Paciente feminina, 13 anos, com diagnóstico de escoliose idiopática do adolescente. Ao raio-X apresenta angulação (Cobb) de 35 graus e Risser 5. Qual o tratamento?
A hipoacusia ou perda auditiva pode ser classificada quanto à sua localização, idade de início e intensidade. Quanto à localização, uma hipoacusia neural é aquela que a lesão encontra?se:
A) na cóclea.
B) no tímpano.
C) nas fibras axoniais do VIII par craniano.
D) nas vias auditivas (VIII par craniano, tronco cerebral, vias auditivas centrais) ou no córtex auditivo cerebral.
E) na orelha externa e/ou média, impedindo a transmissão normal da onda sonora para a cóclea.
Na semiologia otorrinolaringológica, os tipos de sons gerados durante a respiração permite o diagnóstico diferencial de diversas doenças da via respiratória alta. O som gerado pela turbulência do ar durante a passagem pela laringe parcialmente obstruída, inspiratório, expiratório ou bifásico é o
A otite média aguda (OMA) é uma infecção com desenvolvimento rápido de sinais e sintomas de inflamação aguda na cavidade da orelha média, sendo encontradas bactérias em 50 a 90% dos casos com ou sem otorreia. Não é agente bacteriano frequentemente encontrados na OMA:
A fissura lábio palatina é uma malformação congênita decorrente da deficiência ou da falta de fusão entre os processos das regiões frontonasal, maxilares e mandibulares, cuja lesão anatomopatológica e sintomas clínicos durante a fonação são, respectivamente:
A) Laringomalácia e estridor laríngeo.
B) O refluxo oro nasal e tosse persistente.
C) A insuficiência velo faríngea e rinolalia.
D) Distúrbio da deglutição e refluxo oro nasal.
E) Refluxo gastro esofágico e dor retroesternal da esofagite de refluxo.
A perda auditiva é o déficit sensorial que mais comumente compromete a comunicação e os exames audiológicos permitem o diagnóstico de diversas doenças analisando as características e a qualidade dos sons audíveis. Assim no ser humano:
A) A faixa de frequência audível varia de 20 Hz (mais grave) a 20.000 Hz (mais agudo).
B) As frequências mais graves do que 20 Hz são percebidas como vibração (sensação tátil) e são chamadas ultrassons.
C) As frequências acima de 20.000 Hz são denominadas infrassons (inaudíveis para a orelha humana).
D) Os exames de audiologia são quantificados em unidades de intensidade sonora - Decibel (dB), que correspondem a um milésimo do Bel.
E) A faixa de frequência audível ao ser humano varia de 20 Hz (mais agudo) a 20.000 Hz (mais grave).