Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do estadiamento do câncer de pulmão, julgue os itens a seguir. Na classificação T3, a invasão mediastinal não mais existe como descritor.
Paciente de cinquenta e cinco anos de idade, fumante de 45 anos/maço, procurou um pneumologista para avaliação e tentativa de interromper o hábito do tabagismo. O paciente apresentava o seguinte quadro clínico: tosse eventual ora seca, ora com expectoração clara e ausência de dor torácica, dispneia ou hemoptise.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Para o paciente desse caso clínico, deve ser indicada tomografia computadorizada de tórax de baixa dose.Paciente de cinquenta e cinco anos de idade, fumante de 45 anos/maço, procurou um pneumologista para avaliação e tentativa de interromper o hábito do tabagismo. O paciente apresentava o seguinte quadro clínico: tosse eventual ora seca, ora com expectoração clara e ausência de dor torácica, dispneia ou hemoptise.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
A radiografia simples de tórax, exame válido para screening de carcinoma broncogênico, deve ser indicada para o paciente do referido caso clínico.Paciente de cinquenta e cinco anos de idade, fumante de 45 anos/maço, procurou um pneumologista para avaliação e tentativa de interromper o hábito do tabagismo. O paciente apresentava o seguinte quadro clínico: tosse eventual ora seca, ora com expectoração clara e ausência de dor torácica, dispneia ou hemoptise.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
A ressonância magnética do tórax substitui o PET, quando houver indicação destes exames, por ter menor custo.Paciente de cinquenta e cinco anos de idade, fumante de 45 anos/maço, procurou um pneumologista para avaliação e tentativa de interromper o hábito do tabagismo. O paciente apresentava o seguinte quadro clínico: tosse eventual ora seca, ora com expectoração clara e ausência de dor torácica, dispneia ou hemoptise.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Para iniciar a avaliação desse paciente, o primeiro procedimento do médico é solicitar o exame PET CT.A respeito de afecções pleurais, julgue os itens subsequentes. São critérios de Light: proteína acima de 3,0 g%; DHL acima de 350 UI/L; e relação DHL pleura/DHL plasma > 0,6.
A respeito de afecções pleurais, julgue os itens subsequentes. O pH do líquido pleural 7,1 indica formalmente drenagem no derrame parapneumônico complicado.
A respeito de afecções pleurais, julgue os itens subsequentes. A dosagem de ADA é mandatória na avaliação do derrame pleural em pacientes com suspeita de tuberculose e câncer.
A respeito de afecções pleurais, julgue os itens subsequentes. Todo paciente com derrame pleural deve ser submetido à toracocentese, se não para diagnóstico, ao menos para aferir o derrame na dispneia do paciente.
A respeito de afecções pleurais, julgue os itens subsequentes. Pancreatite aguda, artrite reumatoide e atelectasia lobar são causas de exsudato pleural.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...