Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com base nos traumas do quadril, julgue os itens que se seguem.

As fraturas da cabeça femoral ocorrem em consequência de uma luxação coxofemoral. Seu tratamento é conservador, exceto nos casos irredutíveis e nos casos classificados como Pipkin IV.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos à consulta de enfermagem em quimioterapia.

Em pacientes que se encontram em idade fértil, recebendo agentes alquilantes, independentemente da dosagem, é necessária a orientação quanto à irreversibilidade do quadro de infertilidade, e, no caso de homens, o enfermeiro deve sugerir criopreservação de sêmen antes do início do tratamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Existem linhas de referência craniométricas que possibilitam a determinação de certas áreas mesmo na presença de anormalidades da junção craniocervical. Julgue os itens a seguir, considerando esse tema.

A linha de Chamberlain é utilizada nos casos onde se consegue caracterizar o ópstion.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das diretrizes de apoio à conduta médico pericial do INSS em relação aos seus segurados, julgue os itens subsequentes.

Portadores de lúpus eritematoso sistêmico que exerçam atividades sob exposição solar deverão ser afastados de suas funções.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da interpretação dos laudos histopatológicos de biópsias e cirurgias mamárias, julgue os itens que se seguem.

As células tumorais isoladas, em linfonodo sentinela biopsiado, usualmente não apresentam comportamento proliferativo ou reação estromal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às alterações gastrointestinais que se verificam em pacientes que estejam em ambiente de terapia intensiva, julgue os itens seguintes.

Indica diagnóstico de insuficiência suprarrenal a presença de hiponatremia não justificável em pacientes com quadro de síndrome de resposta inflamatória sistêmica devida à pancreatite aguda grave.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à confirmação do diagnóstico de morte cerebral e à doação de orgãos, julgue os itens a seguir.

Em paciente adulto, o diagnóstico de morte cerebral pode ser confirmado pelo resultado de dois eletroencefalogramas que demonstrem ausência de atividade elétrica cerebral em um intervalo de tempo de 48 horas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A prevalência de pacientes renais em tratamento dialítico no Brasil está em torno de 20 a 30 pacientes por 100.000 habitantes, variando conforme a região do país. No que se refere ao controle de infecções em serviços de diálise, julgue os itens as seguir.

São patógenos comuns encontrados em serviços de diálise: Pseudomonas, Serratia e Moraxella, entre outros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Vários exames laboratoriais são utilizados para avaliar o estado imunológico do paciente em lista de espera para receber um transplante de órgão. As técnicas moleculares permitem diferenciar produtos HLA funcionalmente distintos que são indistinguíveis por métodos sorológicos. Com relação aos exames complementares para tipagem de HLA, julgue os itens de 45 a 55.

A tipagem de HLA de classe II é feita amplificando as sequências dos genes DRB1 e DQB1, com base nos bancos de dados de sequenciamento HLA, por meio do método de PCR–SSOP.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da síndrome da hipertensão portal, que predispõe o aparecimento de varizes esofagogástricas, julgue os próximos itens.

No sangramento ativo das varizes, a escleroterapia e a ligadura elástica têm-se mostrado efetivas, diferentemente de outras modalidades de tratamento, como a farmacológica e a mecânica, cuja efetividade é só imediata.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...