Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (INCA), depois do câncer de pele (não-melanoma), o câncer de mama é a neoplasia maligna de ocorrência mais frequente nas mulheres. A respeito dessa doença, julgue os itens a seguir. Considere que uma paciente de sessenta anos de idade tenha sido diagnosticada, após realização de biopsia, com tumor compat ível com carcinoma ductal infiltrante e imunohistoquímica, mostrando HER-2 (fator de crescimento epidérmico 2) hiperexpresso. Nessa situação, é indicado, como tratamento sistêmico, o uso do tamoxifeno ou inibidor da aromatase.
De acordo com o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (INCA), depois do câncer de pele (não-melanoma), o câncer de mama é a neoplasia maligna de ocorrência mais frequente nas mulheres. A respeito dessa doença, julgue os itens a seguir. Conforme orientação atual do Ministério da Saúde e do INCA, o rastreamento mamográfico deve ser iniciado aos cinquenta anos de idade e sua periodicidade é bienal.
Com relação às intercorrências obstétricas ocorridas na gestação, julgue os itens que se seguem. Pressão arterial elevada, perda de proteína pela urina, edema e crises convulsivas, após a vigésima semana de gravidez, são manifestações que indicam o diagnóstico de pré-eclâmpsia.
Com relação às intercorrências obstétricas ocorridas na gestação, julgue os itens que se seguem. A principal hipótese diagnóstica no caso de paciente gestante com dor do tipo ardor em epigástrio é de úlcera péptica, uma vez que a gestação exerce efeito deletério sobre a mucosa gástrica e sobre a úlcera péptica, aumentando a secreção gástrica devido ao aumento da histaminase no plasma.
Com relação às intercorrências obstétricas ocorridas na gestação, julgue os itens que se seguem. A doença hipertensiva específica da gestação (DHEG) e as síndromes hipertensivas são as complicações de ocorrência mais frequente na gestação e constituem a primeira causa de morte materna no Brasil.
Em relação aos métodos anticoncepcionais, julgue os itens subsecutivos. No funcionamento dos anticoncepcionais hormonais, o estrógeno age no metabolismo glicídico provocando um discreto aumento da glicemia e dos triglicerídeos, e os progestágenos atuam indiretamente nesse metabolismo, gerando aumento da resistência insulínica.
Em relação aos métodos anticoncepcionais, julgue os itens subsecutivos. A ação contraceptiva das pílulas de progestagênio é desencadeada pela alteração que provocam no eixo neuroendócrino, modificando o mecanismo de estimulação ovariana pelas gonadotrofinas e pela interferência direta sobre os mecanismos de retroalimentação (feedback), o que leva à atrofia endometrial.
Em relação aos métodos anticoncepcionais, julgue os itens subsecutivos. O sistema intrauterino (SIU) com liberação de levonorgestrel é um método que tem como mecanismo de ação o bloqueio do sistema FSH e LH, que torna o tecido endometrial insensível ao estradiol circulante e promove um intenso efeito antiproliferativo que impede a ovulação.
Julgue os próximos itens, relativos à gestação. A prolactina produzida na hipófise é inibida pela presença do estrogênio e da progesterona, de modo que, ao final do trabalho de parto, há queda no nível desses hormônios, possibilitando o aumento da prolactina e o início da produção do leite.
Julgue os próximos itens, relativos à gestação. O período de latência prolongado na ruptura prematura de membranas proporciona maio tempo intrauterino para o amadurecimento fetal, beneficiando o neonato, ao diminuir a frequência da síndrome do desconforto respiratório (SDR), da hemorragia intraventricular e da enterocolite necrotizante.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...