Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Lactente de um mês de idade é levado à unidade básica de saúde para sua segunda consulta de puericultura. A mãe relata que o paciente está em aleitamento materno exclusivo, peso = 4.125 g (peso de nascimento = 3.620 g), comprimento de 53 cm e perímetro cefálico de 36 cm. Com base nessa situação, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. O médico, ao conferir a caderneta de vacinação desse paciente, deve encontrar registro das vacinas BCG e contra meningite C, que são as realizadas logo ao nascimento.
Lactente de um mês de idade é levado à unidade básica de saúde para sua segunda consulta de puericultura. A mãe relata que o paciente está em aleitamento materno exclusivo, peso = 4.125 g (peso de nascimento = 3.620 g), comprimento de 53 cm e perímetro cefálico de 36 cm. Com base nessa situação, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. O teste do coraçãozinho está registrado na caderneta. Esse é um teste de triagem que alerta para cardiopatias congênitas que o paciente possa apresentar e deve ser realizado, ainda na maternidade, entre 12 e 24 horas de vida.
Lactente de um mês de idade é levado à unidade básica de saúde para sua segunda consulta de puericultura. A mãe relata que o paciente está em aleitamento materno exclusivo, peso = 4.125 g (peso de nascimento = 3.620 g), comprimento de 53 cm e perímetro cefálico de 36 cm. Com base nessa situação, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. Recém-nascidos amamentados exclusivamente perdem, em média, entre 5% e 7% do peso do nascimento nos primeiros dois ou três dias de vida, mas pode ser aceita a perda ponderal de até 10%, desde que recuperado o peso do nascimento até os 15 dias de vida do paciente.
Lactente de um mês de idade é levado à unidade básica de saúde para sua segunda consulta de puericultura. A mãe relata que o paciente está em aleitamento materno exclusivo, peso = 4.125 g (peso de nascimento = 3.620 g), comprimento de 53 cm e perímetro cefálico de 36 cm. Com base nessa situação, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. No final do primeiro ano de vida, segundo o Ministério da Saúde, esse paciente deve ter comparecido a, no mínimo, oito consultas de puericultura.
Paciente feminina, de três anos de idade, foi atendida em consulta na unidade básica de saúde com histórico de tosse há 48 horas e febre de 38,8 ºC. Ao exame físico, apresentou ausculta pulmonar com discretos estertores crepitantes na base do hemitórax direito, FR = 44 irpm e SO2 = 96%. Considerando essa hipótese clínica, julgue os itens a seguir. A realização de raios X de tórax é necessária para a confirmação do diagnóstico e início do tratamento.
Paciente feminina, de três anos de idade, foi atendida em consulta na unidade básica de saúde com histórico de tosse há 48 horas e febre de 38,8 ºC. Ao exame físico, apresentou ausculta pulmonar com discretos estertores crepitantes na base do hemitórax direito, FR = 44 irpm e SO2 = 96%. Considerando essa hipótese clínica, julgue os itens a seguir. A internação hospitalar e o tratamento com antimicrobianos endovenosos são a escolha mais adequada para essa paciente, considerando o diagnóstico como pneumonia comunitária.
Paciente feminina, de três anos de idade, foi atendida em consulta na unidade básica de saúde com histórico de tosse há 48 horas e febre de 38,8 ºC. Ao exame físico, apresentou ausculta pulmonar com discretos estertores crepitantes na base do hemitórax direito, FR = 44 irpm e SO2 = 96%. Considerando essa hipótese clínica, julgue os itens a seguir. Os agentes mais comumente causadores da pneumonia comunitária, nessa faixa etária, são: Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae tipo b e Staphylococcus aureus.
Lactente de sete meses de idade foi levado ao pronto atendimento, pois, após três dias de sintomas gripais, apresentou crise convulsiva tônico-clônica generalizada que durou alguns minutos. A mãe nega episódios anteriores e casos de epilepsia na família. Ao exame físico, observa-se paciente febril (temperatura axilar 38,5 ºC), hipoativo, porém responsivo (Glasgow 15/15), pupilas isocóricas e fotorreagentes. Otoscopia evidencia abaulamento da membrana timpânica à direita. Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir. Indica-se o uso de anticonvulsivantes com o intuito de evitar novas crises.
Lactente de sete meses de idade foi levado ao pronto atendimento, pois, após três dias de sintomas gripais, apresentou crise convulsiva tônico-clônica generalizada que durou alguns minutos. A mãe nega episódios anteriores e casos de epilepsia na família. Ao exame físico, observa-se paciente febril (temperatura axilar 38,5 ºC), hipoativo, porém responsivo (Glasgow 15/15), pupilas isocóricas e fotorreagentes. Otoscopia evidencia abaulamento da membrana timpânica à direita. Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir. Necessita-se de uma investigação complementar ambulatorial com tomografia computadorizada e eletroencefalograma.
Lactente de sete meses de idade foi levado ao pronto atendimento, pois, após três dias de sintomas gripais, apresentou crise convulsiva tônico-clônica generalizada que durou alguns minutos. A mãe nega episódios anteriores e casos de epilepsia na família. Ao exame físico, observa-se paciente febril (temperatura axilar 38,5 ºC), hipoativo, porém responsivo (Glasgow 15/15), pupilas isocóricas e fotorreagentes. Otoscopia evidencia abaulamento da membrana timpânica à direita. Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir. Prescreve-se, imediatamente, medicamento antitérmico, evitando assim a aparição de outro episódio convulsivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...