Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Infecção Hospitalar é a infecção adquirida após a internação do paciente, manifestada durante a internação, ou após a alta, desde que seja relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares. Analise as afirmativas abaixo quanto aos conceitos em Infecção Hospitalar e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. Colonização – Crescimento e multiplicação de um microorganismo em superfícies epiteliais do hospedeiro, sem expressão clínica ou imunológica. II. Infecção Comunitária – Constatada na admissão porém, relacionada com a internação anterior do paciente no mesmo hospital. III. Infecção Metastática – é a expansão do agente etiológico para novos sítios de infecção. IV. Disseminador – Indivíduo que alberga um microorganismo específico, sem apresentar quadro clínico atribuído ao agente e que serve como fonte potencial de infecção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

    A) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

    B) As assertivas I, II, III e IV estão incorretas.

    C) Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.

    D) Apenas as assertivas I e III corretas.

Biossegurança é um conjunto de medidas necessárias que visam prevenir, minimizar ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam interferir ou comprometer a qualidade de vida, a saúde humana e o meio ambiente. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. A higienização das mãos é, isoladamente, a ação mais importante para a prevenção e controle das infecções hospitalares. A distribuição e a localização de unidades ou pias para a higienização das mãos, de forma a atender a necessidade nas diversas áreas hospitalares – além da presença dos produtos – é fundamental para a obrigatoriedade da prática. II. O Equipamento de Proteção Individual é uma barreira mecânica entre a transmissão de patógenos de materiais biológicos potencialmente contaminados e o profissional de saúde. III. O não uso ou o uso inadequado do EPI poderá favorecer a contaminação do profissional e permitir a transmissão de infecção relacionada à assistência à saúde. IV. Riscos biológicos são riscos oferecidos por diversos tipos de microorganismos que possam infectar o indivíduo por vias respiratórias, contato com a pele ou ingestão. Dentre esses estão as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários e vírus.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

    A) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

    B) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

    C) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.

    D) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.

Dentre os princípios fundamentais constantes no Código de Ética médica é INCORRETO afirmar:

    A) Nenhuma disposição estatutária ou regimental de hospital ou de instituição, pública ou privada, limitará a escolha pelo médico, dos meios cientificamente reconhecidos a serem praticados para estabelecer o diagnóstico e executar o tratamento, salvo quando em benefício do paciente.

    B) O médico se responsabilizará, em caráter presumido, pelos seus atos profissionais, resultantes de relação particular de confiança e executados com diligência, competência e prudência.

    C) O médico empenhar-se-á pela melhor adequação do trabalho ao ser humano, pela eliminação e pelo controle dos riscos à saúde inerentes às atividades laborais.

    D) No processo de tomada de decisões profissionais, de acordo com seus ditames de consciência e as previsões legais, o médico aceitará as escolhas de seus pacientes relativas aos procedimentos diagnósticos e terapêuticos por eles expressos, desde que adequadas ao caso e cientificamente reconhecidas.

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. É vedado ao médico:
I. Delegar a outros profissionais atos ou atribuições exclusivas da profissão médica. II. Deixar de assumir responsabilidade por ato médico que não praticou ou do qual não participou. III. Atender em setores de urgência e emergência, se respaldado por decisão majoritária da categoria. IV. Deixar de esclarecer o paciente sobre as determinantes sociais, ambientais ou profissionais de sua doença.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

    A) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.

    B) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

    C) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.

    D) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

Trombocitose essencial (trombocitemia primária) é uma doença mieloproliferativa associada a um aumento no número e tamanho de plaquetas circulantes. A trombocitose reativa é uma contagem elevada de plaquetas secundária a outra doença. É correto afirmar:

    A) Com a trombocitose secundária, a contagem de plaquetas é, muitas vezes, > 1.000.000/mcL e a causa pode ser óbvia por história e exame físico (talvez com teste confirmatório). Achados de hemograma completo e esfregaço do sangue periférico ajudam a sugerir deficiência de zinco e hemólise.

    B) Com a trombocitose secundária, a contagem de plaquetas é, muitas vezes, < 1.000.000/mcL e a causa pode ser óbvia por história e exame físico (talvez com teste confirmatório). Achados de hemograma completo e esfregaço do sangue periférico ajudam a sugerir deficiência de ferro e hemólise.

    C) Com a trombocitose secundária, a contagem de plaquetas é, muitas vezes, < 1.500.000/mcL e a causa pode ser óbvia por história e exame físico (talvez com teste confirmatório). Achados de hemograma completo e esfregaço do sangue periférico ajudam a sugerir deficiência de potássio e hemólise.

    D) Com a trombocitose secundária, a contagem de plaquetas é, muitas vezes, < 2.000.000/mcL e a causa pode ser óbvia por história e exame físico (talvez com teste confirmatório). Achados de hemograma completo e esfregaço do sangue periférico ajudam a sugerir deficiência de magnésio e hemólise.

A agranulocitose também é chamada de neutropenia ou granulocitopenia. De acordo com a definição mais difundida, ocorre quando o número de neutrófilos é inferior a 1.000 – 1.500 células por milímetro cúbico de sangue. É uma patologia rara, mas potencialmente grave. Com relação a agranulocitose é correto afirmar:

    A) Quando a agranulocitose é causada por um transtorno autoimune, os corticosteroides não apresentam bons resultados.

    B) É classificada como leve quando o número de neutrófilos é maior que 1.000 – 1.500 células/milímetro cúbico de sangue.

    C) É classificada como moderada quando o número de neutrófilos é inferior a 500 – 1.000 células/milímetro cúbico de sangue.

    D) É classificada como grave quando o número de neutrófilos é superior a 500 células/milímetro cúbico de sangue.

No mundo inteiro, a artrite reumatoide (AR) se desenvolve em cerca de 1% da população, independentemente de raça ou país de origem, e afeta mulheres duas a três vezes mais frequentemente do que homens. Normalmente, a artrite reumatoide aparece primeiro entre os 35 e 50 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade. É correto afirmar sobre o tratamento da AR:
I. Metotrexato é tomado por via oral, uma vez por semana. Ele é anti-inflamatório em doses baixas utilizado para tratar a artrite reumatoide. Ele é muito eficaz e começa a funcionar dentro de três a quatro semanas, o que é relativamente rápido para um medicamento antirreumático modificadores da doença (DMARD). II. A leflunomida é tomada diariamente por via oral e tem benefícios que são semelhantes aos do metotrexato, mas é mais propensa a provocar a supressão da produção de células sanguíneas na medula óssea, função hepática anormal ou inflamação dos pulmões (pneumonite). Ela não pode ser administrada ao mesmo tempo que o metotrexato. III. A sulfassalazina é inicialmente administrada à noite por via oral e pode aliviar os sintomas e retardar o desenvolvimento de lesões articulares. A sulfassalazina também pode ser utilizada em pessoas que têm artrite reumatoide menos grave ou adicionada a outros medicamentos para aumentar a sua eficácia. A dose é aumentada gradualmente e a melhora normalmente é observada no prazo de três meses. IV. Corticosteroides são medicamentos antiinflamatórios potentes que suprimem o sistema imunológico. Corticosteroides, como a prednisona, são os medicamentos mais eficazes para reduzir drasticamente a inflamação e os sintomas da artrite reumatoide em qualquer parte do corpo. Embora os corticosteroides sejam eficazes para uso em curto prazo, eles podem não impedir a destruição articular e podem se tornar menos eficazes ao longo do tempo e a artrite reumatoide geralmente permanece ativa durante anos.
A sequência correta é:

    A) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.

    B) Apenas a assertiva III está correta.

    C) Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.

    D) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

Chamamos de insuficiência renal a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda, quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica, quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.
É correto afirmar sobre insuficiência renal:

    A) A creatinina é o melhor marcador da função renal. Quando os rins começam a perder função, seus valores sanguíneos se elevam. No entanto, um valor elevado de creatinina pode ocorrer em contextos agudos e isoladamente não é suficiente para definir o diagnóstico de doença renal crônica.

    B) A ultrassonografia dos rins nesse caso não é um exame importante.

    C) A pesquisa de ureia e creatinina no sangue nos dão informações a respeito da função renal, enquanto os exames de urina, de imagem e a biópsia renal não nos fornecem dados importantes a respeito de mudanças estruturais.

    D) Todo paciente que desenvolve insuficiência renal aguda precisa de hemodiálise.

A hemorragia digestiva alta (HDA) é uma condição comum com incidência de 48-160 casos por 100 mil habitantes, que ocorre 2x mais em homens, aumenta com a idade e em locais com baixa condição socioeconômica. A HDA é responsável por 1 internação a cada 10.000 adultos por ano e a sua mortalidade varia de 10-14%.
É correto afirmar sobre a etiologia da HDA: I. Doença Ulcerosa Péptica: São lesões que ultrapassam a muscular da mucosa e tem diâmetro ? 0,5 cm. A hipercloridia sem o devido tratamento e com a exposição continuada a AINES, estresse e infecção por pylori, são os principais fatores associados a HDA nesses pacientes. A úlcera pode ser gástrica ou duodenal, sendo que o surgimento da gástrica está mais associado com o uso abusivo de AINES, ao passo que, a duodenal, com a infecção por H. pylori. II. Síndrome de Mallory-Weiss: É a laceração da mucosa na junção gastroesofágica associada ao grande esforço para vomitar e por repetidas vezes, ocorrendo sangramento quando envolve o plexo venoso ou arterial esofágico. Ocorre mais em etilista e grávidas. III. Cobblestoning: A orofaringe posterior pode desenvolver tecido linfoide hipoplásico. IV. Cerca de 90% dos casos estão associadas a hipertensão portal e 20% são por ruptura das varizes esofagogástricas.
A sequência correta é:

    A) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

    B) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.

    C) Apenas a assertiva III está correta.

    D) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

A cefaleia, popularmente conhecida como dor de cabeça, é uma das doenças mais comuns entre a população. Estima-se que 76% da população feminina e 57% masculina tenham pelo menos um episódio de dor de cabeça por mês. A classificação da Sociedade Internacional de Cefaleia reconhece mais de 150 tipos diferentes de dor de cabeça, que é um sintoma comum a diversas condições médicas. Em alguns casos, a dor de cabeça é o principal sintoma de uma condição na qual não são identificadas alterações estruturais, metabólicas, tóxicas ou infecciosas como causa. Com relação a cefaleia é correto afirmar:

    A) O diagnóstico correto das cefaleias depende principalmente de exames complementares de imagem.

    B) Alguns medicamentos são úteis para interromper uma crise de cefaléia, e mesmo quando consumidos em excesso ou por muito tempo não levam a complicações.

    C) A dor de cabeça é um sintoma que acompanha muitas doenças graves como infecções do sistema nervoso (chamadas meningites e encefalite), tumores, hemorragias intracranianas (rompimento de aneurismas, acidente vascular encefálico hemorrágico), isquemias, vasculites, trombose venosa, entre outras. No entanto, as dores de cabeça decorrentes de problemas graves como esses são minoria.

    D) Os sinais de alerta para as cefaleias primarias são: dor de início súbito, pior dor já referida pelo paciente, cefaleia associado à alterações de comportamento ou alterações na força e coordenação dos movimentos, associação de crises convulsivas, dor de cabeça frequente de início após a idade média de 60 anos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...