Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito do enflurano, assinale a alternativa correta.
A manutenção da permeabilidade das vias áreas superiores nos pacientes pediátricos com síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), quando submetidos à anestesia geral, é de extrema importância, visto que estes pacientes apresentam maior risco de complicações relacionados aos procedimentos e aos agentes anestésicos, que podem piorar a condição obstrutiva da síndrome, predispondo ao aumento da resistência das vias áreas superiores, ocasionando eventos obstrutivos. A respeito dos agentes anestésicos apresentados abaixo e seus efeitos em pacientes pediátricos com síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), analise as afirmativas, atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:
( ) Os barbitúricos podem agravar a obstrução das vias aéreas superiores e aumentar o risco de depressão respiratória.
( ) O uso de fentanil, mesmo em doses baixas, após anestesia inalatória, pode resultar em agravamento dos sintomas da síndrome.
( ) A sedação com dexmedetomidina produz sono com propriedades sedativas semelhantes ao sono natural, possui ainda propriedades ansiolíticas, sedativas e analgésicas.
A respeito da técnica de bloqueio de nervo peniano em pacientes pediátricos, assinale a alternativa incorreta.
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de bloqueio mais indicado para o procedimento de hidrocelectomia em pacientes pediátricos:
Assinale a alternativa correta. No bloqueio do plexo braquial em pacientes pediátricos, a abordagem utilizada mais comumente pela simplicidade da técnica e baixo risco de complicações é através da via:
A ocorrência de náuseas e vômitos pós-operatórios (NVPO) em pacientes pediátricos, são um dos efeitos adversos mais comuns após procedimento anestésicocirúrgico, sendo importante para o anestesiologista saber identificar quais os fatores de risco que podem estar associados ao NVPO nesses pacientes. Dentre os fatores de risco de NVPO em crianças estão: Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. Crianças menores de 3 (três) anos.
II. Cirurgia de estrabismo.
III. História prévia de NVPO dos pais ou familiares de 1º grau.
IV. Duração da cirurgia maior que 30 minutos.
V. Cirurgia de tonsilectomia ou de adenoidectomia.
Estão corretas:
O medicamento comumente utilizado para profilaxia de náuseas e vômitos pós-operatórios (NVPO) em pacientes pediátricos de baixo risco, administrado em dose única na indução anestésica é:
Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que apresenta o anestésico intravenoso que está associado ao menor risco de ocorrência de náuseas e vômitos pós-operatórios (NVPO) precoce, quando utilizado na indução anestésica em anestesia geral:
O reflexo oculocardíaco (ROC) é o reflexo mais importante que pode ocorrer em cirurgia oftálmica, sendo que a monitoração e manipulação adequadas ao paciente são de extrema importância, uma vez que sua incidência pode colocar em risco a vida do paciente. Sobre o ROC, assinale a alternativa correta:
A respeito da craniotomia em paciente acordado, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. O bloqueio anestésico do couro cabeludo pode ser efetuado utilizando-se ropivacaína.
II. A sedação e analgesia pode ser promovida por propofol associado a remifentanil.
III. A dexmedetomidina pode proporcionar sedação, ansiólise e conforto ao paciente, possui pequeno potencial para causar depressão respiratória e, quando utilizada em doses baixas, produz poucas alterações hemodinâmicas.
IV. O propofol mesmo em altas doses não ocasiona alterações no eletroencefalograma EEG e na respiração.
Estão corretas as afirmativas:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...