Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente, sexo feminino, 25 anos de idade, internada por síndrome do desconforto respiratório agudo há um mês, utilizou, na internação, vancomicina IV 1 g de 12 em 12 horas, meropenem 1 g de 8 em 8 horas, ceftriaxone 1 g IV de 12 em 12 horas, clindamicina 600 mg de 6 em 6 horas. Iniciou com diarreia na enfermaria, 6 a 8 episódios por dia, com muco e pus. Foi realizada uma endoscopia digestiva baixa e realizada coprocultura e pesquisa de toxinas para Clostridium.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A presença de pseudomembranas na colonoscopia é um achado bem frequente que autoriza o tratamento da colite.Paciente, sexo feminino, 25 anos de idade, internada por síndrome do desconforto respiratório agudo há um mês, utilizou, na internação, vancomicina IV 1 g de 12 em 12 horas, meropenem 1 g de 8 em 8 horas, ceftriaxone 1 g IV de 12 em 12 horas, clindamicina 600 mg de 6 em 6 horas. Iniciou com diarreia na enfermaria, 6 a 8 episódios por dia, com muco e pus. Foi realizada uma endoscopia digestiva baixa e realizada coprocultura e pesquisa de toxinas para Clostridium.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O agente envolvido é o Clostridium perfringens.Paciente, sexo feminino, 25 anos de idade, internada por síndrome do desconforto respiratório agudo há um mês, utilizou, na internação, vancomicina IV 1 g de 12 em 12 horas, meropenem 1 g de 8 em 8 horas, ceftriaxone 1 g IV de 12 em 12 horas, clindamicina 600 mg de 6 em 6 horas. Iniciou com diarreia na enfermaria, 6 a 8 episódios por dia, com muco e pus. Foi realizada uma endoscopia digestiva baixa e realizada coprocultura e pesquisa de toxinas para Clostridium.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Pode ser utilizado o metronidazol 500 mg VO de 8 em 8 horas para o tratamento da colite, podendo-se tratar de 10 a 14 dias.Paciente, sexo feminino, 25 anos de idade, internada por síndrome do desconforto respiratório agudo há um mês, utilizou, na internação, vancomicina IV 1 g de 12 em 12 horas, meropenem 1 g de 8 em 8 horas, ceftriaxone 1 g IV de 12 em 12 horas, clindamicina 600 mg de 6 em 6 horas. Iniciou com diarreia na enfermaria, 6 a 8 episódios por dia, com muco e pus. Foi realizada uma endoscopia digestiva baixa e realizada coprocultura e pesquisa de toxinas para Clostridium.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A toxina B encontrada nas fezes é enterotóxica, sendo mais grave que a toxina A.Paciente, sexo feminino, 15 anos de idade, com história de dor abdominal, emagrecimento, anemia e diarreia, foi submetida a endoscopia digestiva alta, que evidenciou pregas mucosas serrilhadas, padrão em mosaico, pregas achatadas, menor tamanho e desaparecimento das pregas com máxima insuflação.
Considerando o caso clínico, julgue os itens a seguir.
O antitransglutaminase IgA pode vir positivo.Paciente, sexo feminino, 15 anos de idade, com história de dor abdominal, emagrecimento, anemia e diarreia, foi submetida a endoscopia digestiva alta, que evidenciou pregas mucosas serrilhadas, padrão em mosaico, pregas achatadas, menor tamanho e desaparecimento das pregas com máxima insuflação.
Considerando o caso clínico, julgue os itens a seguir.
As alterações de transaminases inexplicadas podem ser a causa dessa patologia.Paciente, sexo feminino, 15 anos de idade, com história de dor abdominal, emagrecimento, anemia e diarreia, foi submetida a endoscopia digestiva alta, que evidenciou pregas mucosas serrilhadas, padrão em mosaico, pregas achatadas, menor tamanho e desaparecimento das pregas com máxima insuflação.
Considerando o caso clínico, julgue os itens a seguir.
A ataxia cerebelar pode ser manifestação da doença, mesmo rara, bem como osteoporose precoce.Paciente, sexo feminino, 15 anos de idade, com história de dor abdominal, emagrecimento, anemia e diarreia, foi submetida a endoscopia digestiva alta, que evidenciou pregas mucosas serrilhadas, padrão em mosaico, pregas achatadas, menor tamanho e desaparecimento das pregas com máxima insuflação.
Considerando o caso clínico, julgue os itens a seguir.
A lesão hiperplásica que apresenta hiperplasia de criptas é considerada MARSH tipo I.Paciente, sexo feminino, 15 anos de idade, com história de dor abdominal, emagrecimento, anemia e diarreia, foi submetida a endoscopia digestiva alta, que evidenciou pregas mucosas serrilhadas, padrão em mosaico, pregas achatadas, menor tamanho e desaparecimento das pregas com máxima insuflação.
Considerando o caso clínico, julgue os itens a seguir.
Os pacientes que apresentam apenas aumento de linfócitos intraepiteliais, sem alterações na arquitetura da mucosa, podem ser sintomáticos e estão sob risco menor de osteoporose.Paciente, sexo feminino, 15 anos de idade, com história de dor abdominal, emagrecimento, anemia e diarreia, foi submetida a endoscopia digestiva alta, que evidenciou pregas mucosas serrilhadas, padrão em mosaico, pregas achatadas, menor tamanho e desaparecimento das pregas com máxima insuflação.
Considerando o caso clínico, julgue os itens a seguir.
A anemia megaloblástica é encontrada nesses casos.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...