Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre o acometimento do sistema nervoso central ou periférico de um paciente infectado pelo HIV, quando a terapia antirretroviral está ausente, assinale a alternativa que se refere à manifestação mais comum:

    A) Convulsões e déficits focais, sendo a mais comum, a toxoplasmose.

    B) Declínio cognitivo (lesões difusas), sendo a mais comum, a demência associada ao HIV.

    C) Meningoencefalite, sendo a mais comum, a criptocócica.

    D) Mielopatias, sendo as mais comuns, a mielopatia vacuolar e ataxia sensitiva pura.

    E) Disestesia, sendo a mais comum, a parestesias de membro inferior.

A Sífilis é uma doença sistêmica causada por uma bactéria Gram-negativa, do grupo das espiroquetas, chamada Treponema pallidum.
Quando, 6 a 8 semanas após a lesão genital cancro duro, surgem lesões cutâneo mucosas eritematosas em forma de roséolas, formando um eritema morbiliformes, é sugestivo de:

    A) Sífilis primária –sífilis papulosa.

    B) Sífilis secundária – roséola sifilítica.

    C) Sífilis terciária – gota sifilítica.

    D) Sífilis latente – alopecia aerata.

    E) Sífilis tardia – condiloma plano.

Acidentes causados por animais peçonhentos que se caracterizam por 12 a 24 horas após o aparecimento de dor local em queimação, edema, mal estar e febre com lesão cutânea caracterizada por bolha ou mancha equimótica, circundada por halo isquêmico seguido de área eritematosa é sugestivos de acidente por:

    A) Lycosa (aranha de jardim).

    B) Latrodectus (viúva negra).

    C) Gramostola (caranguejeira).

    D) Lexoceles (aranha marrom).

    E) Foneutria (aranha armadeira).

Crises não epilépticas devem ser de conhecimento do pediatra, médico de família, neurologista e psiquiatra infantil, principalmente em serviços de emergência, evitando exames desnecessários e terapias iatrogênicas.
Em relação as crises não epiléticas, assinale a alternativa correta.

    A) As crises não epilépticas, podem ser classificadas como psicogênicas, aquelas associadas a problemas psicológicos primários ou secundários.

    B) As crises não epilépticas podem ser classificadas como psicogênicas, aquelas associadas a problemas fenômenos hipóxico-isquêmicos, e transtornos associados à migrânea.

    C) A clínica não distingue síncope de crise epiléptica portanto o uso EEG intercrítico é considerado padrão ouro para o diagnóstico síncope; conduta que deve ser priorizada sempre.

    D) As crises não epilépticas fisiológicas, estão associadas a fenômenos motores, comportamentais, comprometimento de consciência e “auras” e no DSM-V, são classificadas como transtorno factício.

    E) Nas crises não epilépticas psicogênicas, a crise de perda de fôlego pálida é a mais comum e costuma ocorrer predominantemente no sexo masculino após o período pré-escolar.

Assinale a alternativa correta em relação a crise febril.

    A) Geralmente, a crise febril ocorre em associação com infecções virais das vias aéreas superiores, pulmonares, intestinais e intoxicações. A CF ocorre somente após 24 horas do episódio febril, no período de descenção da temperatura. A curta duração da febre antes da CF e a baixa temperatura estão associadas ao menor risco de recorrência.

    B) A crise febril simples tem apresentação localizada, duração inferior a 5 minutos e não recorre em menos de 12 horas, com exame neurológico pós-ictal anormal; enquanto a CF complexa é generalizada, tem duração de 5-10 minutos e/ou apresenta uma ou mais recorrências após 24 horas.

    C) O diagnóstico de crise febril na infância é feito essencialmente por traçado eletroencefalográfico, exames bioquímicos específicos e presença de exame neurológico pós-ictal anormal, ou presença de intoxicações exógenas, trauma, focos infecciosos e características que sugiram crise febril.

    D) A crise febril é definida como uma crise epiléptica que ocorre entre 6 meses e 6 anos de idade, associada à doença febril, não causada por uma infecção do sistema nervoso central (SNC), sendo excluídas as crianças que apresentaram crise neonatais ou crises não provocadas ou, que se encaixam nos critérios de outra crise sintomática aguda.

    E) Crise febril é a crise mais comum em lactentes por quadros de infecções de vias aéreas superiores, intoxicações e traumas e em adolescentes por problemas emocionais. A profilaxia secundária é indicada no caso de CF simples em lactentes, com morbidade, exceto nos casos em que ela for superior a 5 minutos de duração.

Lactente do sexo masculino, com 4 meses de idade inicia com quadro clínico caracterizado pela tríade: crises em espasmos, deterioração mental e atraso neuropsicomotor. O traçado eletroencefalográfico apresenta alterações tão específicas que recebe o nome de hipsarritmia.
O diagnóstico provável é:

    A) Síndrome de West

    B) Síndrome de Dravet

    C) Síndrome de Aicardi

    D) Síndrome de Ohtahara

    E) Síndrome de Lennox-Gastaut

Macrocefalia é o crescimento anormal do perímetro cefálico (PC), com valores superiores a 2 desvios padrão acima do percentil 95 para sexo, raça, idade e idade gestacional.
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.

    A) A medição do PC deve ser realizada desde o nascimento até os 12 meses a cada 2 meses nas consultas pediátricas. A evolução do crescimento do PC ao longo do tempo pode ser fator informativo como indicador de encefalopatia aguda não evolutiva.

    B) A medição do PC deve ser realizada desde o nascimento até os 36 meses trimestralmente nas consultas pediátricas, por ser um fator informativo de doença neurológica e tendo em vista que essa é a idade limite para fechamento da fontanela anterior e posterior

    C) A medição do PC deve ser realizada desde o nascimento até os 36 meses e em todas as consultas pediátricas. A evolução do crescimento do PC ao longo do tempo é um fator informativo como indicador de doença neurológica.

    D) A medição do PC deve ser realizada desde o nascimento até os 36 meses nas consultas de puericultura, associada ao exame de USG cerebral que deve ser realizado 6 -12 e 18 meses, para detectar indicadores de doença neurológica, insidiosas.

    E) A medição do PC desde o nascimento nas consultas pediátricas, após os 12 meses de vida não se justifica, tendo em vista que a fontanela posterior se fecha aos 4 meses. O exame padrão ouro para monitoramento do PC deve ser o USG cerebral aos 4 meses de vida.

Assinale a alternativa correta em relação a Migrânea ou enxaqueca, classificada como uma das cefaleias primárias.

    A) O quadro não costuma ser familiar, pois são encontrados raros casos semelhantes em parentes próximos. Os episódios de dor podem se manifestar com intervalos de dias, semanas ou meses, somente na faixa etária da adolescência com predomínio no sexo feminino.

    B) O quadro costuma ser familiar, pois são encontrados casos semelhantes dos parentes próximos. Os episódios de dor podem se manifestar com intervalos de dias, semanas ou meses no pré-escolar, escolar e adolescente e nesse caso com predomínio no sexo feminino.

    C) O quadro costuma ser familiar, pois são encontrados casos semelhantes dos parentes próximos. Os episódios de dor podem se manifestar com intervalos de semanas na faixa etária do escolar e adolescência com predomínio nos casos de obesidade do sexo feminino.

    D) O quadro não costuma ser familiar, pois são raros casos semelhantes em parentes próximos. A migrânea com aura é a forma de apresentação mais frequente na infância, com predomínio no sexo masculino, antes do estirão puberal, ou seja, idade escolar.

    E) O quadro clínico não costuma ser familiar, pois são raros os casos semelhantes nos parentes próximos, mesmo se houver relato durante o período gestacional. A migrânea com aura é a forma de apresentação mais frequente na infância, no sexo masculino.

Nádia, leva sua filha, Luiza de 7 anos de idade ao pediatra, preocupada com o seu comportamento, nas últimas semanas. O pediatra examina e ao final dá o diagnóstico de epilepsia ausência na infância.


Assinale a alternativa correta referente a essa enfermidade.

    A) Epilepsia ausência é uma epilepsia localizada, secundária a algum transtorno perinatal, com incidência entre 3 e 7 anos de idade, em uma criança previamente normal, sem antecedentes familiares; são crises que iniciam de forma insidiosa, não perceptíveis inicialmente, duram em média 2-3 minutos e podem ocorrer várias vezes ao dia.

    B) Epilepsia ausência é uma epilepsia generalizada secundária a transtorno perinatal, com incidência entre 7 e 12 anos de idade, em uma criança com história prévia de crise febril, não há referência de antecedentes familiares; são crises que iniciam de forma abrupta, duram em média 15 segundos e podem ocorrer várias vezes ao dia.

    C) Epilepsia ausência é uma epilepsia localizada, primária, com incidência entre 7 e 10 anos de idade, em uma criança previamente normal, com antecedentes familiares presentes ;são crises que iniciam insidiosamente de forma crônica, duram em média 15 segundos e podem ocorrer 1-2 vezes ao dia.

    D) Epilepsia ausência é uma epilepsia localizada, primária, com incidência entre 6 e 7 anos de idade, em uma criança previamente normal, de etiologia familiar onde antecedentes estão presentes ; são crises que iniciam de forma insidiosa que se tornam graves podendo durar de 15-60 segundos e podem ocorrer 1-2 vezes ao dia, e várias vezes durante o sono.

    E) Epilepsia ausência é uma epilepsia generalizada primaria, com incidência entre 6 e 7 anos de idade, em uma criança previamente normal, de etiologia genética, e os antecedentes familiares estão presentes; são crises que iniciam de forma abrupta, duram em média 15 segundos e podem ocorrer várias vezes ao dia.

Melissa, mãe de Rafael, um lactente de três meses de idade, está preocupada, pois seu filho não sustenta bem a cabeça. História gestacional de corioamnionite, ruptura prematura de membrana, com parto prematuro e hipóxia associada à sepse neonatal precoce, necessitando de reanimação na sala de parto. Exame físico: mostra uma hipotonia axial leve e, membros superiores e inferiores se mantêm em atitude flexor. Reflexo de Moro e reflexos profundos presentes. Segue com o olhar em 180° e sorri.
Nessa situação, deve-se informar à mãe que seu filho apresenta:

    A) Exame neurológico dentro dos limites normais do desenvolvimento neuropsicomotor e necessita de estimulação em casa, pois sua neuroplasticidade, exclui qualquer investigação.

    B) Sinais de certeza para distúrbio neuropsicomotor pela asfixia perinatal e o exame mostra que é uma criança com sequela grave neurológica motora e cognitiva.

    C) Sinais de alerta para distúrbio do desenvolvimento neuropsicomotor, provavelmente secundário a prematuridade e hipóxia perinatal, tendo indicação de investigação e acompanhamento multiprofissional.

    D) Sinais de distúrbio neuropsicomotor temporário, próprio do recém nascido prematuro e que irá se desenvolver normalmente, sem necessidade de investigação ou terapia coadjuvante.

    E) Exame neurológico compatível com paralisia cerebral extrapiramidal definitiva, associada à distúrbio do desenvolvimento cognitivo e distúrbios da fala.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...