Questões de Mecânica de Autos

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Em um automóvel, um dos principais componentes da direção é o(a)

    A) embreagem.

    B) caixa de câmbio.

    C) diferencial.

    D) homocinética.

    E) barra de direção.

É considerada uma manutenção preventiva de um automóvel

    A) o conserto de um pneu furado.

    B) a substituição da lâmpada do farol queimada.

    C) a retífica de um motor fundido.

    D) a troca de óleo do motor dentro do prazo previsto no manual.

    E) a substituição de uma vela de ignição carbonizada.

Para que uma máquina possa operar, são utilizados diferentes tipos de mecanismos de transmissão, projetados para modificar a potência em determinado eixo de tração. Assinale a opção que apresenta um mecanismo de transmissão mecânica de potência.

    A) regulador de voltagem

    B) rolamentos do cubo de roda

    C) alternador

    D) tomada de potência (TDP)

    E) sistema de ignição

Uma das principais fontes de propulsão de máquinas e motores agrícolas é o motor de combustão interna. Entre os ciclos termodinâmicos empregados nesses motores, os mais comuns são o ciclo Otto e o ciclo Diesel. Considerando essas informações, assinale a opção correta, acerca dos motores de quatro tempos a dísel e dos motores de quatro tempos a gasolina.

    A) Os motores a dísel não necessitam de sistema separado de lubrificação das partes móveis do motor, haja vista o óleo combustível já atender a essa necessidade.

    B) Os motores de quatro tempos a gasolina fornecem mais torque do que os motores a dísel e, por isso, são mais empregados em veículos menores.

    C) Durante o tempo de admissão, o motor a gasolina aspira uma mistura de ar e combustível, enquanto o motor a dísel aspira apenas ar.

    D) As taxas de compressão empregadas nos motores a gasolina costumam variar de 8 a 11 vezes para um, enquanto as taxas nos motores a dísel são muito menores, o que resulta em um regime de rotações menor e em uma produção de maiores torques.

    E) Os motores a dísel não utilizam velas de ignição para produzir a centelha no momento da combustão (queima do combustível); a queima é espontânea, o que implica em menores temperaturas dentro do cilindro e, consequentemente, menores desgastes.

A realização de intervenções de manutenção em tratores e outras máquinas pesadas pode trazer uma série de riscos se não forem observadas as regras de segurança. Acerca de medidas de segurança que devem ser adotadas na realização de uma manutenção adequada nesse tipo de máquina, assinale a opção correta.

    A) Caso um objeto tenha perfurado o pneu de uma máquina, deve-se iniciar o procedimento de remoção desse objeto imediatamente, antes que o pneu comece a perder pressão.

    B) Antes de executar qualquer trabalho de manutenção em uma máquina, devem ser identificados os pontos de possíveis esmagamentos, para que sejam isolados e não haja necessidade de desligar o motor.

    C) Ao se suspender uma máquina pesada ou qualquer um de seus eixos, não se deve utilizar o macaco como calço; devem-se providenciar cavaletes adequados ao peso e ao equilíbrio do sistema erguido.

    D) No caso de reabastecimento de combustível realizado no campo, o veículo deve ser mantido com o motor em funcionamento.

    E) Se, em uma parada de manutenção, for iminente a queda de uma roda durante sua movimentação, deve-se segurá-la imediatamente, pois, se ela se desgovernar, isso poderá acarretar grande prejuízo material e a terceiros.

Os itens a seguir apresentam procedimentos associados à manutenção.
I substituição de um rolamento em intervalo de tempo definido no manual do equipamento II troca do óleo lubrificante de um diferencial por indicação da quilometragem ou por horas de uso III troca de uma mangueira que apresente rachaduras e gotejamento no sistema de arrefecimento de um motor
Acerca dos tipos de manutenção correspondentes aos procedimentos citados, é correto afirmar que

    A) I e II são procedimentos de manutenção preventiva, e III é procedimento de manutenção corretiva.

    B) I é procedimento de manutenção corretiva, e II e III são procedimentos de manutenção preventiva.

    C) I e II são procedimentos de manutenção preditiva, e III é procedimento de manutenção corretiva.

    D) I e II são procedimentos de manutenção corretiva, e III é procedimento de manutenção preventiva.

    E) I e II são procedimentos de manutenção preventiva, e III é procedimento de manutenção preditiva.

Assinale a opção que apresenta uma intervenção de manutenção preditiva.

    A) substituição do lubrificante devido ao seu prazo de validade, independentemente da quilometragem indicada no manual de manutenção do veículo

    B) troca de correias e filtros baseada em horas de uso ou período de tempo, conforme o manual técnico, para a prevenção de falhas durante o funcionamento

    C) análise de vibração para avaliar o balanceamento, o alinhamento, o desgaste e o correto acoplamento de partes móveis de uma máquina

    D) utilização de scanner para a identificação e a substituição de determinado sensor danificado

    E) reparo de coifa danificada que compromete a lubrificação de uma junta de engrenagens

A função principal do intercooler em um motor ciclo Diesel é

    A) proteger o motor contra altas temperaturas.

    B) aumentar a massa específica do ar admitido.

    C) diminuir a temperatura de combustão.

    D) conectar o radiador à câmara de combustão.

    E) diminuir a pressão entre o cabeçote e o pistão.

No sistema ilustrado na figura 42A1-I, as funções dos elementos mecânicos 4 e 6 são, respectivamente,

    A) transmitir potência para equipamentos e aumentar a rotação das rodas.

    B) possibilitar mudança de marchas e variar a velocidade das rodas.

    C) diferenciar a rotação e aumentar o torque das rodas.

    D) gerar potência de eixo e diminuir a rotação das rodas.

    E) interromper o movimento do motor para as rodas e transmitir potência para equipamentos.

Os elementos mecânicos indicados pelos números 2, 3, 4 e 5 na figura 42A1-I correspondem, respectivamente, a

    A) embreagem, câmbio, diferencial e tomada de potência.

    B) diferencial, virabrequim, embreagem e câmbio.

    C) embreagem, redutor, câmbio e tomada de força.

    D) transmissão, câmbio, tomada de força e virabrequim.

    E) diferencial, transmissão, redutor e rodado.

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