Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente do sexo feminino, 20 anos de idade, relata que, há três semanas, está com hipertensão refratária a terapêutica medicamentosa otimizada. Refere que apresenta cansaço extremo durante o dia, além de palpitações, cefaleia e sudorese. No momento da consulta, sua pressão é de 160 mmHg x 100 mmHg. Foram solicitados catecolaminas urinárias que apresentaram valor acima da normalidade. Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir. Feocromocitoma associado à neoplasia endócrina múltipla 2A tem relação com carcinoma medular de tireoide.
Paciente do sexo feminino, 20 anos de idade, relata que, há três semanas, está com hipertensão refratária a terapêutica medicamentosa otimizada. Refere que apresenta cansaço extremo durante o dia, além de palpitações, cefaleia e sudorese. No momento da consulta, sua pressão é de 160 mmHg x 100 mmHg. Foram solicitados catecolaminas urinárias que apresentaram valor acima da normalidade. Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir. Pode haver hiperglicemia no pós-operatório do feocromocitoma entre 24 e 48 horas.
Paciente do sexo masculino comparece a consulta dermatológica por apresentar lesões e prurido no tronco há três meses. Na superfície das lesões, encontra-se fina descamação. Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
Paciente de 80 anos de idade comparece à consulta e relata que, ao desembarcar de um ônibus, perdeu-se e foi levada para casa por sua vizinha. Sua filha, na consulta, refere que, às vezes, a paciente esquece os fogões da casa ligados e ainda esquece compromissos marcados, com mais facilidade. Durante a consulta, foi realizado o miniexame do estado mental, que foi compatível com demência. A escala de depressão geriátrica não demonstrou depressão. Exames laboratoriais foram normais, bem como uma tomografia de crânio adequada para a faixa etária. Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. Memantina, inibidor da dopamina, deve ser iniciado.
Paciente de 80 anos de idade comparece à consulta e relata que, ao desembarcar de um ônibus, perdeu-se e foi levada para casa por sua vizinha. Sua filha, na consulta, refere que, às vezes, a paciente esquece os fogões da casa ligados e ainda esquece compromissos marcados, com mais facilidade. Durante a consulta, foi realizado o miniexame do estado mental, que foi compatível com demência. A escala de depressão geriátrica não demonstrou depressão. Exames laboratoriais foram normais, bem como uma tomografia de crânio adequada para a faixa etária. Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. É contraindicado realizar diagnóstico de Alzheimer em pessoas acima de 90 anos de idade.
Recém-nascido (RN), no sexto dia de vida, é levado à unidade básica de saúde, pois a mãe vem observando que a criança está mais amarelada a cada dia. Notou a aparição com aproximadamente 36 horas de vida. A mãe relata que a criança está em aleitamento materno exclusivo, satisfazendo-se após as mamadas. Ao exame físico, observa-se RN ictérico até zona IV de Kramer, corado, sem visceromegalias, peso 2.720 g (peso do nascimento = 2.950 g). Na avaliação da caderneta de vacinação, identificou-se que a mãe tem grupo sanguíneo O positivo, e o RN tem grupo sanguíneo B positivo. Com base nesse caso hipotético, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. A provável causa da icterícia que a esse RN apresenta é a atresia de vias biliares.
Recém-nascido (RN), no sexto dia de vida, é levado à unidade básica de saúde, pois a mãe vem observando que a criança está mais amarelada a cada dia. Notou a aparição com aproximadamente 36 horas de vida. A mãe relata que a criança está em aleitamento materno exclusivo, satisfazendo-se após as mamadas. Ao exame físico, observa-se RN ictérico até zona IV de Kramer, corado, sem visceromegalias, peso 2.720 g (peso do nascimento = 2.950 g). Na avaliação da caderneta de vacinação, identificou-se que a mãe tem grupo sanguíneo O positivo, e o RN tem grupo sanguíneo B positivo. Com base nesse caso hipotético, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. O tratamento da icterícia se baseia em observação clínica, fototerapia e exsanguineotransfusão, devendo-se quantificar a bilirrubina direta e indireta do paciente, em amostra de sangue, para definição da melhor conduta.
Recém-nascido (RN), no sexto dia de vida, é levado à unidade básica de saúde, pois a mãe vem observando que a criança está mais amarelada a cada dia. Notou a aparição com aproximadamente 36 horas de vida. A mãe relata que a criança está em aleitamento materno exclusivo, satisfazendo-se após as mamadas. Ao exame físico, observa-se RN ictérico até zona IV de Kramer, corado, sem visceromegalias, peso 2.720 g (peso do nascimento = 2.950 g). Na avaliação da caderneta de vacinação, identificou-se que a mãe tem grupo sanguíneo O positivo, e o RN tem grupo sanguíneo B positivo. Com base nesse caso hipotético, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. A icterícia pode causar um amplo espectro de disfunções neurológicas, desde a encefalopatia transitória até a instalação do Kernicterus.
Recém-nascido (RN), no sexto dia de vida, é levado à unidade básica de saúde, pois a mãe vem observando que a criança está mais amarelada a cada dia. Notou a aparição com aproximadamente 36 horas de vida. A mãe relata que a criança está em aleitamento materno exclusivo, satisfazendo-se após as mamadas. Ao exame físico, observa-se RN ictérico até zona IV de Kramer, corado, sem visceromegalias, peso 2.720 g (peso do nascimento = 2.950 g). Na avaliação da caderneta de vacinação, identificou-se que a mãe tem grupo sanguíneo O positivo, e o RN tem grupo sanguíneo B positivo. Com base nesse caso hipotético, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. A icterícia progride no sentido céfalocaudal.
Recém-nascido (RN), no sexto dia de vida, é levado à unidade básica de saúde, pois a mãe vem observando que a criança está mais amarelada a cada dia. Notou a aparição com aproximadamente 36 horas de vida. A mãe relata que a criança está em aleitamento materno exclusivo, satisfazendo-se após as mamadas. Ao exame físico, observa-se RN ictérico até zona IV de Kramer, corado, sem visceromegalias, peso 2.720 g (peso do nascimento = 2.950 g). Na avaliação da caderneta de vacinação, identificou-se que a mãe tem grupo sanguíneo O positivo, e o RN tem grupo sanguíneo B positivo. Com base nesse caso hipotético, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. A icterícia patológica tem aparecimento tardio, após as primeiras 24 horas de vida.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...