Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente, sexo feminino, 45 anos de idade, vai a consulta por apresentar aumento de enzimas hepáticas há seis meses. Relata emagrecimento, neste período, fadiga e icterícia. Realizou exames TGO de 150, TGP de 135, FA de 100 e GGT de 160. Seu médico solicitou anti LKM 1, FAN, ANA, antimúsculo liso, anti SLA, IgG total. Os autoanticorpos vieram negativos. IgG total veio 3 vezes acima do valor de referência. Seu médico colocou na classificação de hepatite autoimune (HAI), tendo 12 pontos.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Os 12 pontos significa provável hepatite autoimune, devendo-se pensar em biópsia hepática.Paciente, sexo feminino, 45 anos de idade, vai a consulta por apresentar aumento de enzimas hepáticas há seis meses. Relata emagrecimento, neste período, fadiga e icterícia. Realizou exames TGO de 150, TGP de 135, FA de 100 e GGT de 160. Seu médico solicitou anti LKM 1, FAN, ANA, antimúsculo liso, anti SLA, IgG total. Os autoanticorpos vieram negativos. IgG total veio 3 vezes acima do valor de referência. Seu médico colocou na classificação de hepatite autoimune (HAI), tendo 12 pontos.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Provavelmente, trata-se de HAI tipo II.Paciente, sexo feminino, 45 anos de idade, vai a consulta por apresentar aumento de enzimas hepáticas há seis meses. Relata emagrecimento, neste período, fadiga e icterícia. Realizou exames TGO de 150, TGP de 135, FA de 100 e GGT de 160. Seu médico solicitou anti LKM 1, FAN, ANA, antimúsculo liso, anti SLA, IgG total. Os autoanticorpos vieram negativos. IgG total veio 3 vezes acima do valor de referência. Seu médico colocou na classificação de hepatite autoimune (HAI), tendo 12 pontos.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
A hepatite crônica com necrose em saca-bocados periportal ou perisseptal e com predominância de infiltrado linfoplasmocitário com ou sem necrose em ponte porta/porta ou porta/veia centro-lobular sugere fortemente HAI.Paciente, sexo feminino, 45 anos de idade, vai a consulta por apresentar aumento de enzimas hepáticas há seis meses. Relata emagrecimento, neste período, fadiga e icterícia. Realizou exames TGO de 150, TGP de 135, FA de 100 e GGT de 160. Seu médico solicitou anti LKM 1, FAN, ANA, antimúsculo liso, anti SLA, IgG total. Os autoanticorpos vieram negativos. IgG total veio 3 vezes acima do valor de referência. Seu médico colocou na classificação de hepatite autoimune (HAI), tendo 12 pontos.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
A amenorréia é sintoma incomum no quadro de HAI.Paciente, sexo feminino, 45 anos de idade, vai a consulta por apresentar aumento de enzimas hepáticas há seis meses. Relata emagrecimento, neste período, fadiga e icterícia. Realizou exames TGO de 150, TGP de 135, FA de 100 e GGT de 160. Seu médico solicitou anti LKM 1, FAN, ANA, antimúsculo liso, anti SLA, IgG total. Os autoanticorpos vieram negativos. IgG total veio 3 vezes acima do valor de referência. Seu médico colocou na classificação de hepatite autoimune (HAI), tendo 12 pontos.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
A progressão para cirrose na HAI é regra, bem como hepatocarcinoma é comum.Paciente, sexo masculino, 55 anos de idade, realizou uma ultrassonografia de abdome, em razão de dor abdominal em hipocôndrio direito, que piorava após as refeições. Durante o exame, demonstrou-se cálculos no interior da vesícula e a presença de um cisto em pâncreas de 3,1 cm. Realizou uma TC de abdome com contraste, que evidenciou cisto de pâncreas com dúvida diagnóstica no formato do cisto. Foi, então, solicitada uma ultrassonografia endoscópica, com aspiração do conteúdo cístico.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O CEA maior que 800 ng/mL sugere também cisto mucinoso. Como o tamanho é menor que 4 cm, indica-se seguimento.Paciente, sexo masculino, 55 anos de idade, realizou uma ultrassonografia de abdome, em razão de dor abdominal em hipocôndrio direito, que piorava após as refeições. Durante o exame, demonstrou-se cálculos no interior da vesícula e a presença de um cisto em pâncreas de 3,1 cm. Realizou uma TC de abdome com contraste, que evidenciou cisto de pâncreas com dúvida diagnóstica no formato do cisto. Foi, então, solicitada uma ultrassonografia endoscópica, com aspiração do conteúdo cístico.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O líquido tem aspecto viscoso claro no pseudocisto de pâncreas.Paciente, sexo masculino, 55 anos de idade, realizou uma ultrassonografia de abdome, em razão de dor abdominal em hipocôndrio direito, que piorava após as refeições. Durante o exame, demonstrou-se cálculos no interior da vesícula e a presença de um cisto em pâncreas de 3,1 cm. Realizou uma TC de abdome com contraste, que evidenciou cisto de pâncreas com dúvida diagnóstica no formato do cisto. Foi, então, solicitada uma ultrassonografia endoscópica, com aspiração do conteúdo cístico.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O cistoadenoma seroro tem potencial quase nulo de malignidade.Paciente, sexo masculino, 55 anos de idade, realizou uma ultrassonografia de abdome, em razão de dor abdominal em hipocôndrio direito, que piorava após as refeições. Durante o exame, demonstrou-se cálculos no interior da vesícula e a presença de um cisto em pâncreas de 3,1 cm. Realizou uma TC de abdome com contraste, que evidenciou cisto de pâncreas com dúvida diagnóstica no formato do cisto. Foi, então, solicitada uma ultrassonografia endoscópica, com aspiração do conteúdo cístico.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O CA 19-9 baixo e CEA baixo falam a favor de pseudocisto.Paciente, sexo masculino, 55 anos de idade, realizou uma ultrassonografia de abdome, em razão de dor abdominal em hipocôndrio direito, que piorava após as refeições. Durante o exame, demonstrou-se cálculos no interior da vesícula e a presença de um cisto em pâncreas de 3,1 cm. Realizou uma TC de abdome com contraste, que evidenciou cisto de pâncreas com dúvida diagnóstica no formato do cisto. Foi, então, solicitada uma ultrassonografia endoscópica, com aspiração do conteúdo cístico.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Os cistos pancreáticos sintomáticos devem ser operados.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...