Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma mulher com quarenta e cinco anos de idade, vítima de acidente automobilístico com colisão frontal, foi admitida no pronto-socorro com enfisema subcutâneo importante e dispneia moderada. Na drenagem de tórax, apresentou e manteve fuga aérea importante pelo dreno, e o resultado da radiografia de tórax não mostrou reexpansão pulmonar.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Em caso de laceração traqueobrônquica intratorácica, o tratamento com colocação de endoprótese na referida paciente é a opção menos invasiva e a que apresenta melhores resultados.Uma mulher com quarenta e cinco anos de idade, vítima de acidente automobilístico com colisão frontal, foi admitida no pronto-socorro com enfisema subcutâneo importante e dispneia moderada. Na drenagem de tórax, apresentou e manteve fuga aérea importante pelo dreno, e o resultado da radiografia de tórax não mostrou reexpansão pulmonar.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
O procedimento mais adequado para essa paciente é a entubação simples para expandir o pulmão com pressão positiva.Uma mulher com quarenta e cinco anos de idade, vítima de acidente automobilístico com colisão frontal, foi admitida no pronto-socorro com enfisema subcutâneo importante e dispneia moderada. Na drenagem de tórax, apresentou e manteve fuga aérea importante pelo dreno, e o resultado da radiografia de tórax não mostrou reexpansão pulmonar.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
A colocação de dreno em aspiração contínua pode agravar os sintomas dessa paciente.Um paciente de quarenta anos de idade foi admitido no pronto socorro com dispneia importante e estridor de início recente. O médico constatou que ele já havia sido internado por cinquenta dias em UTI, devido ao quadro de asma de difícil controle, o qual demandou processo de entubação por dez dias. O paciente relatou ainda que havia usado medicações inalatórias sem sucesso.
Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens subsequentes.
Caso seja constatada estenose no referido paciente, o tratamento cirúrgico com ressecção e anastomose nessa fase é o mais indicado, por ter resolução definitiva.Um paciente de quarenta anos de idade foi admitido no pronto socorro com dispneia importante e estridor de início recente. O médico constatou que ele já havia sido internado por cinquenta dias em UTI, devido ao quadro de asma de difícil controle, o qual demandou processo de entubação por dez dias. O paciente relatou ainda que havia usado medicações inalatórias sem sucesso.
Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens subsequentes.
As entubações de até dez dias a que o paciente fora submetido não provocam lesão de via aérea.Um paciente de quarenta anos de idade foi admitido no pronto socorro com dispneia importante e estridor de início recente. O médico constatou que ele já havia sido internado por cinquenta dias em UTI, devido ao quadro de asma de difícil controle, o qual demandou processo de entubação por dez dias. O paciente relatou ainda que havia usado medicações inalatórias sem sucesso.
Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens subsequentes.
O estridor manifestado por esse paciente pode sugerir quadro de estenose traqueal e deve ser investigado com exames de imagem tomográfica e(ou) endoscopia respiratória.Um paciente do sexo masculino com vinte e sete anos de idade compareceu ao atendimento médico apresentando quadro de pneumonia de repetição, tosse crônica e hemoptoico, e portando exame de tomografia de tórax que evidenciava área de bronquiectasia em segmento posterior de lobo inferior esquerdo. O paciente não relatou outras queixas.
Com relação a esse caso clínico, julgue os próximos itens.
A pneumonia de repetição manifestada pelo paciente pode ser decorrente de um tumor carcinoide, o qual pode liberar serotonina e causar síndrome carcinoide.Um paciente do sexo masculino com vinte e sete anos de idade compareceu ao atendimento médico apresentando quadro de pneumonia de repetição, tosse crônica e hemoptoico, e portando exame de tomografia de tórax que evidenciava área de bronquiectasia em segmento posterior de lobo inferior esquerdo. O paciente não relatou outras queixas.
Com relação a esse caso clínico, julgue os próximos itens.
Nessa situação, para se preservar o parênquima pulmonar do paciente, deve-se evitar a lobectomia com esvaziamento linfonodal hilar e(ou) mediastinal, caso seja detectado um tumor carcinoide.Um paciente do sexo masculino com vinte e sete anos de idade compareceu ao atendimento médico apresentando quadro de pneumonia de repetição, tosse crônica e hemoptoico, e portando exame de tomografia de tórax que evidenciava área de bronquiectasia em segmento posterior de lobo inferior esquerdo. O paciente não relatou outras queixas.
Com relação a esse caso clínico, julgue os próximos itens.
Entre os diagnósticos diferenciais para esse paciente, o sequestro pulmonar é o mais comum.Um paciente do sexo masculino com vinte e sete anos de idade compareceu ao atendimento médico apresentando quadro de pneumonia de repetição, tosse crônica e hemoptoico, e portando exame de tomografia de tórax que evidenciava área de bronquiectasia em segmento posterior de lobo inferior esquerdo. O paciente não relatou outras queixas.
Com relação a esse caso clínico, julgue os próximos itens.
O referido paciente deve ser submetido a avaliação por endoscopia respiratória que, nesse caso, é mandatória.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...