Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da farmacologia e efeitos terapêuticos dos opioides, assinale a opção correta.
A analgesia por opioides decorre da ativação de vias nociceptivas.
A analgesia induzida por opioides afeta outras modalidades sensoriais, como a sensibilidade tátil.
Os opioides são incapazes de causar sono.
A atenuação do reflexo da tosse pelos opioides é mediada pela medula.
O bloqueio do influxo de íons de sódio promove a ativação dos receptores opioides mu, responsáveis pelo efeito analgésico da morfina.
No que diz respeito aos fatores desencadeantes que podem agravar o quadro de dermatite atópica, assinale a opção correta.
O estresse emocional não contribui para a ocorrência de exacerbações da dermatite atópica.
A exposição precoce, durante a infância, a concentrações elevadas de ácaros da poeira consiste em fator protetor à criança na evolução da dermatite atópica.
O teste de contato para detecção de alergia alimentar tem papel bem estabelecido no diagnóstico da dermatite atópica.
Deve-se investigar a existência alergia alimentar em crianças com dermatite atópica do tipo leve ou moderada, uma vez que alergia a alimentos é um fator presente em 60% dos casos dessa doença.
O Staphylococcus aureus coloniza mais de 90% das lesões de pacientes com dermatite atópica, além de secretar toxinas que podem atuar como superantígenos.
o Brasil, segundo o DATASUS (2012), foram registrados 1.258 óbitos em crianças menores de 5 anos, em 2009, devido à diarréia. Sobre esta importante patologia, que pode ser prevenida pelo aleitamento materno, verifica-se que
Uma criança de 2 anos, 11 meses e duas semanas de vida, com pneumopatia e cardiopatia graves, comparece ao posto de saúde para, pela primeira vez, receber a vacina contra o influenza. Nesse caso, o esquema de vacinação anti-influenza deverá ser:
Sobre o segredo médico, analise as afirmativas.
I. Segredo é tudo o que, por dizer respeito à privacidade, deve ser mantido sob reserva, que não deva ou não convenha ser divulgado, tornado público ou simplesmente dado a conhecer a pessoas não autorizadas por aquele ou por aqueles nele interessados. No segredo está inserida não apenas a restrição em dar divulgação ou conhecimento, como, também, a simples negativa de confirmar informação, mesmo que de domínio público.
II. A proteção ao segredo profissional não é absoluta, mas sim relativa. O profissional médico não é obrigado a revelar segredo que venha a expor o seu cliente a procedimento criminal Art. 66, inciso II, Lei de Contravenção Penal , nem mesmo é dele dispensado quando responde a processo que não mantenha relação com o tratamento ministrado.
III. O conceito de segredo médico inicialmente demarcado pelo campo ético estendeu-se historicamente para o campo disciplinar e penal, ainda que sob a influência de determinações processuais. Na atualidade, assume extensão ainda maior ao passar ao campo do direito à privacidade constitucionalizada.
IV. O segredo médico, quando violado, admite simplesmente a responsabilização disciplinar e penal.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
No que se refere à obstrução do trato urinário alto, julgue os itens subsequentes.
Na suspeita clínica de fibrose retroperitoneal, a obtenção de material histológico da massa por meio de biópsia é mandatória.
Com relação ao uso da ultrassonografia em biópsias, assinale a opção que apresenta a complicação mais frequentemente relacionada à mortalidade.
hemorragia
fístula biliar
pneumotórax
peritonites
infecção
A respeito do procedimento de colecistectomia, assinale a opção correta.
A taxa geral de complicações graves em colecistectomia aberta é mais elevada que em colecistectomia por via laparoscópica.
Não existem contraindicações para realização de colecistectomia laparoscópica.
A colangiopancreatografia por ressonância magnética (colangiorressonância) é o exame de escolha para o diagnóstico de colelitíase.
A colecistectomia por via laparoscópica é considerada o padrão-ouro para o tratamento cirúrgico da colelitíase.
A realização de colecistectomia não deve ser indicada para pacientes assintomáticos portadores de colelitíase.
Sinal do linguini na ressonância magnética da mama indica
necessidade de biópsia.
necessidade de marcação cirúrgica.
necessidade de ductografia mamária.
rotura intracapsular da prótese.
suspeita de malignidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...