Sobre o diagnóstico clínico e laboratorial da anemia ferropriva, considere a alternativa incorreta:
A) As manifestações clínicas da deficiência de ferro são determinadas pelos estágios de depleção, deficiência de ferro e anemia, propriamente, dita.
B) Quando as repercussões clínicas e fisiológicas são aparentes, como apatia, cansaço, irritabilidade, taquicardia e outros. Exames laboratoriais específicos oferecem diagnóstico em cada um destes períodos.
C) A depleção de ferro, primeiro estágio, é caracterizada por diminuição dos depósitos de ferro no fígado, baço e medula óssea e pode ser diagnosticada a partir da ferritina sérica, principal parâmetro utilizado para avaliar as reservas de ferro.
D) Valores de ferritina inferiores a 12?g/L são fortes indicadores de depleção das reservas corporais de ferro em crianças menores de 5 anos, e inferiores a 15?g/L para crianças entre 5 e 12 anos.
E) A OMS estabelece como ponto de corte para diagnóstico de anemia valores de hemoglobina menores que 12g/dl e 12,5g/dl para crianças de 6 a 60 meses e crianças de 5 a 11 anos de idade, respectivamente.
Se houver suspeita de imunodeficiência humoral, os pacientes podem ser avaliados na procura de mutações específicas. Assinale a alternativa correta em relação aos exames diagnósticos:
A) Dosagem de CD4.
B) Dosagem de CD8.
C) Dosagem de TSH.
D) Há indicação de realizar o teste do suor para descartar fibrose cística.
E) Nunca testar os genes que codificam para a tirosina-cinase de Bruton (BTK).