Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação às complicações pleurais da cirurgia pulmonar, julgue os itens subsequentes. O quadro clínico de empiema pleural pós-operatório sem fístula broncopleural é, geralmente, insidioso e acompanhado por sinais e sintomas inespecíficos.
Com relação às complicações pleurais da cirurgia pulmonar, julgue os itens subsequentes. O período de maior risco para o desenvolvimento da atelectasia, complicação respiratória mais frequente nas cirurgias pulmonares, é a partir do terceiro dia pós-operatório.
Com relação às complicações pleurais da cirurgia pulmonar, julgue os itens subsequentes. Detectada a atelectasia, não deve ser postergada a broncoscopia flexível em casos de pacientes hipoxêmicos, com precária reserva funcional, nem naqueles que não respondem de maneira satisfatória ao tratamento conservador, nos quais haja suspeita de rolha brônquica.
No que se refere às complicações pulmonares relacionadas à cirurgia torácica, julgue os seguintes itens. O aumento da permeabilidade capilar, a diminuição da reabsorção linfática do fluido intersticial e a sobrecarga hídrica perioperatória são os principais fatores da fisiopatologia do edema pulmonar.
No que se refere às complicações pulmonares relacionadas à cirurgia torácica, julgue os seguintes itens. O sinal mais precoce de barotrauma é a presença de enfisema mediastinal causado pela ruptura dos alvéolos pulmonares distais com escape aéreo para o interstício.
No que se refere às complicações pulmonares relacionadas à cirurgia torácica, julgue os seguintes itens. O edema pulmonar de reexpansão, caracterizado clinicamente pela saída de secreção serosa pelas vias aéreas, acompanhada de hipoxemia e taquiarritmias, pode se manifestar imediatamente depois da reexpansão pulmonar ou em até três dias subsequentes à drenagem torácica.
No que se refere às complicações pulmonares relacionadas à cirurgia torácica, julgue os seguintes itens. A laceração da traqueia ou do brônquio principal pela intubação seletiva é rara, mas, quando ocorre, a lesão geralmente se localiza na parede anterior ou lateral, acarretando enfisema mediastinal ou fístula esofagotraqueal.
No que se refere às complicações pulmonares relacionadas à cirurgia torácica, julgue os seguintes itens. Nas toracotomias, a hipoxemia pode ocorrer devido ao shunt arteriovenoso que se estabelece no pulmão ou no lobo contralateral, que está em posição mais dependente, no momento que se interrompe a ventilação no pulmão que está sendo operado.
No que concerne às estenoses traqueais benignas, julgue os próximos itens. A obstrução do ramo distal do tubo em T por rolha de secreção é a principal e a mais grave complicação do tubo em T.
No que concerne às estenoses traqueais benignas, julgue os próximos itens. A maneira correta de se evitar a obstrução do ramo distal do tubo em T, por rolha de secreção, é a manutenção do ramo horizontal (externo) aberto o máximo possível.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...