Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Dentre as substâncias psicoativas ilícitas, é correto afirmar que
a maconha não causa dependência.
a cocaína pode ser utilizada em distintas formas, entre elas o crack, a ganja e a merla.
o GHB pode promover dependência.
o uso de mesclado (maconha + MMDA) é muito frequente em adultos jovens.
a heroína é originariamente classificada como um anestésico local.
Para uma criança de 10 anos, vítima de acidente ofídico com cobra jararaca, é inadequado
indicar soroterapia específica o mais precoce possível.
monitorizar frequência e ritmo cardíacos, pressão arterial, frequência respiratória, diurese e nível de consciência.
elevar membro acometido, em caso de edema.
usar um torniquete logo acima do local da picada, na tentativa de retardar a absorção do veneno.
administrar antibiótico, se houver lesões necróticas extensas.
Em paciente de 54 anos de idade, com diagnóstico de leucemia mieloide aguda, recebeu o primeiro ciclo de quimioterapia com citarabina seguida de idarrubicina e, no oitavo dia pósquimioterapia, desenvolveu febre de 38,3 ºC, medida em região axilar, com mais de uma hora de duração. O leucograma realizado mostrou uma contagem absoluta de neutrófilos igual a 350 células por milímetro cúbico.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
A cefepima é uma cefalosporina de quarta geração. Esse tipo de betalactâmico possui o maior espectro entre todas as cefalosporinas, tem adequada cobertura para germes Grampositivos e é menos suscetível à inativação por beta-lactamases tipo AmpC, podendo ser uma escolha correta em esquemas de monoterapia empírica inicial em pacientes neutropênicos febris.
Um homem solteiro, mestre de obras em grande empreiteira, com 34 anos de idade, com histórico de etilismo eventual de grande quantidade, foi atendido no serviço médico com vômitos, astenia, sensação febril (não aferida), fezes pastosas e claras (cerca de 2 a 3 evacuações diárias) com 5 dias de evolução. Urina escura e ardida. Há 30 dias, ele participou de pescaria em local considerado foco de hepatite, dia em que manteve relações sexuais sem preservativo. O exame físico revelou conjuntivas oculares ictéricas, fígado a 3 cm do rebordo costal direito, levemente doloroso. Exames de rotina de admissão revelaram leucócitos totais = 8.460/:l; linfócitos = 17%; bastões 3%; BB total = 2,8; BBi = 1,5; BBd = 1,3; TGO = 102 UI/L; TGP = 128 UI/L; amilase = 94 UI/L; lipase = 184 UI/L; anti HAV; IgM positivo; HBSAg, HBeAg negativos e anti-HBs positivo.
Considerando o caso clínico acima apresentado, julgue os próximos itens.
Esse caso clínico refere-se a quadro de hepatite A.
Os aneurismas da aorta abdominal são os mais frequentemente encontrados na prática clínica, de até três a sete vezes mais frequentes que os da aorta torácica, e afeta mais os homens que as mulheres. Considerando os aneurismas de aorta abdominal (AAA), julgue os itens subsequentes.
As metaloproteinases (MMP) são importantes elementos etiofisiopatogênicos nos AAA, sendo as mais envolvidas a MMP-9, MMP-2 e MMP-12.
Um homem de 71 anos de idade, com dislipidemia e hipertensão arterial sistêmica de controle inadequado, refere história de intensa dor torácica lancinante, irradiando para região cervical, e que teve início, abruptamente, há 2 horas. Na radiografia de tórax, evidenciaram-se área cardíaca aumentada e alargamento de mediastino, com eletrocardiograma sem alterações significativas. No ecocardiograma transesofágico, foi identificado espessamento parietal de 12 mm de espessura e 6 cm de extensão na aorta ascendente, com forma semilunar crescente. No mesmo ecocardiograma, observou-se igualmente uma zona central brilhante e de superfície interna lisa.
Com base nessa situação clínica, julgue os itens que se seguem.
O espessamento da parede da aorta, quando de origem traumática, tende a ser semilunar e afeta mais frequentemente a aorta ascendente e pode estar, ou não, associado a hematoma mediastinal.
Acerca da farmacologia dos anestésicos locais, julgue os itens subsequentes.
A cocaína é um anestésico local com cadeia intermediária que contém grupo éster.
O aleitamento materno é contraindicado no caso de mãe com
hepatite A na fase aguda da doença
hepatite B portadora sadia ou na fase aguda da doença
hepatite C
infecção pelo citomegalovírus
infecção pelo HTLV
Em paciente de 54 anos de idade, com diagnóstico de leucemia mieloide aguda, recebeu o primeiro ciclo de quimioterapia com citarabina seguida de idarrubicina e, no oitavo dia pósquimioterapia, desenvolveu febre de 38,3 ºC, medida em região axilar, com mais de uma hora de duração. O leucograma realizado mostrou uma contagem absoluta de neutrófilos igual a 350 células por milímetro cúbico.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Na presença de um cateter de Hickman com hiperemia intensa no local de inserção, a vancomicina forma parte do esquema antibiótico empírico inicial.
Uma paciente de 33 anos de idade, do sexo feminino, com história de amenorréia há 2 anos, associada a sintomas de astenia, anorexia, perda de peso e hiperpigmentação discreta de dobras de pele, procura endocrinologista. Com 23 anos de idade, teve estabelecido o diagnóstico de hipotiroidismo auto-imune, porém mantém níveis normais de TSH com o uso de levotiroxina.
A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.
Nessa paciente, a presença de auto-anticorpos contra GAD (descarboxilase do ácido glutâmico) não implica necessariamente desenvolvimento de diabete melito tipo 1 a.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...