Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A cisticercose é a infestação do organismo humano pela larva do helminto da tênia. Sua patogenia humana está na localização do parasita em tecidos nobres, como o globo ocular e o SNC. E nesse caso, a infestação do SNC pelo cisticerco da Taenia solium é conhecida por neurocisticercose e afeta ambos os sexos, sendo encontrada em qualquer idade na faixa de 5 a 75 anos, com pico de incidência entre os 25 e os 35 anos. Com relação a neurocisticercose é correto afirmar:
I. Cisticercos parenquimatosos, localizando-se preferencialmente nas áreas mais vascularizadas dos gânglios da base e do córtex cerebral. II. Cisticercos intraventriculares, que podem ser encontrados em qualquer dos ventrículos cerebrais, pequenos ou grandes, geralmente únicos e localizando-se de preferência no IV ventrículo. III. Cisticercos espinais, que podem situar-se no parênquima medular ou no espaço subaracnóideo espinal, tendo morfologia semelhante à dos cisticercos cerebrais. IV. Alguns casos podem necessitar intervenção cirúrgica devido a uma hidrocefalia obstrutiva – condição de alta mortalidade dessa parasitose – ou para remoção dos cistos que podem vir a comprimir estruturas do SNC.
A sequência correta é:

    A) Apenas a assertiva III está correta.

    B) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

    C) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.

    D) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.

No que diz respeito às entidades de atendimento ao idoso, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Manutenção do idoso na mesma instituição, salvo em caso de força maior.

    B) As entidades governamentais e não governamentais de assistência ao idoso ficam sujeitas à inscrição de seus programas, junto ao órgão competente da Vigilância Sanitária e Conselho Municipal da Pessoa Idosa, e em sua falta, junto ao Conselho Estadual ou Nacional da Pessoa Idosa, especificando os regimes de atendimento.

    C) O dirigente de instituição prestadora de atendimento ao idoso responderá civilmente pelos atos que praticar em detrimento do idoso, com prejuízo das sanções administrativas.

    D) Apresentar objetivos estatutários e plano de trabalho compatíveis com os princípios do Estatuto do Idoso.

Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao assunto Estratégia da Saúde da Família:

    A) O Programa Saúde da Família possui ações para a promoção e proteção da saúde, como também para a prevenção, recuperação e reabilitação de doenças e agravos, incluindo o diagnóstico e o tratamento.

    B) O PSF facilita a compreensão do paciente no contexto em que vive, como exemplo, as visitas domiciliares que possibilitam a identificação dos componentes de cada núcleo familiar.

    C) O Programa Saúde da Família é uma estratégia desenvolvida pelo Ministério da Saúde com o objetivo de oferecer atenção básica de forma mais resolutiva e humanizada.

    D) O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) teve início no fim de década de 80 como uma iniciativa de algumas áreas do Norte do país em buscar alternativas para melhorar as condições de saúde de suas comunidades.

A Infecção Hospitalar é a infecção adquirida após a internação do paciente, manifestada durante a internação, ou após a alta, desde que seja relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares. Analise as afirmativas abaixo quanto aos conceitos em Infecção Hospitalar e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. Colonização – Crescimento e multiplicação de um microorganismo em superfícies epiteliais do hospedeiro, sem expressão clínica ou imunológica. II. Infecção Comunitária – Constatada na admissão porém, relacionada com a internação anterior do paciente no mesmo hospital. III. Infecção Metastática – é a expansão do agente etiológico para novos sítios de infecção. IV. Disseminador – Indivíduo que alberga um microorganismo específico, sem apresentar quadro clínico atribuído ao agente e que serve como fonte potencial de infecção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

    A) Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.

    B) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

    C) Apenas as assertivas I e III corretas.

    D) As assertivas I, II, III e IV estão incorretas.

Biossegurança é um conjunto de medidas necessárias que visam prevenir, minimizar ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam interferir ou comprometer a qualidade de vida, a saúde humana e o meio ambiente. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. A higienização das mãos é, isoladamente, a ação mais importante para a prevenção e controle das infecções hospitalares. A distribuição e a localização de unidades ou pias para a higienização das mãos, de forma a atender a necessidade nas diversas áreas hospitalares – além da presença dos produtos – é fundamental para a obrigatoriedade da prática. II. O Equipamento de Proteção Individual é uma barreira mecânica entre a transmissão de patógenos de materiais biológicos potencialmente contaminados e o profissional de saúde. III. O não uso ou o uso inadequado do EPI poderá favorecer a contaminação do profissional e permitir a transmissão de infecção relacionada à assistência à saúde. IV. Riscos biológicos são riscos oferecidos por diversos tipos de microorganismos que possam infectar o indivíduo por vias respiratórias, contato com a pele ou ingestão. Dentre esses estão as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários e vírus.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

    A) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

    B) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

    C) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.

    D) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.

Dentre os princípios fundamentais constantes no Código de Ética médica é INCORRETO afirmar:

    A) O médico empenhar-se-á pela melhor adequação do trabalho ao ser humano, pela eliminação e pelo controle dos riscos à saúde inerentes às atividades laborais.

    B) O médico se responsabilizará, em caráter presumido, pelos seus atos profissionais, resultantes de relação particular de confiança e executados com diligência, competência e prudência.

    C) No processo de tomada de decisões profissionais, de acordo com seus ditames de consciência e as previsões legais, o médico aceitará as escolhas de seus pacientes relativas aos procedimentos diagnósticos e terapêuticos por eles expressos, desde que adequadas ao caso e cientificamente reconhecidas.

    D) Nenhuma disposição estatutária ou regimental de hospital ou de instituição, pública ou privada, limitará a escolha pelo médico, dos meios cientificamente reconhecidos a serem praticados para estabelecer o diagnóstico e executar o tratamento, salvo quando em benefício do paciente.

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. É vedado ao médico:
I. Delegar a outros profissionais atos ou atribuições exclusivas da profissão médica. II. Deixar de assumir responsabilidade por ato médico que não praticou ou do qual não participou. III. Atender em setores de urgência e emergência, se respaldado por decisão majoritária da categoria. IV. Deixar de esclarecer o paciente sobre as determinantes sociais, ambientais ou profissionais de sua doença.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

    A) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.

    B) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

    C) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

    D) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta: A Helicobacter pylori, mais conhecida como H.pylori, é uma bactéria que vive no nosso estômago e duodeno, sendo responsável pela infecção bacteriana crônica mais comum em seres humanos, presente em todas as populações e em indivíduos de todas as idades. Estimativas conservadoras sugerem que mais de 50% da população mundial possui o estômago colonizado por essa bactéria.
I. A água contaminada, principalmente nos países em desenvolvimento, costuma servir como uma fonte de bactérias. A H.pylori consegue permanecer viável na água por vários dias. II. A grande maioria dos pacientes contaminados pela H.pylori não apresenta nenhum tipo de sintoma ou complicação. Há cepas da bactéria mais agressivas e há cepas mais indolentes, o que explica, em parte, a ocorrência de sintomas apenas em poucas pessoas contaminadas. III. Atualmente existem vários métodos para se diagnosticar a presença da bactéria H.pylori. Entretanto, mais importante do que diagnosticar a bactéria é saber em quem se deve pesquisar a sua presença. Como em alguns locais até 90% da população apresenta-se contaminada pela bactéria, os testes serão positivos em quase todo mundo. Portanto, não faz sentido solicitar pesquisa de H.pylori em pessoas sem queixas específicas. IV. O H.pylori está relacionado ao surgimento de um tipo específico de linfoma do estômago, chamado de MALT. A relação é tão forte que o tratamento deste tumor é feito com antibióticos e a erradicação da bactéria leva à cura desta neoplasia. A sequência correta é:

    A) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.

    B) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

    C) Apenas a assertiva III está correta.

    D) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são a causa principal de mortalidade e de incapacidade prematura na maioria dos países de nosso continente, incluindo o Brasil. Este fenômeno, denominado “transição epidemiológica”, ocorre devido à mudança do padrão de mortalidade que afeta a população. Anteriormente, no início do século passado, às doenças infecciosas eram as que mais levavam ao óbito (~ 50%) enquanto que hoje, com as melhorias de condições sócio-econômico-culturais, a mortalidade é preponderantemente consequência das doenças crônicas não transmissíveis.
Com relação às DCNT é correto afirmar:

    A) A Organização Pan-Americana de Saúde promove a abordagem deste tema através da Estratégia Regional e Plano de Ação para um enfoque integrado sobre a prevenção e controle das doenças crônicas, incluindo a alimentação, a atividade física e a saúde; que foi aprovada pelo 47° Conselho Diretivo da OPAS em setembro de 2006.

    B) A transição epidemiológica caracteriza-se pela mudança do perfil de morbidade e de mortalidade de uma população, com aumento progressivo das mortes por doenças infectocontagiosas e diminuição das mortes por doenças crônicas.

    C) A etiologia múltipla das DCNT permite que elas possuam causas claramente definidas.

    D) 80% das doenças crônicas ocorrem em países de alta renda.

As doenças exantemáticas são doenças infecciosas nas quais a erupção cutânea é a característica dominante, mas geralmente também apresentam manifestações sistêmicas. Na maioria das vezes o diagnóstico é apenas clínico. A análise do tipo de lesão, dos sinais e sintomas concomitantes e a epidemiologia permite inferir o diagnóstico etiológico sem a necessidade de exames laboratoriais.
É correto afirmar sobre doenças exantemáticas:

    A) As complicações da varicela são: Infecções viral secundárias, marcha antalgica, ataxia cerebelar, encefalite, fasceite necrosante, pneumotórax, síndrome de Reye, manifestações hemorrágicas, síndrome da pele escaldada.

    B) Na fase Exantemática do eritema infeccioso: ocorre febre baixa, cefaleia, sintomas de IVAS e linfadenopatia.

    C) A rubéola é causada por bactéria, o Estreptococos pyogenes e transmitida por via respiratória.

    D) Os sinais mais clássicos da escarlatina são: Sinal de Filatov; sinal de Pastia; língua de framboesa (bem característico, mas também pode ocorrer na doença de Kawasaki).

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...