 é 2058. O menor desses números é
49
42
35
56
63
As dimensões de um paralelepípedo retângulo formam uma progressão geométrica. Se o volume desse paralelepípedo é igual a 216 e a sua área total é igual a 252, a menor dimensão desse paralelepípedo é
4
9/2
5
6
3
Matemática - Sistemas Lineares - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2010
O sistema do Anexo III tem soluções diferentes de (x, y, z) = (0,0,0) se
m = 1 ou m = 2 ou m = 2.
m = 2 ou m = 1/2 ou m = 2.
m = 3 ou m = 1/2 ou m = 2.
m = 3 ou m = 1/2 ou m = 2.
m = 1 ou m = 2 ou m = 2.
Matemática - Aritmética e Algebra - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2010
x2 + px + 36 = 0
Considere a equação do Anexo II, com raízes x1 e x2. Para que se tenha a relação 1/x1 + 1/x2 = 5/12, o valor de p na equação deverá ser
Dados: a/b, lê-se a dividido por b = fração
18
-15
-21
-27
-32
Célia pesquisou sobre o custo para cobrir o piso da cozinha de sua casa, que se encontra ilustrado no Anexo I, com peças quadradas de cerâmica com 20 cm de lado.
Após fazer as contas, Célia verificou que só poderia comprar metade das peças necessárias para cobrir a totalidade do piso. Dessa forma, Célia comprou
224 peças
235 peças
216 peças
249 peças
252 peças
Matemática - Cálculo Aritmético - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Uma pesquisa realizada com 1000 universitários revelou que 280, 400 e 600 desses universitários são alunos de cursos das áreas de tecnologia, saúde e humanidades, respectivamente. Ela mostrou também que nenhum dos entrevistados é discente de cursos das três áreas e que vários deles fazem cursos em duas áreas. Sabendo que a quantidade de estudantes que fazem cursos das áreas de humanidades e saúde é igual ao dobro da quantidade dos que realizam cursos das áreas de humanidades e tecnologia que, por sua vez, é igual ao dobro dos que fazem cursos das áreas de tecnologia e saúde, a quantidade de entrevistados que fazem apenas cursos da área de tecnologia é igual a
Matemática - Progressões/Sequências - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Os números naturais da seqüência X1, X2, X3, X4,...,XN seguem uma ordem lógica crescente. Sabendo que a soma e o produto dos três primeiros termos dessa seqüência valem, respectivamente, 12 e 48, e que a soma e o produto dos segundo, terceiro e quarto termos valem 18 e 192, respectivamente, o centésimo termo dessa seqüência é igual a
160.
200.
240.
220.
180.
Duas esferas cujos raios medem R cm e r cm estão apoiadas em um mesmo plano horizontal e encostadas uma à outra, conforme figura abaixo.
A distância entre os seus respectivos pontos de apoio nesse plano horizontal é
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