Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O espaço geossanitário de área de atuação de uma equipe de Saúde da Família e de um agente comunitário de saúde é definido, respectivamente, por:
Distrito Sanitário e área.
área e microárea
área de abrangência e bairro
Distrito Sanitário e bairro.
microárea e bairro.
Medicina - Cirurgia Buco-Maxilo Facial - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Quanto à técnica para biópsia em tecidos moles, assinale a alternativa correta.
A solução anestésica deve ser aplicada em toda a extensão da lesão para que a remoção de tecido seja a menor possível.
A hemostasia deve ser realizada com sugador cirúrgico, uma vez que lesões em tecido mole são mais difíceis de hemostasia no transoperatório.
Equipamentos eletrocirúrgicos são preferíveis para a incisão neste tipo de biópsia.
O uso de sutura de tração através do espécime é excelente método para evitar trauma do tecido excisado.
A peça removida deve ser mergulhada por completo em formalina 20% ( formaldeído 4%), cujo volume seja pelo menos 10 vezes superior ao tamanho da peça cirúrgica.
Pacientes com doença coronariana instável e diabetes mellitus representam um grande desafio para o cardiologista. Os resultados a curto, médio e longo prazo são desalentadores. Nas evidências disponíveis, principalmente em relação ao estudo BARI, o melhor tratamento para um diabético com lesões de dois vasos é realizar o seguinte procedimento:
Tratamento clínico.
Intervenção coronária percutânea nos dois vasos.
Cirurgia de revascularização miocárdica.
Intervenção coronária percutânea em um vaso.
Paciente busca atendimento, pois notou que, ao acordar, estava babando, não conseguia assobiar, seu lábio estava torto para a direita, não conseguia fechar o olho esquerdo e notou hiperacusia em orelha esquerda. Negou alterações prévias. Negou outros sintomas. Ao exame, nota-se desvio da comissura labial para a direita, sinal de Bell em olho esquerdo, diminuição da mímica facial em andares superior e inferior à esquerda, teste de Schirmer positivo em olho esquerdo. Não foram identificadas perdas de força ou sensibilidade nos membros, exame dos demais pares cranianos não identificou alterações.
Esse quadro é compatível com
De acordo com o caso clínico apresentado, é correto afirmar que se trata de um caso de síndrome
Artrite infecciosa crônica por Micobacterium marinum, em geral, acomete
joelho.
articulações do pé.
articulações da mão.
tornozelo.
transição toracolombar da coluna vertebral.
A produção de raios X é produzida pelo bombardeamento de um alvo, constituído pelo seguinte material:
Tungstênio.
Rádio.
Césio.
Cobalto.
Umfator de risco para o transtorno de conduta é:
temperamento marcado pela timidez.
elevada condição socioeconômica.
pais com empregos, trabalhando fora de casa.
padrão de punição com severas agressões por parte dos pais.
doenças agudas.
Considere o caso clínico a seguir, para responder às próximas 4 (quatro) questões. S.C.Z., 65 anos, gênero feminino, casada, professora, natural e procedente de Curitiba, narra que há 3 semanas está mais triste durante todo o dia e há 15 dias tem chorado frequentemente. Desde o início do quadro relata perda do apetite, da vontade, do interesse e da concentração para realizar suas atividades cotidianas. Além disso, descreve cansaço e fadiga. Observa há uma semana que tem se irritado com facilidade. Revela não ter motivação para o tratamento. Ela diz: Não tenho jeito mesmo, estou velha e não sirvo para nada. Vou me tratar para quê?. Nega outros sintomas psíquicos e comportamentais. De antecedentes, apresentou três episódios semelhantes anteriores nos últimos 5 anos. Nega ainda outros antecedentes médicos gerais e no momento não apresenta alterações ao exame físico.
O diagnóstico mais provável de S.C.Z é:
Assinale a alternativa que apresenta o antipsicótico que oferece maior chance de ganho de peso e consequente síndrome metabólica:
Risperidona.
Olanzapina.
Amissulprida.
Ziprazidona.
Aripiprazol.
A histoplasmose aguda em adultos é habitualmente auto limitada, porém a persistência de febre por mais de 3 semanas indica tratamento com:
A histoplasmose aguda em adultos é habitualmente auto limitada, porém a persistência de febre por mais de 3 semanas indica tratamento com:
anfotericina forma lipossomol 3 mg/kg dia, seguido de itraconazol por 6 semanas.
cetoconazol 200 mg/dia por 12 semanas.
fluconazol 200 mg/dia endovenosa seguido de itraconazol por 12 semanas.
itraconazol 600 mg/dia inicial, depois 400 mg por até 12 semanas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...