Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A utilização da análise química da sequência de nucleotídios que compõe o ácido desoxirribonucleico para a identificação humana vem ganhando importância e se popularizando nas últimas décadas. A consagração de sua utilização ocorre na área forense, tanto cível, relacionada à paternidade, quanto na criminal, para a identificação de pessoas ligadas a circunstâncias criminosas. Acerca de genética forense, julgue os próximos itens.
No caso de grandes desastres, o primeiro método de eleição para a identificação de vítimas é o exame de DNA.
Um paciente procurou o posto de saúde em virtude de apresentar, havia três semanas, perda de peso de aproximadamente 10 kg, associada à tosse, sudorese noturna, inapetência e astenia. O exame físico revelou comprometimento do estado geral, febre de 38 ºC e crepitações inspiratórias em ápice de pulmão direito. Os resultados dos exames complementares mostraram: hemoglobina de 10 g/dL; EAS: hematúria; e glicemia de 226 mg/dL. A radiografia de tórax revelou condensação em lobo superior direito.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Um dos diagnósticos prováveis para o caso em apreço é o de diabetes melito.
O fígado participa de funções digestivas, através da síntese e secreção de sais biliares, como também é essencial na regulação do metabolismo dos carboidratos, proteínas e lipídios; no armazenamento de substâncias e na degradação e excreção de hormônios. São exames mais indicados para avaliar função hepática
I. fosfatase alcalina e albumina;
II. tempo parcial de tromboplastina e albumina;
III. leucina aminopeptidase e alanina aminotransferase (ALT).
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)
Em relação à perícia civil e à avaliação da capacidade civil, julgue os itens subsecutivos.
Ao absolutamente incapaz é vedada a contração de matrimônio.
Acerca de queimadura elétrica, assinale a opção correta.
Na água o risco é menor com descargas elétricas de alta voltagem.
Quanto maior a amperagem menor o risco de dano aos tecidos.
Em uma corrente contínua de alta voltagem o grau de mortalidade é maior que na corrente alternada na mesma voltagem.
Quanto menor a voltagem mais grave é a lesão.
A corrente alternada possui um perigo menor em baixa voltagem.
Em relação às novas recomendações de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), é INCORRETO afirmar que:
a atropina é droga de escolha nos algoritmos de Assistolia e Atividade Elétrica Sem Pulso.
a desfibrilação em aparelhos bifásicos deve ser feita com carga inicial entre 120 - 200 J, enquanto que em aparelhos monofásicos deve ser de 360 J.
durante RCP sem intubação orotraqueal a relação entre compressão cardíaca e a ventilação deverá ser de 30:2.
em casos de TV sem pulso e FV deve-se administrar 1 choque e caso o paciente não reassuma circulação espontânea deve-se iniciar, imediatamente, as compressões torácicas.
as compressões torácicas devem ser de, no mínimo, 5 cm de amplitude e deve-se permitir recolhimento completo do tórax.
Assinale a opção que indica a adaptação fisiológica decorrente da gravidez.
redução do volume corrente
aumento do consumo de oxigênio
aumento da resistência vascular pulmonar
redução do débito cardíaco
aumento da resistência vascular sistêmica
Denomina-se conjuntivite alérgica o processo inflamatório da conjuntiva mediado por um mecanismo primariamente imunológico. Acerca desse processo alérgico, assinale a opção correta.
Conjuntivites alérgicas são, em geral, leves e não apresentam riscos de complicações irreversíveis, como a perda da visão, tendo os pacientes com essa doença boa resposta ao uso de colírios.
Não se constatou relação entre a ocorrência de conjuntivite alérgica sazonal e de rinite alérgica.
A ceratoconjuntivite primaveril ou vernal é uma forma rara e grave de conjuntivite alérgica causada por mudanças climáticas ocorridas na primavera ou no verão.
A conjuntivite papilar gigante, associada ao uso de lentes de contato, é causada por intolerância à lente de contato ou aos seus produtos de conservação e esterilização.
Para confirmação diagnóstica das conjuntivites alérgicas, devem-se realizar, além de exame clínico, testes laboratoriais.
Sobre o Retardo Mental, verifica-se que
Escolar de 7 anos é trazido à emergência pediátrica com relato de distensão e dor abdominal difusa. A mãe informa que há três dias o menino vem defecando de 2 a 4 vezes por dia, e que as fezes estão brilhantes, volumosas e com restos de alimento, mas sem sangue ou muco. A mãe da criança relatou ainda que, de vez em quando, este fica de dois a três dias sem evacuar. Diante desse relato, a hipótese diagnóstica mais provável é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...